LIKE, La Leyenda (2018) – Kevin e Cláudio são irmãos!



“Feliz cumpleaños, hermanito”
Quem diria que as coisas ficariam tão grandes desde que Kevin chegou ao L.I.K.E. para causar confusão – não era à toa que ele estava tão contente em ver Cláudio se ferrar e ser mandado para um reformatório, tampouco porque, supostamente, ele “gostava” de Antonia, mas porque ele sabia que, na verdade, ELE E CLÁUDIO ERAM IRMÃOS… e ele se ressentia disso. O momento da revelação, durante o aniversário de Cláudio (para o qual Emília lhe deu um presente, enquanto Toni nem se lembrou da data!), faz com que muitas coisas façam sentido… como o motivo pelo qual Kevin pegou o carro que Cláudio acabara de ganhar de presente do pai para “dirigir” e, propositalmente, o bateu. Foi um pouco de inocência do Cláudio deixá-lo dirigir, naturalmente. Mas então entendemos tudo quando Kevin faz uma apresentação sobre a sua família.
E REVELA QUE ELES SÃO IRMÃOS!
Kevin ainda nos irrita profundamente, com um sorriso convencido e debochado no rosto, como se vivesse apenas para fazer as pessoas ao seu redor infeliz. Essa é a sensação que eu tenho ao olhar para ele. E Kevin não conversa com Cláudio para dizer que eles são irmãos – ele faz isso na frente de toda a turma, mostrando a foto de Javier, SEU PAI. Naturalmente, Cláudio fica transtornado, ouvindo uma série de coisas na sua cabeça, chorando e eu me preocupei que ele pudesse cair nas drogas novamente. Cláudio se tranca sozinho no quarto, e as duas pessoas que vêm tentar falar com ele são Silvério e Emília, mas ele não abre a porta. Cláudio surta, quebrando coisas no quarto, se descabelando e chorando sozinho, relembrando falas de Kevin, falas do pai… mas Kevin não está nem PERTO de acabar de atormentar o irmão que acabou de conhecer.
Aparentemente, Kevin nunca teve a atenção que Javier dispensa a Cláudio – nunca ganhou um carro de presente de aniversário, por exemplo, mas não é só isso! Sua reclamação não é apenas material. Quando finalmente sai do quarto, depois de todo aquele momento sozinho, Cláudio precisa ir falar com o pai – E A CENA DELE GRITANDO COM O PAI É FORTÍSSIMA! Santiago Achaga, há muito tempo tem se demonstrado um dos MELHORES ATORES da novela, e novamente ele arrebenta ao mostrar todo o incômodo de Cláudio, toda a dor e toda a necessidade por respostas, embora ele queira primeiro descontar toda a sua raiva, antes de realmente escutar. Porque ele não quer saber que o pai diga que “pode explicar” – afinal de contas, Javier sempre cobrou honestidade dele, e agora esconde uma coisa importante como essa!
Tudo vem à tona, mesmo que Javier queira esconder isso da esposa, porque Rosário escuta a conversa e quer saber o que é que “ela pode explicar”. E, na verdade, é ótimo que ela tenha escutado isso, ou então Kevin os teria pego de surpresa mais uma vez – depois que Cláudio abraçou e cuidou da mãe, e Rosário perguntou a Javier quem era a mulher, Kevin aparece na casa deles, trazendo a mãe… “Oi irmãozinho, chegamos a tempo da terapia familiar?”, ele pergunta. O CÚMULO DO DEBOCHE. Sinceramente, eu mesmo poderia socar a cara de Kevin naquele momento, mas Cláudio demora um pouco para fazê-lo. Mas a cada “hermanito” e “papá”, meu desprezo por Kevin aumentava mais… no fim disso tudo, Rosário acaba expulsando Javier de casa, e isso foi merecido… afinal de contas, há quantos anos ele vivia uma vida dupla, não?
Quem está sempre ao lado de Cláudio, mais uma vez, é Emília. Antonia até o abraça também, mas eu sinceramente não consigo sentir nada naquele abraço. A mensagem que Emília manda para Cláudio dizendo que “ela está ali para o que ele precisar” é muito mais significativa. E Cláudio ainda vai precisar! Confrontando Kevin, ele pergunta por que ele o odeia tanto, e Kevin diz que o odeia porque, segundo a história que lhe foi contada, Cláudio sabia que ele era seu irmão e nunca quis conhecer dele… naturalmente, essa é mais uma mentira do babaca do Javier! Kevin sonhava em conhecer o irmão, aquele sobre quem “o pai falava o tempo todo”, o “filho perfeito”, e Kevin achou que o conheceria na sua última festa de aniversário, mas o pai apareceu sozinho dizendo que “quando contou a Cláudio sobre ele, ele não quis conhecê-lo”. QUE MENTIRA INJUSTA!
Não que eu ache que Cláudio e Kevin pudessem ter tido uma relação.
Kevin é muito perturbado.
Por um pequeno tempo, no entanto, Kevin e Cláudio aceitam uma trégua, e resolvem sair juntos para conversar com o pai, para entender essas mentiras todas, e Javier confessa que mentiu para que eles nunca se conhecessem. Lamentavelmente, Cláudio está decepcionado com o pai, aquela figura que outrora admirara e cujos passos quisera seguir, agora convertida em uma rede de mentiras… Cláudio fala sobre como ele destruiu duas famílias, como o magoou, como magoou ao Kevin, ao Patrick. CLÁUDIO CHEGA A EXIGIR QUE O PAI PEÇA DESCULPAS A KEVIN! E nessa sequência toda de cenas, a única coisa que eu conseguia pensar era em como o Cláudio é maravilhoso, e como, a cada capítulo, eu o amo um pouquinho mais – eu realmente não esperava, quando a novela começou, que eu fosse gostar tanto do Cláudio como eu gosto agora!
Algumas das melhores tramas da novela são dele!
O frágil início de relação fraternal entre Cláudio e Kevin vai por água abaixo, então, quando Cláudio descobre o que Kevin fez: tentou agarrar Antonia à força quando ela saía do banheiro enrolada em uma toalha. Quando isso vem à tona, os dois SAEM NO SOCO NO MEIO DA ESCOLA, e essa é uma das cenas mais fortes de “LIKE, La Leyenda”. Foi uma cena forte, com direito a bastante violência, o que tornou tudo bastante real… era possível ver na atuação toda a voracidade, eles poderiam ter se matado ali se a briga não fosse separada. Depois dessa briga, no entanto, Cláudio resolve que não vai ficar calado, se Antonia vai ficar – ele vai até a direção é denuncia Kevin pelo que ele fez, o que Antonia já devia ter feito há muito tempo, mas, por medo ou vergonha, não o fizera. Agora, qualquer chance de “reconciliação” entre Cláudio e Kevin não existe mais.
Nem deveria existir.


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários