You 1x08 – You Got Me Babe



“Karen was right. Addiction is a monster”
JÁ ESTOU PRONTO PARA UM SPIN-OFF COM A KAREN E O PACO. Sempre me surpreende como as coisas mudam drasticamente de um episódio a outro em “You”. Esse episódio começou um tanto quanto inovador, e durante os 45 minutos seguintes, vimos Joe ter alguma esperança e então cair no fundo do poço novamente – sinceramente, já aprendi a detestar o Joe como não detestava nos primeiros episódios, porque ele é ridículo, mas também detesto cada vez mais a própria Beck, que é patética e irritante, e no fundo eu acho que eles se merecem… quanto mais um fizer o outro sofrer, seja como for, melhor. Felizmente Karen pôde se livrar disso. Eu só lamento mesmo pelo Paco, o ser humano mais precioso dessa série, que precisa sofrer continuamente, ao que tudo indica… sério, ele é o único com quem eu me preocupo pelo seu bem-estar.
Se passaram três meses desde que Joe e Beck se separaram, no último episódio. Agora ele está com Karen, a vizinha com quem transou no fim do episódio passado, e aparentemente tudo está indo bem – a verdade é que Joe ainda está obcecado pela Beck, olhando as suas redes sociais diariamente (algumas vezes por dia, na verdade), mas Karen tem tudo o que poderia ter para ser perfeita… é uma excelente namorada, independente, forte, se preocupa com os demais, e não apenas com Joe… quase parece que, talvez, Joe pudesse ter alguma salvação – afinal de contas, ele já não andava pela rua de Beck, espionando-a, também não entrava em seu e-mail, e ignorava comentários maldosos na internet sobre ela, porque “esse não era mais o seu trabalho”; e em um dos meus momentos favoritos, ele larga o celular para fazer massagem nos pés de Karen.
Mas a verdade é que Beck está tão obcecada quanto o Joe – detestei quando ela perguntou a Blythe sobre o Joe e Karen, como se “não quisesse nada”, por exemplo. Joe sabe que Beck não pode ser boa para ele, mas embora sua razão diga isso, sua doença não permite que ele aja de acordo – então tudo volta a desandar quando Blythe tira Beck das redes sociais, para que possa se concentrar em escrever… How am I supposed to be great with you gone if you’re actually gone?O relacionamento de Joe e Karen avança mais um pouco, ela passa a chamá-lo de “babe”, algo que outrora ele achara ridículo, mas que valia a pena, tendo em vista a pessoa que Karen era, e sua capacidade de não se importar apenas consigo mesma, como era com Beck. Mas, infelizmente, quando Joe e Karen saem para comer, eles acabam esbarrando justamente em Beck – QUE NEM MORA NA VIZINHANÇA, E ESTAVA ALI APENAS PARA STALKEAR MESMO!
A partir daquele momento, tudo o que eu conseguia pensar era que Beck era “patética”, e eu queria que ela sofresse vendo Joe feliz com Karen, mas ela não desiste, e essa é uma atitude bastante condenável! Joe acaba de chegar à banca de comida com Karen, depois de despedir de Beck, quando recebe uma mensagem de Beck, dizendo que “foi bom vê-lo”. Ela é tão carente de atenção! Então, quando os dois começam a trocar ridículas mensagens de texto diariamente, eu tive certeza incontestável de que Joe não merecia Karen. É REVOLTANTE ouvir Joe e Beck contando ao mesmo terapeuta sobre as mensagens, e Dr. Nicky diz a Beck que ela parece estar “flertando”, e ela tem a capacidade de dizer que “Karen não é a garota certa para Joe”. Quando, na verdade, Karen é maravilhosa, vide como ela está ajudando em toda a questão de Cláudia e Paco.
O problema é que Joe e Beck acabam sempre se aproximando, atraindo-se um para o outro, por mais TÓXICO que isso seja! Quando Joe vai ajudar na mudança de Blythe, por exemplo, que está indo morar com seu amigo da livraria, Beck também aparece, e passa o tempo todo tentando se aproximar de Joe, encostando o joelho nele, e eu confesso que foi dificílimo assistir às cenas, porque eu estava com raiva demais de ambos para compactuar com isso. Enquanto eles estão lá, naquela palhaçada, Karen está cuidando de Cláudia, que chega em casa drogada, em overdose – e eles não podem recorrer a ajuda externa, porque ninguém sabe o que aconteceria com Paco se fizessem isso. Por isso, Karen diz a Joe que “não quer que Paco veja isso”, e Joe a ajuda a levar Cláudia até o esconderijo no porão da livraria, onde ela pode começar a desintoxicação.
Enquanto Karen está cuidando de Cláudia na livraria, por dias, Joe diz a Paco que ela está em um “spa”, e arruma as coisas para ele dormir ali na sua casa, e esses são os únicos momentos do episódio em que eu não detesto Joe, porque eu gosto de como ele normalmente trata Paco… e eu amo o Paco demais. Foi memorável aquele momento em que Paco diz que “sua mãe sempre fala que o que faz uma família é o amor”, então Joe diz que ele pode “adicionar ele e Karen à família”, e o manda dormir… essa é uma PROMESSA que Joe faz para o garoto, e que fica na mente de Paco… mas que Joe se esquece quando se dedica ao seu próprio vício: Beck. Eu ODEIO como ela manda mensagem o pedindo “emprestado” por uma hora no dia seguinte, dizendo que precisa de um leitor e de uma brisa do mar, e ele sabe que devia responder “não”, mas não consegue.
Então ele vai.
E é ali que os problemas começam de fato. Ele não tem o autocontrole que esperava ter, e eles acabam se beijando ali, e não apenas isso: transando ali. ELES SÃO DESPREZÍVEIS, e as cenas seguintes são vergonhosas, repletas de sexo e mais sexo, enquanto Karen está lá, sozinha cuidando da desintoxicação de Cláudia, e Paco está precisando de companhia que não tem. Quando Joe finalmente se lembra dele e corre de volta para casa, Paco exige ver a mãe, porque sabe que Joe está mentindo com toda a história do spa, e então Joe acaba o levando até a livraria. Inicialmente, Karen diz que ele não devia ter feito isso, que a desintoxicação estava acabando, mas Joe diz que Paco precisava vê-la, e era verdade… até porque a cena é profundamente EMOCIONANTE. Paco conversa com a mãe com lágrimas nos olhos, e a abraça no fim.
Ele precisava disso.
Ele confia nela.
Quase que Joe consegue se livrar de Beck quando ela aparece em uma festa em que ele está com Karen – quando Joe é obrigado a deixá-las sozinhas, a Karen ARREBENTA dizendo que “Joe é um bom homem” e que “seu coração se enche ao vê-lo com Paco”, porque ele é capaz de fazer qualquer coisa pelas pessoas que ama… aquilo foi FORTÍSSIMO, porque com Karen, Joe tinha a oportunidade de tentar construir algo real, enquanto com Beck ela não participava de nada disso, não era realmente parte de sua vida. Com lágrimas nos olhos, Beck vai embora, e eu ADORO vê-la sofrer. Quando Joe vem conversar com ela, ela diz que “não é boa para ele”, mas talvez Karen seja, e ele merece estar com alguém que seja perfeita para ele… e Joe quer se convencer de que Beck tem razão: afinal de contas, ele e Karen salvaram a vida de alguém juntos, isso quer dizer algo, não?
Mas ele não consegue se convencer… E TERMINA TUDO COM KAREN. Na verdade, inicialmente, eu fiquei bravo, mas não deveria: é bom que Karen tenha se livrado desse problema. Mas é que Joe é um idiota, e é péssimo vê-lo correndo pela rua até a casa de Beck, achando que isso é um filme romântico e que esse é o momento em que ele vai atrás de seu amor e eles ficam juntos… e o pior é que Beck age como se realmente fosse uma comédia romântica, e eles voltam a estar juntos. E só há uma palavra para descrever o relacionamento dos dois: TÓXICO. Gostaria que o Joe percebesse o quanto ele está ERRADO nisso tudo, e a resposta era Cláudia e Paco. Cláudia aceitou Ron de volta (sua droga, seu vício), e Paco está arrasado porque acreditou na promessa dele de que “tudo ia ficar bem”, mas agora, “as coisas só estão piores”.

“You lied to me. You said things would get better. You said I had you and Karen. […] Karen's gone! She's switching jobs. She's mad at my mom for Ron, and we're never gonna see her again. […] You can't promise! You say you want to help, but you can't, can you, Joe? Everything is worse”

Fortíssimo o desabafo de Paco… um verdadeiro tapa na cara.
AGORA VOCÊ VÊ A MERDA QUE FEZ, JOE?!

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários