ÁLBUM “Sítio do Picapau Amarelo” (2001)



“No país da fantasia / Num estado de euforia”
Juntamente com o relançamento do “Sítio do Picapau Amarelo” na TV, no dia 12 de Outubro de 2001, a Som Livre lançou um álbum com 13 músicas que serviam de trilha sonora para o programa – a maioria das músicas eram regravações da primeira versão da Rede Globo (de 1977 a 1986), que contou com dois álbuns, e algumas como a moderníssima “Li Emi Ali Emília” eram inéditas… mesmo as antigas regravadas ocasionalmente ganharam novos arranjos, como é o caso da música do “Pedrinho”, interpretada pelo Jota Quest na nova versão, e que ganha uma batida mais atual, um ritmo mais empolgante, e eu acho que combina demais com a nova versão do personagem. O álbum tem aproximadamente 43 minutos, e é envolvido em PURA NOSTALGIA! Como é bom ouvir e retornar para esse mundo de fantasia que tanto amamos e que tanto já nos fez sonhar…
Atualmente tenho o álbum (aqui do meu lado enquanto escrevo), porque consegui comprá-lo há uns 2 anos (já tinha os álbuns de 2005 e 2006, que eram mais fáceis de encontrar, e o de 1977, relançado em 2005), mas lembro-me claramente de assistir ao “Sítio do Picapau Amarelo” em 2001 e desejar, mais que tudo, aquele “combo” que vinha com o CD e o VHS (!) que continha a história do “Reino das Águas Claras”. Atualmente, o que eu mais sonho mesmo era que a Globo lançasse um DVD com “A Festa da Cuca”, o Especial de Natal de 2001 que conta com a participação dos cantores das novas versões das músicas e clipes pelos quais eu sempre fui apaixonado. Mas enquanto eu espero por isso e isso não vem, fico com o meu álbum, sobre o qual eu precisava comentar se estamos falando sobre a PRIMEIRA TEMPORADA DO SÍTIO POR AQUI!
[O álbum, na verdade, vale até 2004!]

“SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”

A música clássica que nos leva diretamente a esse universo mágico (“Marmelada de banana / Bananada de goiaba / Goiabada de marmelo”) foi composta e interpretada, sempre, por GILBERTO GIL – na versão de 1977 e, naturalmente, de volta na versão de 2001, como deveria ser. Os acordes são quase inebriantes, e até posso ver em minha mente o livro se abrindo na hora certa… adoro a letra, adoro a magia que evoca, e realmente é uma representação PERFEITA do programa que amamos – “Boneca de pano é gente / Sabugo de milho é gente / O sol nascente é tão belo! / Sítio do Picapau Amarelo / Sítio do Picapau Amarelo”. Gosto particularmente da segunda estrofe, aquela que nunca foi para a abertura: “Rios de prata, pirata / Voo sideral na mata / Universo paralelo / Sítio do Picapau Amarelo / Sítio do Picapau Amarelo”. E, claro, a “brincadeira” com a voz de Gilberto Gil nos últimos segundos de música… maravilhoso, não?

MÚSICAS DOS PERSONAGENS

A primeira personagem a ganhar uma canção é “Narizinho”, na voz de Ivete Sangalo, e é uma música lindíssima que tem o dom de me levar diretamente ao “Reino das Águas Claras”, embora seja usada ao longo de toda a temporada… mas é que me lembro muito claramente de como ela conhece o reino e ganha o seu vestido de noiva ao som dessa música! E adoro como a música a nomeia “uma fada brasileira”. Em paralelo temos “Pedrinho”, do Jota Quest (e eu AMO a banda!), que para mim é UMA DAS MELHORES MÚSICAS DO ÁLBUM! Já amo desde o início com os instrumentos, mas eu ADORO A LETRA DESSA MÚSICA com todas as minhas forças. Acho que ela representa o Pedrinho, e não apenas o Pedrinho do “Sítio do Picapau Amarelo”, mas o Pedrinho que cada um de nós é ou gostaríamos de ser… adoro a listagem de coisas que ele imaginava ser, em que ele acreditava, suas viagens. A música, particularmente, ME EMOCIONA DEMAIS.
Esses dias chorei ao ouvi-la e cantá-la. É lindíssima, e tem uma carga nostálgica imensa!

“Ele imaginava
Que era rei, soldado, herói, pirata e domador
Era o que queria ser,
Porque era um sonhador

Ele acreditava
Em dragão, bruxa, saci, cavalo voador
Via o que queria ver,
Porque era um sonhador

E o Picapau Amarelo, mundo que escolheu,
Era assim como um castelo seu, é...”

Ah, e eu sou um GRANDE FÃ do Jota Quest, ainda, pra ajudar… HAHA

“Rei, soldado, herói, pirata e domador
Dragão, bruxa, saci, cavalo voador
Trem, submarino, avião, vapor
Dou maior valor”

A música do “Quindim” é interpretada pela Cidade Negra, e tem um tom de reggae (que eu adoro!), e é uma boa forma de representar o animal que, como a música diz, “Nunca se viu no Picapau, bicho feroz assim / Nunca se viu, neste lugar, bicho tão doce assim”. A ideia do personagem, bem representada na música, é a fusão entre um bicho tão grande, talvez tão perigoso, mas que é o animal mais doce de todos! “O professor de inglês, Quindim”, como instituído em “O Poço do Visconde”. Outro animal que ganha seu próprio tema é o “Rabicó”, com música interpretada pelo Paulo Ricardo. A música é bem simples, com poucos versos, mas é daquelas que ficam na cabeça… “Bobão, comilão, lambão, Rabicó / O fofo leitão, glutão Rabicó / Um bobão trapalhão, lambão Rabicó / O gordo leitão, glutão Rabicó”. E, claro, tem TUDO A VER com o Rabicó!
Para o tema da Cuca, “A Cuca Te Pega”, não tinha voz MELHOR do que a da Cássia Eller. Adoro como a música começa com uma introdução misteriosa, a risada maquiavélica da Cuca, uma batida forte de guitarra, e então a repetição de “Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega / E pega daqui e pega de lá”, versos que a personagem entoa em vários momentos ao longo da temporada, inclusive. Cássia Eller arrasa, adoro a agilidade dos demais versos e a impetuosidade na voz! Representa o perigo da vilã. Simplesmente GENIAL! E é um contraste incrível com a divertida “Pererê Peralta (Saci)”, do Carlinhos Brown, que também faz o trabalho de caracterizar bem o personagem, suas traquinagens, tudo… quando escuto aqueles divertidos acordes iniciais, quase consigo ver o Saci do Izak Dahora pulando por aí… “Como uma criança segue seu destino / Se esconde na floresta / Nunca perde festa, quer se divertir”.
A música da “Tia Nastácia” é interpretada pelo Zeca Pagodinho, e é um sambinha delicioso, bem brasileiro, porque essa é a imagem da personagem, que sabe tanto sobre o folclore de nosso país, que adora contar histórias, que adora fazer bolinhos de chuva e cuidar das crianças – “Sinhá Nastácia que conta história / Sinhá Nastácia sabe agradar / Sinhá Nastácia que quando nina / Acaba por cochilar / Sinhá Nastácia vai murmurando / história para ninar”. Já a música do “Tio Barnabé” é interpretada por Max Viana, e é muito mais calma, mais soul music, e consegue nos embalar de forma esplêndida. “E todo mundo só lhe quer bem / Dos mal assombros medo ele tem / Mas todos o respeitam também / Avô de todo o Sítio”. Acho tão FOFO isso de “avô de todo o Sítio”.
Ao lado da música do Pedrinho, “De Sabugo a Visconde” é a MINHA MÚSICA FAVORITA nesse primeiro álbum! Interpretada por Lenine, adoro o ritmo, adoro os assobios, e amo muito a letra! “Milho verde virou mungunzá / Do sabugo virei visconde / Quem já leu minha história aprendeu / Quem não leu vai perder o bonde / Eu sou milho de boa linhagem / Cultura e bagagem pra dar e vender / Quem não leu minha história perdeu / E é por isso que eu quero esclarecer”. Eu AMO o personagem, toda sua sabedoria, toda a sua devoção às crianças, especialmente à Emília, e a música traz um pouco de tudo isso, com seu passado, com o quão sábio ele é e, principalmente, TODAS AS VIAGENS QUE ELE FEZ SEM SAIR DAQUELA ESTANTE DA DONA BENTA! Porque isso é o mais mágico do personagem e o mais mágico da leitura, e do próprio “Sítio do Picapau Amarelo”!

“Eu andei pelas ruas da Grécia
Eu já fiz peripécias no reino de Atlantis
Fui vassalo do Rei Hamsés
Sem mover os meus pés daqui dessa estante

Fui além das muralhas da China
Além das minas do rei Salomão
Sem mover os meus pés dessa sala
Eu voei sem sair do chão

Tá no livro, tá escrito
No Sítio do Picapau
Pedrinho me fez visconde
Sabugo de milho intelectual

Por fim, Emília em “Li Emi Ali Emília”, interpretada por Jorge Foques e Tony King Brown, com direito a participação especial, em falas, da própria Isabelle Drummond, o que deixa a música tão única e apaixonante! É moderníssima, no entanto, e totalmente diferente dos temas que tivemos para a boneca de pano no passado, músicas que ainda serão revividas nos próximos anos da segunda versão… “Eca, que horror! Que gosto horrível de sapo na minha boca! Tia Nastácia, vê se mata direito os frangos, porque se não ficar bem matado, vai ter que matar de novo! […] E não me corrijam, hein? Eu é que vim corrigir vocês! Algumas das primeiras falas da Emília fazem parte dessa canção, e isso é TÃO FOFO! A voz de criança da Isabelle Drummond em sua atuação INCRÍVEL de Emília… Isabelle Drummond sempre vai ser a Emília na mente de toda uma geração que a ama!
“Encara todo mundo, qualquer ser humano / Mesmo sendo uma bonequinha de pano”

“E aí ! Se liga no sítio, mano
Como é que pode alguém ser feito de pano?
Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...
É a boneca Emília!
Se-ia-ga-no-li-tio- si-no-ma !!!
A-s-es-a-e-ca-ne-bo-foi-que-ta-fei-no de-pa !!!”

E a Emília falando do seu casamento com Rabicó? “Amor nem pensar! Tinha graça eu amar um leitão?!”

OUTRAS MÚSICAS

Duas das músicas não são necessariamente de um personagem específico, embora seja impossível não pensar no Rabicó com “Ploquet Pluft Nhoque (Jaboticaba)”, na voz do Pato Fu. É uma representação perfeita do processo da Narizinho de subir no pé de jabuticaba, comendo as frutas e jogando as cascas para o Rabicó… em nenhum momento qualquer um dos dois personagens são mencionados, mas não tem como não pensar neles. A música é leve, o clima é leve, a instrumentação é alegre, uma música muito GOSTOSA! Como a fruta… depois, já perto do fim do álbum, temos “O Reino das Águas Claras”, do Jorge Vercilo. A música é leve, deliciosa, e mais do que no Reino das Águas Claras, me faz pensar no Príncipe Escamado, talvez porque poderia muito bem ser ele cantando, em toda a sua gentileza e educação. “Todos os seres em harmonia / Tudo transborda alegria / Hoje é dia de festa”.

COMENTÁRIOS FINAIS

O álbum, como eu disse lá no início, é construído em NOSTALGIA, e eu acho que ele já tinha essa característica mesmo em 2001, com todas as suas regravações e tal… de todo modo, agora, 17 anos mais tarde, é como se fôssemos transportados de volta no tempo, porque esse é o dom que a MÚSICA tem. Não é apenas música, mas evoca imagens, memórias, toda uma época significativa da nossa vida da qual sentimos saudades… são 13 músicas em aproximadamente 43 minutos MARAVILHOSOS! Adoro as músicas clássicas, adoro as novas versões, adoro as novas músicas, e sempre me perguntei como a Emília, a PROTAGONISTA, fica por último nas músicas do álbum, mas isso é só até ouvir o CD completo… tem forma melhor pra encerrá-lo do que com a voz da Isabelle Drummond falando sobre o Sítio, sobre o Visconde, sobre o casamento com o Rabicó e tudo o mais?!
PERFEITO! <3


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários