Riverdale 3x08 – Chapter Forty-Three: Outbreak



“On your feet, soldier boys. We’re going to war!”
TEM CARINHA DE FINAL, MAS AINDA NÃO RESOLVEU TUDO! Pode ser a chegada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”, que compartilha o universo com “Riverdale”, ou talvez não, mas é fato que a série assumiu um tom mais sobrenatural em seu terceiro ano – o que o fez bem em termos de suspense e até na construção da vibe mais “sombria”, que desejavam desde o início… nesse último episódio do ano, no entanto, grande parte do sobrenatural pode estar sendo apagado de “Riverdale” quando tudo vem à tona… descobrimos que TUDO ESTÁ CONECTADO, de fato, e que o próprio fato de Betty ter sido mandada para as Irmãs do Silêncio é importante para caracterizar o império de Hiram Lodge está construindo, e que tem tudo a ver com o jogo de “Grifos & Gárgulas”. Até o Rei Gárgula tinha sido parcialmente explicado ao longo do episódio…
Até aquele final surpreendente.
Jughead e Archie seguem a sua jornada, dessa vez indo em busca de Gladys, a mãe de Jughead, que os recebe com um MARAVILHOSO “So… you two finally got together?” que eu ADOREI, porque é meu sonho ver o Archie e Jughead se pegar ainda… por enquanto, no entanto, não há indícios de que isso pode acontecer. As cenas com a mãe de Jug são boas, e também com Jellybean, a garota que é ótima no estilingue e salva Archie de Penny. Quando Gladys interroga Penny para saber qual é a do jogo e como Hiram Lodge se encaixa nisso tudo, ela entende que “o grande prêmio é a cidade de Riverdale”, e que Hiram conseguiu tirar Jughead e Archie da cidade para tirá-los do tabuleiro… algo grande está para acontecer, e Jughead e Archie precisam se separar para que Jughead não corra mais perigo. Archie segue sozinho, de cabelo preto, com o cachorro de companhia…
Já Jughead tenta voltar para Riverdale, com FP Jones.
As coisas estão cada vez mais INTENSAS na cidade: Veronica e outras quatro Vixens sofreram convulsões simultâneas no meio da escola, no que era para ser “só mais um dia normal”, e então começamos a entender um pouco do que está acontecendo: Hiram está usando a “prisão” para fabricar uma nova droga chamada Balas Fizzle, que ele está testando nas meninas das Irmãs do Silêncio, e que os jovens estão usando enquanto jogam “Grifos & Gárgulas”. Veronica não era para ter sido pega no meio de toda essa confusão, e o episódio deixa isso evidente ao trazer uma briga de Hermione e Hiram por causa disso. Tudo vira uma terrível CONFUSÃO, com direito à escola sendo invadida pelo que deveria ser pessoas da CDC, e as meninas acusadas de estarem “infectadas”, sendo todas misteriosamente levadas para algum lugar…
Todas, menos Veronica.
Enquanto isso, Betty está nas Irmãs do Silêncio, forçada a tomar as drogas que até então ela tinha conseguido jogar fora, e portanto vendo o Rei Gárgula. Para diminuir o efeito da droga, ela vai ao banheiro e vomita logo depois de tomá-la – mas devo dizer que as sequências todas de Betty foram MUITO BEM ESCRITAS, e eu estou cada vez mais orgulhoso dela. Adoro ela fazendo toda uma cena sobre como conhece e conversa com o Rei Gárgula, por exemplo (“Yesterday he said… never mind. […] Yesterday he said I’m his new favorite”), o que deixa Ethel incomodada, e então ela consegue manipulá-la perfeitamente para prendê-la no “covil do Rei Gárgula”, onde a deixa por algumas horas, até que o efeito da droga passe, e então ela possa ver a VERDADE. O Rei Gárgula não existe, é uma alucinação, efeito das Balas Fizzle – Betty explica que o Rei Gárgula é só uma estátua, e que as irmãs as deixam jogar G&G para induzi-las a alucinar, sob o efeito da droga, com o Rei Gárgula.
E, assim, elas se tornam amedrontadas e submissas.
Tudo, então, retorna a Hiram Lodge – ele está usando o Southside e a escola que deu um jeito de fechar para fazer drogas, que está distribuindo gratuitamente por Riverdale, para deixar as pessoas viciadas, porque é um bom plano a longo prazo – agora, com as convulsões em massa das líderes de torcida na escola, o próximo passo de Hiram é FECHAR A RIVERDALE HIGH, porque ele quer um novo terreno barato para expandir seu Império da Droga. Adoro como Veronica e Cheryl expõem isso tudo no meio da reunião que estava prestes a declarar o fechamento da escola, mas Hiram mente e manipula todo mundo da forma mais nojenta possível, como sempre. Ele tem tudo esquematizado, e ninguém acredita em Veronica, embora saibamos que ela está correta na leitura de toda a situação apavorante. E a situação tende a se intensificar.
Betty convoca a ajuda de Veronica e Cheryl para descobrir o porquê das Balas Fizzle e do Rei Gárgula, e os testes nas Irmãs do Silêncio, enquanto ela mesma se une a Ethel, agora não mais sob o efeito da droga, para escapar de lá de dentro… quando ela sequestra a irmã responsável por tudo lá dentro, Betty descobre a VERDADE por trás do “Grifos & Gárgulas”, e é um pouco decepcionante, porque parece descartar o sobrenatural a la “O Mundo Sombrio de Sabrina”. O jogo foi criado por elas, a partir das garotas que, no passado, tinham medo da estátua que chamaram de “Rei Gárgula”, e criaram um mundo de fantasia onde se sentissem mais seguras – assim, as irmãs incentivaram a imaginação e o medo a partir do jogo G&G, porque acharam que essa era “uma boa ferramenta terapêutica”: ou seja, era bom para manter as meninas sob controle e obedientes.
Do lado de fora, Veronica e Cheryl interrogam Penelope Blossom, que fala sobre os planos de Hiram Lodge para “liberar os negócios” dentro de Riverdale – basicamente a droga e a prostituição. Com uma Lodge como prefeita e sem xerife, basicamente a cidade vai ser um lugar sem lei, onde Hiram Lodge pode fazer O QUE QUISER. É apavorante. Mas as garotas, poderosas, convocam a ajuda de Kevin e dos demais recrutas (“On your feet, soldier boys. We’re going to war!”) para tentar impedir isso tudo e depor Hermione do cargo de prefeita, mas isso não é tão fácil assim… além do mais, parece que já é tarde demais! HIRAM LODGE JÁ DEU A ORDEM HÁ 10 MINUTOS, ENTÃO JÁ COMEÇOU! Isso quer dizer que ninguém mais sai de Riverdale, assim como NINGUÉM ENTRA – ninguém, como Jughead e FP Jones, que estão voltando para casa.
Das Irmãs do Silêncio, temos A MELHOR FUGA POSSÍVEL! Betty e Ethel estão determinadas a fugir, e teriam conseguido facilmente sozinhas, mas elas não querem deixar as garotas alienadas para trás – mas elas, sob os efeitos das drogas, não querem sair dali. Então, Betty tem uma ideia: E SE ELAS USAREM O JOGO E TRANSFORMAREM A FUGA EM UMA MISSÃO? Para isso, ela e Ethel criam uma nova personagem, que é o oposto do Rei Gárgula e do medo: a esperança, na forma da RAINHA GRIFO. E para que isso tudo se torne mais real, Betty se veste como a Rainha Grifo para passar a missão, enquanto joga aos pés das garotas a cabeça da estátua do Rei Gárgula, dizendo que “ele está morto”. Mas talvez ele não esteja, e talvez o sobrenatural ainda não tenha acabado. Afinal de contas, depois de tudo, talvez Hiram Lodge não seja o Rei Gárgula…
Talvez ele só trabalhe para ele…
Como todos os outros.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários