MacGyver 3x09 – Specimen 234 + PAPR + Outbreak



“And that’s the start of the Zombie Apocalypse. G’day, gentlemen”
QUERO UM SPIN-OFF DE “MACGYVER + CDC”, POR FAVOR! Sempre me interessa quando a CDC entra nas séries, porque toda a ameaça de “risco biológico” (que as pessoas sempre associam a “Apocalipse Zumbi”, não?) é bastante intrigante. A primeira parte do episódio me fez pensar muito em “Helix” (ah, como eu amava e como eu sinto falta da série!), e o time da Phoenix Foundation precisa trabalhar para impedir que um vírus letal que mataria milhões de pessoas seja liberado no mundo… Jack Dalton (que está em seus últimos episódios de “MacGyver”, com a série já testando novos “companions” para atuar ao lado de Lucas Till!) estava assustado e certo de que se tratava do início de
um APOCALIPSE ZUMBI no melhor estilo “Resident Evil”, e a verdade é que tinha um pouco essa cara mesmo no começo, com o “incidente no laboratório” e tudo o mais.
Inicialmente, a CDC pede a ajuda da Phoenix Foundation por causa de um vírus, o Specimen 234, desaparecido no dia anterior – um vírus letal que se espalha com facilidade e que geraria uma pandemia em pouco tempo. Eles acreditam, no entanto, que tudo aconteceu em uma confusão por causa de um incidente com uns ratos (“Você sabe que é assim que os filmes de terror começam, né?”), mas desde o primeiro momento me pareceu evidente que eles não estavam lidando com um mero vírus “desaparecido”, colocado em lugar errado por causa de uma confusão na hora de consertar o “incidente” ou qualquer coisa assim… era mais que lógico que tudo não passava de uma DISTRAÇÃO para um roubo do tal Specimen 234 – era apenas uma questão de tempo até que MacGyver descobrisse isso, e precisasse, então, localizar o ladrão e descobrir os seus planos.
Adoro como Mac entra no “laboratório com os super vírus” e começa a investigar, com rouba protetora e tudo… adoro o cenário, adoro o perigo de tocar nas coisas erradas, e eu sou apaixonado pelo MacGyver, né? Então, adorei ver o Mac contar o que realmente aconteceu ali, em uma narrativa rápida que esclarece um roubo razoavelmente simples, mas verdadeiramente astuto. Felizmente, também não demora até que eles descubram quem foi que roubou o Specimen 234, e isso os coloca depressa em busca do Dr. Luca – “If we don’t find this vírus fast, millions of people will die”. Assim, eles chegam até um “laboratório móvel” improvisado do Dr. Luca, entram com máscaras (“Are you my mommy?”) e luvas improvisadas, e descobrem que o vírus não está mais lá… apenas vestígios de alguém mudando de nome e de identidade… indo para sabe-se lá onde.
Um vídeo do Dr. Luca explica que ele está prestes a ir para a Romênia, em algo a ver com o seu irmão – ele diz que “está indo para casa”. O irmão de Luca, no entanto, morreu em uma explosão de mina – então qual é o plano dele? O vídeo ainda mostra que, antes de deixar o trailer, Luca injetou o vírus no próprio corpo… segundo o Mac, o vírus demoraria cerca de 24 horas de incubação antes que o Dr. Luca seja contagioso – ou seja, eles têm menos de 24 horas para encontrá-lo antes que ele vire o Paciente Zero de uma pandemia e, quem sabe (?), um Apocalipse Zumbi. Assim, a caça pelo Dr. Luca se intensifica, e eu adoro cada detalhe de como Mac investiga, de como ele testa táxis para saber para onde foi que o Dr. Luca foi, e eles acabam em um lugar importante: a casa do cara de quem, aparentemente, o Dr. Luca roubou a imagem para entrar em um evento.
E é nesse evento que tudo deve acontecer…
MacGyver se dá conta, então, que se trata de uma tentativa de assassinato, porque Luca está indo até o evento para infectar Ionescu, o cara que ele culpa pela morte do irmão. Quando Mac e os demais chegam ao evento, eles têm menos de 30 minutos antes que o vírus comece a se espalhar entre as mais de 100 pessoas presentes… assim, Mac, Bozer e Jack andam com sedativos para injetar em Luca, mas sob o aviso de “não tocarem nele”. A sequência é tensa e interessante, Mac estava LINDÍSSIMO infiltrado como fotógrafo (!), e é ele quem acaba encontrando Luca e o enfrentando, armado apenas com uma seringa apontada em sua direção, fazendo de tudo para impedir que Luca consiga encostar nele. A finalização é breve, mas Mac é MARAVILHOSO (como sempre!) resolvendo o problema e, dessa vez, impedindo um apocalipse… teve até uma zoeira final ao Jack!
Excelente episódio!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários