MacGyver 3x10 – Matty + Ethan + Fidelity



Dragonfly.
MATTY É A MELHOR PERSONAGEM DESSA SÉRIE E NÃO MERECE SOFRER! Quando a trama do marido de Matty foi apresentada mais cedo na temporada, com “Dragonfly”, nós sabíamos que isso ainda seria aprofundado em episódios futuros – e não fica apenas para o fim da temporada, lá em abril ou maio, mas já faz parte desse Mid Season Finale poderoso e tristonho. O jantar de Natal de MacGyver e os demais é interrompido por Matty porque um cara chamado Samir acabou de ser preso por causa de tráfico de drogas, e o que ele tem a dizer em sua defesa, basicamente, é: “Digam para a CIA que eu sei tudo sobre Ethan Reigns”. Então, ele dá um prazo de 48 horas para que a CIA o ajude a escapar, ou então ele vai contar tudo o que sabe. E, para que o time da Phoenix possa entrar com tudo nessa missão, Matty precisa ser sincera e contar para eles quem é Ethan: seu marido.
Jack, naturalmente, já sabia disso.
Surpreendente que ele tenha guardado o segredo por tanto tempo, como dizem!
Ethan Reigns está em uma operação undercover há muito mais tempo do que o esperado: ele devia ter se infiltrado na organização criminosa S-Company e ficado por lá um ano, mas já faz OITO ANOS que ele foi. Ele continuou mandando informações importantes para a CIA, e a missão foi se estendendo até que, por volta de dois anos atrás, ele deixou de se comunicar. Ninguém sabe o que aconteceu, e as possibilidades são várias. Ele pode ter realmente se tornado parte da S-Company, com sua lealdade pertencente a eles (ninguém sabe o quanto uma pessoa pode mudar ao passar 8 anos fingindo ser outra pessoa!), ou ele pode até mesmo ter sido descoberto e morto… de todo modo, se isso ainda não aconteceu, sua identidade está prestes a ser revelada, e Matty não pode permitir que ele corra esse risco. Adoro ver como Matty pode ser racional e emotiva, ao mesmo tempo.
Também foi interessante ver o flashback em que Ethan e Matty se conheceram, porque foi bem-humorado, o sorriso de Matty foi contagiante e diferente do que costumamos ver nela. No presente, Mac é um fofo (como sempre!) quando se trata de Matty – ele conversa com ela e fala sobre como ela sempre esteve ali por ele no ano anterior, enquanto ele buscava o pai, e diz que não fazia ideia que ela passava pelo mesmo com o seu marido. Então, promete que fará tudo o que puder para ajudá-la, como ela fez por ele. Então, ele INVADE A PRISÃO, e é diferente daquela outra vez em que eles tiveram que tirar alguém lá de dentro… dessa vez, Mac não entra como um prisioneiro, mas como um policial, de uma forma bem inusitada que tem tudo a ver com as coisas em que apenas MacGyver poderia pensar… agora, só ajudar Samir a fugir lá de dentro.
O plano é inteligente e um tanto quanto arriscado. Mac conversa com Samir e lhe entrega uma pílula, e embora essa parte do plano funcione, os demais policiais descobrem que Mac é um infiltrado, e a situação se complica, pelo menos por um tempo – o episódio é surpreendentemente rápido, com muita história para contar, então eles tiram Samir lá de dentro quando ele tem uma convulsão, em uma ambulância comandada por Jack, Leanna e Bozer, com Mac escondido lá embaixo. O próximo problema, então, é que Samir não ligou apenas para a CIA, mas também para a S-Company – ou seja, eles já sabem que existe um infiltrado entre eles, e independente de a quem Ethan seja leal atualmente, se eles souberem que ele é o espião, eles não vão pensar duas vezes antes de matá-lo – por isso a Phoenix Foundation tem que agir depressa.
APREENSÃO define o momento em que finalmente vemos Ethan pela primeira vez no presente – não sabemos quem ele é atualmente, não sabemos se podemos confiar nele ou não, mas ele precisa ser protegido… Bozer se sai maravilhosamente bem ao telefonar para Ethan com uma mensagem cheia de códigos nada discretos, e Mac o ajuda a escapar, contando tudo sobre o risco que ele está correndo – antes de sair com Ethan, no entanto, Mac fica para trás para salvar a vida de uma mulher, e no meio de toda essa confusão, Ethan acaba se entregando à S-Company para que Mac possa ter tempo de escapar, e a única coisa que ele diz é: “Tell Matty I’m sorry”. Felizmente, Ethan não passa muito tempo preso pela S-Company, mas então o episódio dá outra reviravolta quando Ethan pede a ajuda de Matty: “I need your help, they’re gonna kill my family”.
E tudo o que eu pensava era: PROTEJAM A MATTY!
A cara de Matty ao ouvir Ethan falar sobre “a sua família” é de partir o coração, e eu não sei como eu reagiria a uma situação dessas… ela ainda o ama, ainda o chama de “seu marido”, enquanto ele seguiu em frente. Tem uma casa toda enfeitada para o Natal, uma esposa, uma filha de pouco mais de dois anos… como foi TRISTE ver o Ethan abraçar a mulher e a filha com lágrimas nos olhos, e se foi triste para mim, imagine para Matty! Antes de finalizarmos o episódio, Ethan ao menos conversa com Matty para explicar o que aconteceu, e fala sobre como ele fez de tudo para ganhar a confiança da S-Company e como, com o tempo, o papel que ele tinha que interpretar para isso acabou se tornando sua vida, e quando a filha nasceu, era perigoso demais continuar contatando a CIA, por isso ele nunca mais o fez. Mas nunca deixou de amar Matty.
Mas agora, as coisas mudaram demais. Ethan é outro Ethan, com outra família.
“Go. You belong with them”
Matty está sofrendo, mas ela vai superar. Até porque, como o Jack diz, a família dela está bem ali!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários