[Season Finale] Doctor Who 11x10 – The Battle of Ranskoor Av Kolos



The Stenza is back…
Eu ADORO “Doctor Who”, mas devo dizer que achei o episódio bem decepcionante como um “Season Finale”. É o primeiro ano de Jodie Whittaker, que está se saindo muito bem em seu papel, e ela merecia um final melhor que esse! Até porque o “Tim Shaw” não foi dos meus vilões favoritos, e ao invés da sensação de “fechamento”, que talvez fosse o que eles buscassem, eu tive a sensação de “retrocesso”. Talvez não tivesse sido um episódio tão fraco se ele estivesse lá no meio da temporada, mas para finalizá-la? Apesar disso, mesmo tendo que chamá-lo oficialmente de “Season Finale”, eu não tenho essa sensação, e tendo menos de um mês para o “Especial de Ano Novo”, sinto que o real fim de temporada ainda está por vir, no dia 01 de Janeiro de 2019. Não vai ser um especial quase “independente” do restante da temporada, como é às vezes.
O episódio começa nos apresentando The Ux, uma espécie muito peculiar que é capaz de moldar o universo com a força de seu pensamento, e eles acabam de chegar, após anos de caminhada, a um lugar onde podem construir algo… mas são interrompidos por uma chegada misteriosa. 3.407 ANOS DEPOIS, a Doctor e seus companions estão partindo para Ranksoor Av Kolos, um planeta que emitiu NOVE pedidos de ajuda até então. O planeta, no entanto, é um tanto quanto assustador, com ondas capazes de mexer com o cérebro das pessoas, distorcer a realidade, mudar o humor… por isso, a Doctor entrega um “equilibrador neural” para cada um deles, então eles saem para atender ao “pedido urgente” de um cara confuso que não sabe nem quem é. “I can’t remember my name. I used to know before I went outside, I should never have gone outside”.
A Doctor lhe entrega, também, um equilibrador neural que anula, aos poucos, o efeito do planeta sobre ele, revelando o seu nome, Paltraki, e pouco mais que isso antes que a Doctor percebe contra quem estão lidando naquele planeta ameaçador e misterioso: TIM SHAW. Tim Shaw tem a tripulação de Paltraki sequestrada para que ele lhe devolva algo que ele “roubou” – mas Paltraki explica para a Doctor que ele não “roubou” nada, apenas “pegou de volta”. O objeto em questão, então, é algo de massa inacreditável e que eles não entendem bem o que é, por ora, mas eles não vão caminhar para longe dessa confusão… especialmente se tratando de Tim Shaw. Graham avisa a Doctor que “se for a mesma criatura de Sheffield, ele vai matá-lo pelo que fez a Grace”, e a Doctor tenta impedi-lo, mandando que ele retorne à TARDIS, mas ele se recusa.
Se ele for até o fim com o plano, no entanto, não poderá mais viajar com ela.
“I’m serious, Graham”
Em uma sequência bem interessante, a Doctor acaba conduzindo a todos para dentro do misterioso prédio no fim de uma caminhada (“What happened to doors?”), e ali o grupo se separa. Ryan e Graham formam uma dupla maravilhosa enquanto Ryan tenta convencer o avô a mudar de ideia a respeito de sua vingança: “Don’t wreck what we’ve got because you’re still angry”. Juntos, eles encontram dezenas de pessoas presas além da tripulação de Paltraki. Yaz, por sua vez, caminha com Paltraki, e encontra outros quatro objetos similares àquele que a Doctor carrega e que parece tão importante para o Stenza… por fim, a própria Doctor se depara com Andinio of the Ux, que a conduz diretamente até Tim Shaw, 3.407 anos depois do encontro deles na Terra… pelo menos para ele. Ele está ali por culpa dela, banido, e quando chegou, ele se deparou com Ux.
Juntando a tecnologia Stenza com o poder Ux, Tim Shaw se tornou quase imparável: “No one’s unstoppable”. Agora, Tim Shaw quer VINGANÇA por causa do que a Doctor fez com ele… enquanto isso, Ryan continua tentando convencer Graham a não ser como Tim Shaw, porque o que ele quer é justamente vingança, e isso o tornaria assustadoramente parecido com ele. E para impedi-lo de fazer uma estupidez, ele solta um lindo “We’re family. And I love ya”, que não poderia ser MAIS FOFO. Ryan o instrui a fazer o que Grace sempre dizia e ser “o melhor homem”. A única vingança que continua em movimento, então, é a do próprio Tim Shaw, que diz que também precisa agradecer a Doctor, porque esse exilio o tornou um “deus” para os Ux, e Andinia faria tudo para “cumprir a vontade do seu criador”, mesmo com Delph a avisando sobre como isso é errado.
A fé cega é perigosa demais.
Então, quando Tim Shaw está colocando em ação a parte final de seu plano, a Doctor percebe que os cinco objetos no prédio são cinco planetas condensados contra a sua natureza, e isso pode causar uma ruptura no contínuo de espaço-tempo se ele continuar fazendo isso… agora, Tim Shaw quer um novo planeta para a sua coleção, e é O PLANETA TERRA, onde ele conheceu a Doctor – é muito interessante ver a Doctor sempre pacífica, tentando pensar em uma maneira de impedir o plano de Tim Shaw sem que para isso precise correr o risco de matar os Ux, que são inocentes, no fundo: é como ela diz: “nós somos inteligentes, deve ter outra maneira”. Então, ela e Yaz bloqueiam o sinal dos Ux para a Terra com os “equilibradores neurais”, e a Doctor precisa explicar para Andinio que Tim Shaw não é nenhum “deus”: ele é um Guerreiro Stenza em busca de vingança que os usou…
Enquanto a Doctor salva a Terra, Graham tem a oportunidade de atirar em Tim Shaw, mas ele não consegue ir até o fim. Ele decide ser o “better man”, como Ryan sugeriu, e os dois juntos derrotam Tim Shaw e o colocam em uma câmara criogênica como aquela em que ele prendera os humanos… enquanto isso, a Doctor usa a tecnologia Stenza, a TARDIS e o poder dos Ux para tentar devolver os planetas roubados de volta para o seu lugar de origem, e é bem sucedida, em uma ótima cena na qual ela chama a TARDIS de “Ghost Monument”, como ela foi nomeada mais cedo na temporada. Felizmente, o episódio tem um final feliz, embora tudo pareça muito abrupto e não impactante o suficiente para finalizar a temporada… a minha parte favorita do episódio está no final, quando a Doctor está entrando na TARDIS e fala sobre o universo:

“None of us know for sure what's out there. That's why we keep looking. Keep your faith. Travel hopefully. The universe will surprise you. Constantly”

Agora, esperamos o Especial…

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários