Vale o Piloto? – Chilling Adventures of Sabrina 1x01 – Chapter One: October Country



“In the town of Greendale, where it always feels like Halloween, there lived a girl who is half-witch, half-mortal, who, on her 16th birthday, would have to choose between two worlds: the witch world of her family, and the human world of her friends. My name is Sabrina Spellman, and that girl is me”

JÁ COMEÇOU COM TUDO! A ideia de uma garota prestes a completar 16 anos e dividida entre o mundo mortal dos amigos e o mundo bruxo da família é muito intrigante, e eu gosto de como a ideia da nova série (“O Mundo Sombrio de Sabrina”, em português) é realmente mesclar ambos os universos – temos um quê adolescente, uma trilha sonora às vezes debochada, mas é difícil rir ao longo da série, que tem um tom MACABRO bastante marcado. O primeiro episódio introduz bem essa atmosfera inusitada, na semana anterior ao “Batismo Sombrio” de Sabrina, enquanto ela se pergunta se tem 100% de certeza de que é isso o que quer fazer – afinal de contas, ela quer assinar o nome no livro do Senhor das Trevas e servir à Igreja da Noite (!), mas ela não gosta da ideia de ter que abandonar o namorado, Harvey, e as amigas, Roz e Susie, para isso.
Portanto, ela se questiona.
Sabrina age com naturalidade frente ao sinistro, como quando vai assistir a um filme de terror e está o tempo todo sorrindo, enquanto os demais se assustam, por exemplo, e ela entende bastante a respeito de “zumbis”, quando esse é o tema – e ela tem um namorado fofinho, um Harvey interpretado por Ross Lynch (!), que diz a AMA quando a deixa em casa naquela noite: “I love you, Sabrina”. Naquele ano, eles não poderão celebrar o aniversário juntos, no entanto. Enquanto isso, a Sra. Wardwell, professora da escola de Sabrina, encontra uma garota misteriosa na rua e resolve ajudá-la – ela fala sobre uma caça às bruxas em Greendale que aconteceu em 1692, mas a “garota” não está querendo ouvir nada disso – ela só quer saber onde está Sabrina Spellman. E o mais apavorante é que ela tem uma voz demoníaca digna de qualquer filme de terror sobre possessão.
E assim nasce a “Madam Satan” e o terror da série.
TERÇA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO. A semana anterior ao Batismo Sombrio de Sabrina começa com um morcego invadindo o seu quarto durante a noite, e uma manhã com as tias Hilda e Zelda que é uma verdadeira confusão de estilos – elas falam sobre escolher um “familiar”, que são duendes que assumem a forma de animais para servirem a seus mestres, e sobre o nome que Sabrina escolheu para o seu batismo: Edwina Diana, em homenagem aos pais. Existe toda uma pressão a respeito da BRUXA que Sabrina está se tornando, enquanto se espera que ela deixe toda sua vida humana sem olhar para trás, mas isso está pesando demais na decisão de Sabrina, e talvez ela não possa seguir adiante. Ambrose, seu primo, por exemplo, nasceu completamente feiticeiro e não precisou se despedir de namorada ou de amigos para o seu Batismo.
Em busca de um familiar, Sabrina vai para a floresta naquela manhã e faz uma invocação, mas não consegue um duende/animal, apenas três bullies diretamente da Academia de Artes Ocultas, que dizem a Sabrina que não a querem na Academia, porque não é lugar para gente “de sua laia”. Antes de irem embora, elas a amaldiçoam… quando chega à escola, para a parte humana de sua vida, percebemos o quanto isso também é importante para ela, porque ela se preocupa de verdade com os amigos, e com o fato de Susie ter sofrido bullying, por exemplo – e o pior é que O DIRETOR NÃO ESTÁ NEM AÍ! Então, Sabrina fica revoltada e convoca a ajuda de Harvey para descobrir quem pegou no pé de Susie e fazer alguma coisa. O Diretor Hawthorne é um bully ele mesmo e merece uma lição… e Sabrina vai juntar isso à sua vontade de abrir um clube de proteção às garotas.
Afinal de contas, se ela abandonar a vida humana para trás, ela tem que garantir que as amigas estão em segurança, não? É muito tristinho ver como os amigos gostariam de fazer alguma coisa no aniversário de Sabrina, mas como ela diz que não pode, pois tem um compromisso com as tias – e Zelda demonstra uma frieza quase desumana quando recebem o corpo de um adolescente na funerária, e ela diz que “precisam de sangue para o batismo de Sabrina, e o sangue humano é melhor, então ‘não poderia ter sido em um momento melhor’”. Connor, no entanto, foi assassinado e, aparentemente, ele podia ser um feiticeiro – o que quer dizer que começou uma nova CAÇA ÀS BRUXAS em Greendale? De todo modo, Zelda é fria novamente ao dizer que “lamenta que a família não tenha escolhido caixão fechado”, porque “não comem carne humana há muito tempo”.
WOW.
Quem está mais triste com o aniversário separado é Harvey – então, Sabrina precisa mentir para ele e dizer que está indo embora para um colégio interno em Connecticut na sexta à noite, mas ele percebe de imediato que ela está mentindo, e pede a verdade. “There’s nothing we can’t handle as long as we’re being honest to each other”. Com pesar, Sabrina resolve, então, contar a verdade, e leva Harvey para a floresta com ela – ali, ela conta que aquele é o lugar onde ela nasceu, e onde vai “renascer” na sexta, no seu DARK BAPTISM. Ela conta tudo: que é meio bruxa, que vai colocar o nome do livro do Senhor das Trevas, e que vai deixar a escola para ir à Academia de Artes Ocultas, mas é claro que ele não acredita. Ele acha que ela está mentindo, ou brincando com ele e, triste, pergunta se ela está dizendo isso tudo porque quer terminar com ele, porque “ele disse que a amava”.
TADINHO!
Então, Sabrina escolhe apagar a mente dele. Ele fica confuso, mas em segurança.
Por ora.
Gosto de como a série institui mistérios, e de como embora seja sobre uma garota em dúvida que não quer deixar namorado e amigos para trás, também tenha um perfeito tom macabro que é bastante doentio – a maldição que as meninas jogaram nela, que ainda está nela, por exemplo, ou aquela cena da banheira, em que Sabrina sai nua no meio da floresta seguindo os pais, perguntando se eles vão ao batismo e se está tudo bem por ela ter escolhido os nomes deles… e aquela terrível cena do bebê com pernas de bode no meio da floresta. CREEPY, TOTALMENTE CREEPY! E aquele aguardadíssimo momento em que Salem faz a sua estreia – na sua forma animal, ele não fala, mas sua primeira aparição é seguida de uma figura escura e uma voz sinistra que anuncia: “Sabrina? I heard your calling in the woods, and I came”. Então, ele surge em forma de gato.
BEM-VINDO, SALEM!
QUARTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO. Nessa manhã, Sabrina tem uma discussão acalorada com Hilda e Zelda, como uma adolescente tendo problemas na família, porque ela não quer abandonar sua vida mortal para se dedicar à Igreja da Noite e servir o Senhor das Trevas, mas Zelda é irredutível, dizendo que ela será batizada no Halloween e não há nada que ela possa fazer a respeito. Vendo ao confronto e percebendo que Sabrina está realmente em dúvida, Ambrose tenta ajudá-la falando sobre a MALUM MALUS, a “Maçã do Conhecimento”, ou qualquer coisa assim – a fruta que lhe mostrara a resposta para suas perguntas, quem sabe até um pouquinho do futuro. Madam Satan, no entanto, fará de tudo para impedi-la de chegar à fruta, com medo de que ela possa ver algo que lhe faça desistir do batizado na sexta-feira, e o Dark Lord não ficaria feliz com isso.
Enquanto Sabrina caminha para a “Old Tree” através de um labirinto de feno, temos uma das sequências de ação mais interessantes do episódio, culminando no seu ponto mais macabro – ela é atacada por um espantalho do mal controlado de longe pela Madam Satan, mas ele é destruído pelo Salem, que faz o seu papel de protetor da Sabrina. Então, ela chega à árvore e ao Malum Malus (“Malum? Should I be baptized?”), e tem uma visão apavorante, com a maçã agora podre e com bichos saindo dela, as mãos de Sabrina sujas de sangue, pessoas enforcadas ao seu redor, um monstro demoníaco saindo de dentro da árvore. Verdadeiramente sombrio – mas a visão chega ao fim na hora que Harvey encontra Sabrina e a ajuda a ir para casa, mas ela já tomou uma decisão. Uma decisão que talvez será alterada por Faustus Blackwood, um cara da igreja que está ali para “fazê-la mudar de ideia”.
E ELE É ASSUSTADOR!

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários

  1. Edwina Diana, estou seriamente pensando em colocar esse nome na minha próxima gatinha kkkkkkkkkkkkk Eu adorei esse piloto, toda essa atmosfera sombria que o episódio trouxe e todos os dilemas que a Sabrina está enfrentando... tudo isso já deu, de cara, muita profundidade para a personagem, somado a isso o episódio também nos deu excelentes cenas, como a da banheira na floresta, a perseguição no labirinto e a visão depois de morder o Malum. Eu adorei esse piloto. Ah, e a Sabrina fica muito bem de vermelho. Chega a ser fofa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário