Supernatural 14x08 – Byzantium



“[…] Because I love you, Jack”
CADA VEZ MAIS APAIXONADO POR JACK! Desde que Jack perdeu a sua Graça, roubada por Lúcifer no fim da temporada passada, nos perguntamos o que seria dele – e é com muita apreensão que assistimos a ele ficar doente, começar a tossir sangue e, no último episódio, “Supernatural” quis tirar todas nossas esperanças de que ele ainda poderia ser salvo… Sam e Dean tentaram de tudo, levaram-no ao hospital, pediram a ajuda de Rowena, conseguiram até a Graça de um Arcanjo, mas nada pareceu ajudar… agora, Rowena avisou que a única coisa que eles podiam fazer era “estar ao seu lado, enquanto ele morre”, e isso não parece correto. No início desse episódio, encontramos Dean revoltado, socando a parede, Sam com lágrimas nos olhos, mas sem sair do lado de Jack, e o próprio Jack se preparando para a “aventura” do desconhecido que vinha depois da morte para alguém como ele.
Quando Castiel consegue levar Dean de volta para dentro do quarto, dizendo que sabe que não é justo, mas o Jack precisa dele, eles recebem a notícia de que O JACK MORREU. Foi assim, abruptamente e com todo o pesar possível, e eu fiquei em estado de choque em um primeiro momento, esperando para saber como eles iam consertar isso… mas Dean e Castiel começam a falar sobre “organizar um funeral”, enquanto Sam se afasta de todos e é encontrado sentado no chão, no escuro, ao lado do carro, enquanto chora. A dor de perder um filho está consumindo todos eles, cada um à sua maneira, e eu gosto de como “Supernatural” se torna emotivo em situações como essa. E o tempo todo temos a sensação de que “isso não está certo”, e de que alguma coisa vai acontecer… naquela noite, Sam, Dean e Castiel bebem a noite toda, tristes.
“Here’s to you, Jack. Wherever you are”
Devo dizer que O JACK É FOFO MESMO DEPOIS DE MORTO. Quando voltamos a vê-lo, depois de sua morte, ele está no Céu, e o seu Céu é, basicamente, a companhia de Sam, Dean e Castiel… e um hambúrguer. Ele não demora muito para perceber que aquilo não é real, porque alguma coisa nos sistemas do Céu está falhando, e quando ele vê em um corredor branco, ele é atacado por uma substância preta, e aquilo é apavorante… mesmo assim, Jack continua explorando o Céu, uma vez que percebe onde está e o que pode fazer – assim, ele encontra Kelly, que está em forma de criança em uma memória sua, e anuncia: “I’m Jack. I’m your son”. Então, ela se torna a Kelly que conhecemos, a Kelly mãe de Jack, e a cena é EMOCIONANTE, com Kelly abraçando o filho, e não preocupada com o fato de ela estar morta, porque entende que morreu quando ele nasceu, mas triste porque não queria que ele também estivesse ali… Castiel prometeu cuidar dele!
Mas Castiel cuidou.
E vai continuar cuidando.
Enquanto isso, na Terra, Dean acorda no dia seguinte após a morte de Jack e a bebedeira, e encontra Sam e Castiel testando novas possibilidades – eles não estão prontos para desistir de Jack. Assim, eles trazem de volta Lily Sunder, uma matadora de anjos da 12ª temporada, porque talvez ela possa ler a Tábua dos Anjos e descobrir uma maneira de trazer o Jack de volta. Infelizmente, ela não pode, mas ela sugere algo mais complexo e arriscado, como usar sua própria mágica e parte da alma de Jack para ressuscitá-lo – para isso, Castiel terá que ir até o Paraíso e empurrar a alma de Jack de volta para o seu corpo durante alguns segundos, nos quais Lily concretizará o feitiço. Dean questiona o plano, porque parece arriscado demais, e Sam sabe sobre a importância da alma, mas eles resolvem que é a única maneira de trazer o Jack de volta.
Em troca, Lily Sunder pede que eles consigam uma passagem para ela ao Paraíso… afinal de contas, ela está velha e prestes a morrer, e sabe que os Anjos não devem recebê-la de braços abertos no Paraíso depois de tudo o que ela fez… assim, Sam e Dean invocam Anubis, o Guardião dos Mortos, para tentarem negociar a respeito da alma de Lily, E QUE CENA IMPRESSIONANTE. Anubis pesa a alma de Lily e mostra que ela está mesmo condenada ao Inferno, mas diz que ele não pode fazer nada para mudar isso. Adoro como ele diz que não é ele, nem Deus, quem decide para onde vai a alma, mas as próprias pessoas na Terra – então, ele diz que não pode mudar nada, e eles podem mantê-lo prisioneiro se quiserem, mas isso não vai mudar o destino de Lily… talvez mude o dos Winchester. Por isso, Sam e Dean o deixam ir, e tentam convencer Lily a ajudá-los de todo modo.
Castiel sobe ao Paraíso em busca de Jack, e descobre que as coisas não estão bem por lá. Ele encontra os Anjos atacados pela “substância preta” que vimos mais cedo, Zuriel está morto e Dumah, a princípio, ainda está viva – e nos perguntamos o que está fazendo isso com o Céu. Enquanto Castiel e Dumah buscam Jack, Naomi aparece e diz que “ele não está mais ali”, e explica o que está acontecendo: o Paraíso está sendo invadido pela Sombra, a coisa que comanda o Vazio, porque o Vazio acredita que Jack pertence a ele – afinal de contas, Jack é meio Anjo, e é para lá que os Anjos vão quando morrem. Naomi não pensa duas vezes antes de decidir entregar Jack, mas Castiel não pode abrir mão dele: ele é seu filho e ele o ama. Então, Castiel vai em busca de Jack, sabendo exatamente onde ele estaria: com Kelly. É TÃO LINDO COMO CASTIEL O CONHECE!
A cena é emocionante… Castiel abraça Jack, depois abraça Kelly, e pede desculpas por ter “falhado”, mas Kelly diz que ele não falhou: Jack é maravilhoso, e isso é verdade! Então, Castiel explica tudo o que está acontecendo e sobre a necessidade de ele sacrificar parte de sua alma para retornar à vida, mas também explica que isso não é apenas sobre a vida de Jack, mas sobre todo o Paraíso, atacado pelo Vazio… quando ele revela o seu plano, de devolver Jack à vida para que o Vazio deixe o Paraíso em paz, descobrimos que Dumah era o Vazio o tempo todo, e isso torna as coisas mais tensas naquela sequência cheia de batalha… enquanto isso, na Terra, Sam e Dean tentam convencer Lily Sunder a ajudá-los, porque ela conhece a dor de perder uma filha, e ela não deveria estar permitindo que outras pessoas passem pela mesma coisa que ela passou.
“The pain of losing a kid? Don’t do this to us”
Quando parece que eles não têm chances contra o Vazio, Castiel faz a única coisa que poderia fazer: SE ENTREGA NO LUGAR DE JACK. O Vazio aceita o acordo, mas diz que não vai levá-lo agora, porque quer que ele sofra. Então, vai deixá-lo voltar para a sua vida, e quando ele se permitir ser feliz, então ele vai vir e tomá-lo. Mas é a decisão de Castiel, uma decisão tomada POR AMOR, como ele explica a Jack e Kelly quando lhe perguntam o porquê de ele ter feito isso: “Because I made a promise. Because I love you, Jack”. Castiel explica que Sam e Dean também o amam e estão lutando por sua vida nesse exato momento, e diz que eles não precisam saber sobre o que aconteceu ali, até porque “ele está em paz com a sua decisão”. Jack promete não contar. Então, Kelly se despede de Jack, dizendo que “estará esperando por ele”, e Castiel o leva de volta…
COMO É BOM VER O JACK ACORDANDO NA TERRA.
Ele está bem. Finalmente.
Jack está vivo, de volta com os rapazes, comendo hambúrguer, e Castiel ainda conseguiu com Naomi a localização do Arcanjo Michael… o feitiço para salvar a vida de Jack, no entanto, custa a vida de Lily Sunder, e a cena final dela é bastante bonita. Ao morrer, ela não vai direto para o Inferno, como esperava, mas se vê no escritório de Anubis, que pede para ela “tentar a sorte” novamente. Então, ela descobre que as coisas mudaram em seu julgamento – afinal de contas, ela sabia o que o feitiço lhe custaria, e mesmo assim ela ajudou Sam e Dean a resgatarem o filho… o fato de ela se sacrificar, ainda que estivesse condenada ao Inferno, lhe garantiu alguns “pontos” (tipo em “The Good Place”), que mudaram o seu destino final… então, ela está indo para o Paraíso, e enfim vai poder reencontrar a filha que perdeu, morta por Anjos no passado. E foi uma cena linda.
Mas, mais importante de tudo: JACK ESTÁ VIVO! \o/

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários