Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano (2018)



OS DETETIVES DO PRÉDIO AZUL ESTÃO DE VOLTA! No ano passado, os detetives mais famosos do Gloob chegaram aos cinemas com um filme empolgante, fofo e divertido que reuniu duas gerações da série infantil de sucesso – atualmente, a série completou sua 11ª temporada, e antes da 12ª, confirmada para o próximo ano, ganhamos uma aventura na ITÁLIA. O filme é inocente, com um roteiro previsível e um tom quase cartunesco, mas deve divertir aos fãs da série e das aventuras de Pippo, Sol e Bento… infelizmente, os detetives originais já se desligaram da série e, portanto, não fazem uma pontinha como no primeiro filme, o que fora bem emocionante na época, mas a EMOÇÃO fica por conta da relação de Pippo com o seu avô italiano, e aquela versão toda carismática de “Aquarela” que quase me fez chorar perto do fim do filme!
Tudo começa quando Sol, Pippo e Bento decidem gravar um videoclipe para se inscreverem em um concurso de bandas, mas se recusam a aceitar a Berenice no seu grupo – e ela decide se vingar deles. Então, quando as crianças são pré-selecionadas e convencem o Severino a levá-las para Niterói, Berenice os segue em sua vassoura, fazendo de tudo para atrasá-los, e então entrando para cantar, mesmo sem o seu nome na lista… o que ela resolve com um feitiço que substitui os “Detetives do Prédio Azul” por “Berenice Bis”. No fim, QUE BOM que ela fez isso, porque as apresentações eram apenas uma fachada para um plano maquiavélico dos poderosos Máximo e Mínima, que pretendiam usar as vozes de 10 crianças para completar uma poção e roubar a vida de bruxos reunidos em um evento importante: A EXPO BRUXO.
NA ITÁLIA!
Quando percebem que há alguma coisa errada, os detetives investigam e descobrem que Berenice foi sequestrada – e, para salvá-la, assim como as demais crianças e os pais, que foram enfeitiçados e agora estão congelados, eles voam para a Itália montados na vassoura de Berenice… e é uma sequência toda fofa, com o Pippo morrendo de medo de altura, enquanto o Bento se concentra na pilotagem e a Sol se diverte. Felizmente, Pippo tem o seu Nono na Itália, e ele pode ajudá-los enquanto eles investigam o lugar, os misteriosos símbolos espalhados pelos telhados da casa (os mesmos que constam no convite da Expo Bruxo), e eu gosto de todo o processo de investigam que os leva para tirar fotos no cenário lindo da Itália, invadir uma igreja, tocar uns sinos e serem apontados em direção a um perigoso Castelo… onde Máximo e Mínimo estão fazendo as crianças cantarem.
Assim, os 3 detetives acabam no Castelo enquanto os bruxos chegam para a Expo Bruxo e expõe suas invenções, e enquanto Berenice descobre que eles estão correndo perigo – assim, ela atrasa o plano de Máximo e Mínima porque se recusa a cantar, e acaba congelada como os pais, de volta no Brasil. Quando os vilões do filme pegam o Nono, no entanto, Pippo acaba ficando mexido, e isso o coloca na cabine para cantar como a 10ª criança, tudo para tentar salvar o avô. Ele sabia do risco que todos estavam correndo, mas ele não podia deixar que Mínima ameaçasse o avô, então ele entra na cabine e, com lágrimas nos olhos e muita emoção na voz, Pippo canta uma LINDA versão de “Aquarela”, que é a música dele e do avô no filme, que teve até um trecho em italiano em outro momento… é uma cena linda, que completa o feitiço de Máximo e Mínima.
Máximo está prestes a morrer e, com o seu tempo acabando, ele tem que agilizar o processo de roubo da vida dos bruxos reunidos na EXPO BRUXO, e eles são os últimos a subirem ao palco para apresentar o seu “invento” – enquanto Mínima inicia o feitiço para sugar a vida de todos ali presentes, Sol e Bento encontram Berenice congelada e conseguem desfazer o feitiço lhe devolvendo o colar que ela sempre usa para fazer suas próprias magias… assim, começamos um processo de redenção da Berenice que é muito fofo, na verdade. Afinal de contas, ela não é realmente “amiga” dos Detetives do Prédio Azul, mas eles se importam com ela o suficiente para ajudá-la, e ela está agradecida por isso… assim, Berenice e os demais encontram Pippo e o avô, e ela o reanima, em um dos momentos mais fofos do filme, que foi o Pippo abraçando o Nono e dizendo que “o ama”.
<3
Dali em diante, Berenice se une aos Detetives do Prédio Azul como “membro honorário”, e é muito bacana como ela se arrisca por eles, como participa da ação para salvar os bruxos reunidos no evento, e para derrotar Máximo e Mínima – por fim, quem os derrota, depois de Berenice ser nocauteada em um equivalente a Priori Incantatem, são os três detetives de mãos dadas e olhos fechados, protegidos por um escudo conjurado pelos colares de proteção que foram um presente do Nono do Pippo, mais cedo. Talvez o momento mais fofo tenha sido a amizade nascente entre Berenice e os demais, e aquele divertido “Eu disse que vocês precisavam de alguém com talento” – porque não teria mesmo sido possível sem ela. De volta ao Brasil, os pais são descongelados, o Nono vem “passar as férias”, e as crianças gravam um novo clipe.
Mas, dessa vez, não é para “ser famosos”.
É só para eles se divertirem mesmo! \o/

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários