The 100 5x07 – Acceptable Losses



“It’s time for Wonkru to go boom!”
Fazia algum tempo que eu não ficava tão APREENSIVO com um episódio de “The 100”, e esses últimos minutos de “Acceptable Losses”, com Madi lutando na arena, meu coração quase saiu pela boca… no entanto, isso significa que A GUERRA VAI COMEÇAR, e não era exatamente a guerra que pensávamos, contra Diyosa e o Shallow Valley, mas dentro da própria Wonkru, liderado por Clarke. E A CLARKE VAI ARRASAR! \o/ Um episódio inteligente, repleto de bons plots, e mostrando dois lados de Echo que, infelizmente, já conhecíamos: o lado inteligente e o lado filho da p*ta, ambos ressaltados com o seu plano para dar a Wonkru e ao Monty acesso ao satélite. Falando em Monty, também, ele recebe uma carta que Clarke guardou ao longo desses seis anos, desde Pramfaya, e que foi escrita por Jasper para o melhor amigo antes de sua morte, e é surpreendentemente real.
E não se refere apenas ao universo de “The 100”.

“Monty, I know you're an optimist”, a carta dizia. “You think better days are ahead, but that's not true. There is no light at the end of the tunnel. There's only the tunnel, another enemy to fight, another war. I've come to the conclusion that we're the problem... human beings, all of us. The cycle can't be broken as long as we're here. That's why I won't be here. That’s why…”

Chegou a arrepiar e, contra todas as possibilidades, eu sinto falta de Jasper.
Dito isso, devo reconhecer que ele estava certíssimo, e o problema, como sempre, é o próprio ser humano, e Octavia, outrora idolatrada, é o grande exemplo de corrupção e extremismo atual em “The 100”, vide o seu plano terrível para conquistar o Vale e matar Diyosa, seu povo e qualquer um de seus amigos que estejam lá também, como Raven – cito Raven como exemplo porque ela é a única com quem me importo de verdade. A série se tornou assustadoramente gráfica nas últimas temporadas, e foi angustiante ver os experimentos com os vermes da areia, numa tentativa de militarizá-los e destruir todos os seus inimigos, independente do risco que isso implica na destruição do próprio Vale. São Clarke e Monty quem descobrem esse plano maluco de Octavia e Cooper, e pedem a ajuda de Bellamy e Indra para detê-lo.
Sem sucesso.
Claro.
Enquanto isso, no Vale, Kane se preocupa com Abby, mas a verdade é que EU não consigo mais me importar com nenhum dos dois, e descobrimos que Diyosa está GRÁVIDA, embora seja impossível dizer desde quando. Quer dizer… quando ela engravidou? De todo modo, o que importa é o trabalho em conjunto de Raven e Echo, essa última conquistando a confiança de Diyosa entregando Shaw, sem se importar com o que isso vai significar para ele ou para a amizade dele com Raven – tudo o que ela queria era cumprir a promessa feita a Wonkru e colocar aquele pen-drive no computador. Astutamente, ela REALMENTE consegue fazer isso e dar a eles acesso ao satélite, mas a que custo? Desumano. Fiquei dividido entre admirar sua inteligência e detestar a sua ação ao ver Shaw espancado e com coleira… mas me partiu o coração mesmo ver os olhinhos cheios de lágrimas de Raven.
Até porque Raven SÓ SOFRE!
Outra trama angustiante é a de Madi treinando com Wonkru, e tanto Clarke quanto Gaia a instruem a não mostrar o seu potencial, porque isso poderia colocá-la em risco. Clarke porque a ama e quer protegê-la, Gaia porque ainda mantém a fé nas Comandantes e defende a Chama. De todo modo, quando Octavia a coloca para lutar contra Ethan, a garota não consegue se impedir de mostrar todo o seu potencial, e isso é APAVORANTE. Adoro vê-la lutar, adoro como é superior a ele dando a mão para ajudá-lo a se levantar, mas me apavora essa proximidade com Octavia, que a chama de “Madi kom Wonkru”. Mas talvez, no fim, isso fosse necessário, porque é isso que frustra todo o plano de “salvar os amigos” e Clarke decide ir no jogo de Monty e Jasper e “quebrar o ciclo”. Não dá mais para esperar: OCTAVIA PRECISA SER DEPOSTA DE SEU CARGO.
E eu não vejo a hora de ver Clarke liderando essa rebelião!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários