[Season Finale] Legion 2x11 – Chapter 19



“No one knows what it’s like to be the bad man, to be the sad man”
Felizmente, “Legion” fez todas as escolhas acertadas nessa grande finalização da temporada. Esses últimos 11 episódios, em alguns momentos, nos dividiram. Eu sempre amei o quanto “Legion” parece uma obra de arte, e as explicações teóricas em representações sobre fundo branco foram o grande destaque da temporada, mas não podemos ignorar o fato de que alguns episódios no meio nos desanimaram. Por isso, digo que “felizmente” a série se recuperou nesses dois últimos episódios para fechar a história da segunda temporada, e como resultado estamos aqui, curiosos para o que o terceiro ano nos reserva, tendo em vista que as coisas acabam de mudar seriamente agora. Mas embora eu tenha gostado e agora esteja ansioso por mais, acho que a terceira deve ser a última temporada de “Legion”, fechando a história e pronto. Pra deixar saudade.
O episódio começa IMPECÁVEL naquela sequência inicial ao som de Behind Blue Eyes, do The Who… e como alguma coisa pode ser menos que PERFEITA ao som dessa música? Mas ficou ainda mais sensacional em “Legion” pela maneira que foi colocada, com David Haller e o Farouk flutuando pelo deserto, em direção um ao outro, o David cantando… e devo dizer que eu nunca achei o David TÃO lindo quando eu achei enquanto ele cantava “Behind Blue Eyes”. Foi um verdadeiro ESPETÁCULO visual, e foi assim que se seguiu aquele brilhante duelo de Farouk e David no deserto, com efeitos f*das, um pouco de abstração, tudo digno de “Legion”. E algo que deve ser dito desse episódio assim de como toda a série: QUE ATORZÃO QUE É O DAN STEVENS, NÃO?! Gente, ele arrasa em momentos completamente diferentes um do outro, sempre o amo!
No “CHAPTER TEN: Three Years Later”, temos uma espécie de prólogo bem bizarro protagonizado por Melanie e Oliver juntos, conversando com a câmera como que para um documentário, melhor estilo “Roanoke”. Oliver nos conta que “o mundo acabou”, e Melanie ri, dizendo que “não é assim tão dramático”. Na verdade, no entanto, eles mesmos não têm mais representação corpórea, seus corpos escondidos em segurança em algum lugar. Tudo é um pouquinho macabro, mas instigante. Eles dizem que “o que aconteceu com Syd foi muito triste”, e nos informam que depois da luta contra Farouk, David “a traiu” e “se transformou”. E O MELHOR DE TUDO é aquele pequeno diálogo formado por “Why did he turn again, this David person?” “Because she showed him his future”, o que, a meu ver, só evidencia que o que aconteceu no final FOI OBRA DELES.
Eles transformaram o David no que ele é agora.
De volta ao deserto, enquanto David bate sem piedade em Farouk, pronto para matá-lo, ele é interrompido por uma Syd toda ensanguentada, que joga no chão a cabeça decepada do Minotauro e, com uma arma apontada para David, diz que “eles precisam conversar”. Tenho minhas teorias no episódio passado sobre como tudo pode ter sido manipulado pelo Farouk, desde que ele usou Melanie para envenenar Syd, e isso pode se concretizar nesse episódio final, porque aqui Syd “conta” para David que “ele não é um cara bom”, como ela pensou por muito tempo. E ele, tadinho, não sabia do que ela estava falando, e a carinha dele era de partir o coração. Fiquei com dó quando ele disse que a amava. Ela, no entanto, estava completamente distante, completamente mudada por Farouk, acreditava em tudo o que lhe disseram no episódio anterior…
E isso a tornava cruel.
Syd diz a David que “ele é o problema, não a solução”, e no momento em que ela conta o que a Syd do Futuro queria e quem ia destruir o mundo no futuro (David Haller!), eu acho que ela plantou a sementinha que vai, de fato, transformá-lo, que vai fazer com que ele destrua o mundo. Mas não porque isso aconteceria de qualquer maneira: PORQUE SYD COLOCOU ISSO EM SUA CABEÇA. Afinal de contas, uma coisa muito dita ao longo da temporada, e bem relembrado nesse episódio, é que “A delusion starts as any other idea: as an egg”. Algo como uma paranoia começa COM UMA IDEIA. Sério, quem é que começou essa “ideia” de que o David se tornaria o WORLDKILLER? Syd, ela mesma, e ao lado de seus amigos da Divisão 3 e Cary e Kerry, só eles são os culpados… e parte do David entendeu isso quando ela disse que ele não era o herói, ela era, e atirou nele.
David Haller vai parar em um outro lugar, um quarto cheio de TVs que repetem sem parar: “a delusion starts as any other idea: as an egg”, e ali David conversa com “outros Davids”, outras partes de si mesmo, que tentam lhe fazer entender o que está acontecendo: “Do you know what your delusion is?” Um David quer lhe fazer entender, ao levá-lo de volta para o hospital psiquiátrico e quando viu Syd pela primeira vez (“I’m a good person. I deserve love. I’m a good person. I deserve love”), que essa é sua grande ilusão: Syd. A ilusão de que ele é bom, a ilusão de que ele merece amor, a ilusão de que ela o ama de verdade. Tudo isso é a maneira como ele se engana. O terceiro David que aparece é mais louco, diz que “ele é um deus” e que “esse mundo lhe deve tudo”, e quando David insiste que “o amor dele e de Syd é real”, eles perguntam:
“Então por que ela atirou?”
O tiro, por sua vez, foi bem interessante. Quando Syd atirou contra David, Lenny atirou contra a bala de Syd e a deteu no ar. Wow! Então, ao despertar, David só consegue pensar em uma coisa que pode fazer, e manipula a memória de Syd, a ENGANA, fazendo-a acreditar que “tudo não passou de um pesadelo”, suprimindo a memória dela para que se lembre apenas que o ama, e nada recente que a fez duvidar desse sentimento. Mas Syd não é mais a Syd, e embora eu tenha DETESTADO a nova versão da Syd, também é angustiante vê-la tão vaga, tão distante. Agora, David precisa esperar a decisão do julgamento de Farouk, e decidir o que fazer com Syd, e vai atrás dela em projeção, para pedir para que ela fuja com ele, e transa com ela, o que, nessa situação, ele não tinha direito nenhum de fazer… David está desesperado para conseguir sua vida de volta.
Como era antes dessa loucura toda.
David está certo de que Farouk vai morrer, porque se não o matarem depois do julgamento, ele mesmo o fará, mas Farouk é traiçoeiro, manipulador, esperto. Ele convoca um ratinho para sussurrar no ouvido de Syd e fazê-la recordar de tudo, fazê-la entender a “traição de David”. E, como Farouk diz para David, você não pode fazer ninguém amar você. Ele tentou, por 30 anos, fazer David amá-lo, e nunca conseguiu. Então, nós vemos tudo se voltando contra David, e assim começa o “CHAPTER TWELVE: Trial of the Shadow King”. Aqui, a noção é de “verdade”, e o que é a verdade? Num saco de maçã em que todas as maçãs estão estragadas, a maçã que não está é que se tornará a “defeituosa”. Isso é brilhantemente cruel e realista. Assim, quando David chega no suposto julgamento de Farouk, as coisas se voltam contra ele, e ele fica preso em um campo de força.
É hora do SEU julgamento.
Dói de verdade ver que estão todos contra ele, que ninguém escolheu lhe dar um voto de confiança, que estão todos o julgando por algo que “talvez vá acontecer no futuro” (meio “Minority Report”), sem se preocupar com o David AGORA, com quem ele é e quem eles conhecem. ELES o transformaram na sua ruína, eles plantaram a ideia na sua cabeça, e eles lhe deram os motivos para a “transformação”. Foram ELES MESMOS que criaram o David que agora temem. E, mais uma vez, DAN STEVENS DÁ UM SHOW DE ATUAÇÃO. Ele muda completamente do início do “julgamento”, de implorar para que olhem para ele, até o final, quando querem mandá-lo de volta para a ala psiquiátrica, ou então “terão que matá-lo”. Meu coração se partiu quando ele disse “I’m a good person. I deserve love”, pela última vez, e então a transformação de que tanto falaram chega…
DAVID HALLER SE TRANSFORMA.
LEGION.
Começa a mudar pelo olhar de David, e pelo sorriso macabro que ele tem quando toma a decisão – não adianta mais implorar, não adianta mais tentar fazê-los enxergar algo que eles não querem ver… agora cabe a ele fazer o que quiser. Assim, ele diz que “lhes deu uma chance”, mas eles não a aproveitaram, então ele usa o seu poder, levitando, para QUEBRAR O CAMPO DE FORÇA que o continha, e em uma luz bonita, ele some. É uma cena e tanto… ali O OVO SE QUEBROU. Syd e os demais colocaram essa ideia dentro da cabeça de David, “a delusion starts as any other idea: as an egg”, e agora o ovo se quebrou e aquele bichinho preto macabro está solto… e, dessa vez, ele é o próprio David, que quebra a casca do ovo e sai para o mundo. E vai levar Lenny com ele, demonstrando um poder IMPRESSIONANTE, capaz de parar balas e tudo… só esperando para saber do que esse “David Legion” é capaz!
“What do we do now?”
“Now we pray”

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários