As Aventuras de Poliana (2018) – Uma flor e maquiagem!



CENAS EMOCIONANTES!
É impressionante como a Poliana está mudando depressa a vida das pessoas ao seu redor, não? Algumas pessoas mais distantes, como a Dona Branca, já estão até tricotando de volta por causa dela, e a velha já até perguntou para a Nancy sobre a garota, dizendo que “era pra ela passar ali na casa dela, porque tinha um presente”, o que foi uma cena adorável, que faz ressaltar o espírito real de “Pollyanna” em “As Aventuras de Poliana”. Mas o mais notável, até agora, é tudo o que a garota está conseguindo fazer em sua própria casa, conquistando de pouco a pouco o coração da tia, com quem vem compartilhando algumas das cenas mais FOFAS e, certamente, mais EMOCIONANTES da novela, e para falar sobre isso, eu preciso retornar um pouco na história para logo depois que a tia deu seus primeiros sorrisos, lá naquela noite da tempestade.
Quando a chuva não deixou que a Poliana dormisse e a fez descer para a sala para ficar com a tia, em busca de alguma proteção, ela pediu um “Por favor” tão doce que não podia ser ignorado. E a verdade é que a Tia Luísa já mudou bastante. Assim, quando a Poliana diz que está com medo dos trovões, ela se deita no colo da tia que, embora não saiba o que fazer com a mão, porque não está acostumada a dar e receber afeto, não expulsa a sobrinha dali. As duas conversam, e eu achei LINDO como a tia explicou a questão de como quando o som demora mais para vir depois do raio é porque a chuva já está se afastando e tal. No fim, as duas acabam assistindo a um filme juntas, embora a Poliana nunca pare de falar, o que pode ser meio irritante durante um filme (haha), mas elas compartilham momentos especiais, e a Tia Luísa até chora no fim do filme romântico!
“Ninguém é feliz o tempo todo sozinho, mas tudo bem”
“Xiu! Filme!”
Isso tudo incentiva Poliana naquele desejo de fazer a tia feliz ao reencontrar o grande amor do passado, que ela acredita ser o Sr. Pendleton, depois de uma conversa com Débora. No entanto, as coisas mudam quando a garota é esquecida na escola por Nancy e precisa voltar embora com o Professor Marcelo (!). Depois de deixá-la em casa, o Marcelo nota que a garota esqueceu a sua lancheira no carro, e abre um sorriso ao perceber que vai ter que voltar para lá. Enquanto isso, Poliana tem um próprio plano para a Tia Luísa, e eu acho FASCINANTE como ela consegue arrancar sorrisos sinceros e carinhosos da carrancuda tia, especialmente em um dia como aquele, em que ela estava profundamente estressada por causa de toda a confusão que Feijão tinha feito na casa naquela manhã… também pudera, nesse caso até eu ficaria todo estressado!
Mas Poliana chega com uma maquiagem exagerada, perguntando para a tia o que ela achou, e a tia é tão carinhosa ao sorrir e dizer que “ela parece uma palhacinha”, da forma mais terna possível! Poliana joga bem ao pedir que a tia lhe ensine a se maquiar então, mas pede que faça nela mesma, “para que ela possa ver melhor”, e a Tia Luísa cai direitinho, e até gosta da brincadeira, em um momento leve e bonito, cheio de sorrisos e parceria. ME EMOCIONEI! <3 E quando Poliana diz a ela que ela é bonita mesmo sem maquiagem e ela sorri?! Quando a tia termina e já quer tirar tudo do rosto, Poliana pede que ela fique assim mais um pouco, e diz que “falta algo”, e começa a mexer no seu cabelo, enquanto a tia sorri, porque está achando bonitinho esse carinho todo. Finalmente ela está aceitando que GOSTA de ter Poliana por perto, não?
Poliana, então, solta o cabelo da Tia Luísa, E ELA FICA LINDÍSSIMA. Milena Toscano é mesmo lindíssima, e estou adorando vê-la interpretar essa versão já mais amena da Tia Luísa! Com o cabeço solto e maquiagem no rosto, a campainha toca, com o Marcelo trazendo a lancheira que Poliana deixou em seu carro, e Poliana a faz sair do escritório para “ver quem é”. Ali, MARCELO E LUÍSA SE REENCONTRAM, e é uma cena e tanto… é a estreia da música do casal, e aqueles olhares têm um efeito fortíssimo em ambos, enquanto comentam que “faz tanto tempo que não se veem”, e Marcelo diz que ela está linda… depois disso, ela sai, envergonhada, e é muito parecida com a cena do livro, quando Pollyanna transforma a Tia Polly e coloca uma flor em seu cabelo. Mas embora sejam momentos lindos, também são momentos que trazem muita dor.
Isso tudo machuca Luísa demais.
O passado lhe dói.
Quando Poliana entra no escritório, Luísa está tirando a maquiagem, e diz que não gosta de receber visitas sem avisar, ainda mais “assim”, e diz que essa brincadeira já foi longe demais. Quando ela diz isso, sua voz está à beira das lágrimas, com a interpretação PERFEITA de Milena Toscano, que eleva “As Aventuras de Poliana” a outro patamar. Mais tarde, chorei com a Luísa enquanto ela assistia a um vídeo antigo dela e Marcelo, com Débora se intrometendo, mas ainda assim era FORTÍSSIMO o amor que existia entre Marcelo e Luísa. Ele diz que nunca se cansa de filmá-la, e ela fica toda envergonhada, enquanto ele a beija, dizendo que devem gravar para quando forem velhinhos, para que possam mostrar aos netos “como eram o vovô e a vovó”. O vídeo por si só é doloroso, e ver a Tia Luísa chorando ao assisti-lo… que cena mais emocionante e triste.
Em paralelo, vemos Poliana entrar no seu quarto e descobrir UMA FLOR que foi deixada ali como presente, e eu estou animado com esse pequeno romance sutil e inocente que nasce entre ela e João. Ainda é muito puro, muito infantil, mas profundamente verdadeiro. Quando vai visitar Antônio, João diz que “quando tiver uma namorada vai tratá-la como Tonho diz, e não como seu pai tratava sua mãe”, e então pede uma flor para ele e sobe para deixá-la de presente no quarto de Poliana… talvez ele não saiba racionalizar isso, mas está todo apaixonadinho, e isso É TÃO FOFO. Vide a cena de João tentando escolher o lugar perfeito no qual deixar a flor para a garota, e ele estava tão contente, e ao mesmo tempo tão nervoso com isso que estava sentindo. É a questão do “primeiro amor”, e eu acho que isso é uma das coisas MAIS LINDAS que vivemos na vida.
Me faz pensar em “Meu Primeiro Amor” e “ABC do Amor”.

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários

  1. Ótimo post como sempre,vou fazer uma review do que aconteceu essa semana: - Poliana e Kessya finalmente ficaram amigas, isso é bom por que não só a Kessya é minha personagem favorita mas a Kessya daria(e atualmente dá) ótimos conselhos pra Poliana.-achei desnecessário essa briga da Joana e do Sérgio, não acrescenta nada a trama e é filler!-o clube dos meninos está cada vez me desanimando, está ficando muito chato, mas eu tenho muito pena da Lorena,inicialmente eu não gostava dela por que achava que ela tinha pouca personalidade, mas agora eu sinto muita pena dela, a irmã mais velha mal dá atenção pra ela, o melhor amigo a trocou por outros amigos e o pai embora a ame,é muito ocupado com o trabalho dele, sem falar da mãe que mora longe e só pensa em trabalho e nem tem tempo pras filhas, essa menina realmente precisa de um abraço.- o Guilherme deu uma bela de uma lição na insuportável da Filipa por ela ter feito aquela lista rídicula dos alunos mais bizarros,pena que ele foi punido pelo idiota do pai dele.-as cenas da Luisa com a Poliana estão ficando cada vez mais lindas, antes parecia bem superficial, mas agora estão bem narurais e bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em alguns pontos, discordo em outros... sobre a briga de Sérgio e Joana, realmente não é uma das minhas tramas favoritas, mas tampouco considero "filler". Acho que está ali para mostrar que "eles são pessoas de verdade". Afinal de contas, a trama não pode girar apenas em torno do núcleo central, e se Joana estiver ali, "no banco de reservas", só para quando for necessária para cenas com a Luísa (como as dessa semana, que foram ótimas!), ela parecerá uma personagem rasa, sem vida, sem veracidade... então é normal que ela tenha seus "problemas" com o marido, não critico, embora não tenha sido minha trama favorita. / Sobre a Lorena: AH, COMO EU AMO AQUELA MENINA! Queria adotar ela e o João, num combo HAHA <3 Mas não acho que o Durval seja "muito ocupado com o trabalho dele", porque ele está sempre presente, sempre preocupado, e é um verdadeiro PAIZÃO, já provou isso inúmeras vezes! / As cenas da Luísa com a Poli estão mesmo maravilhosas <3

      Excluir

Postar um comentário