Sense8 – AMOR VINCIT OMNIA, Parte I



TOGETHER UNTIL THE END.
“Sense8” certamente VAI DEIXAR SAUDADE, mas ao menos tivemos um final belíssimo e digno dessa verdadeira obra-prima que, além de uma ficção científica repleta de ação, era também uma ode à humanidade e, acima de tudo, AO AMOR. “Sense8” falou sobre temas como diversidade, respeito, união e foi isso o que guiou esse brilhante EPISÓDIO FINAL, chamado “Amor Vincit Omnia”, quando todos os sensates se unem para salvar Wolfgang, que precisa da sua ajuda – e ao fazê-los, temos todas aquelas sequências brilhantemente dirigidas, mostrando o clã se reunindo, mostrando diálogos acontecendo simultaneamente em uma variedade de cenários, e meus olhos se encheram de lágrimas durante todo o tempo, pensando que estava me despedindo dessa maravilha. Mas nada me preparou para o final e os belíssimos votos de Nomi e Amanita.
Ah, e Wolfgang e Rajan…
COMO AMEI AQUILO <3
Enquanto Wolfgang está preso, sedado em uma maca pela BPO, o vemos reviver momentos traumatizantes de sua infância ao lado de seu pai babaca e preconceituoso –e desde pequeno ele tem essa qualidade explosiva, quando ele dá um soco no pai para proteger a mãe, e eu achei brilhante mesclar as cenas do Wolfie criança com o Max Riemelt, porque não era algo acontecendo apenas no passado, mas também agora, na mente de Wolfgang. A primeira a conseguir interagir com ele é, como tinha que ser, Kala, e as cenas dela são maravilhosas, tocando em seu peito na maca ou segurando-o quando ele cai fraco em seu quarto. Quando ele repete a fala da mãe quando ele disse, na infância, que ela precisava ir embora e que “ele cuidaria de tudo”, Kala não o deixa dizer que “ele não vale a pena”: “I know what love is because of you. I love you, Wolfgang. And I swear we’ll get you free”.
Foi uma introdução ELETRIZANTE, e então o clã começa a se reunir, em uma daquelas cenas que adoramos, e eu adoro ver as mentes de Hernando e Daniela “explodindo” por causa da informação que receberam recentemente: que Lito é um sensate. Lito explica como pode (“You know we can hear you. Even when you lower your voice”), enquanto Daniela e Hernando reagem, e eles são apenas os primeiros humanos que vemos reagir a isso tudo no fantástico episódio final, porque ESSE GRUPO ESTÁ CRESCENDO, e eles são unidos pelo amor que conecta uns aos outros! Algumas cenas são profundamente tristes, como a Amanita e a Nomi olhando para a Torre Eiffel e conversando sobre Paris e sobre os seus sonhos de quando eram mais novas (“Possibility is justo ne kiss away from reality”), enquanto fazem promessa de um novo futuro, em breve.
Whispers agora é prisioneiro, e eu adoro como Will fala com ele, em tom debochado, quase como uma vingança pessoal, embora não faça nada impensado. Gosto de como fala da esposa e da filha, de como é irônico e ameaçador, e Whispers continua sempre o monstro nojento de sempre, fazendo ameaças terríveis – no entanto, Will TAMBÉM é bom no que faz, e deixa a informação de que a esposa dele está pedindo o divórcio por último. Eles também têm Jonas como prisioneiro, e é doloroso como ele fala de Angelica (“Dor nos conecta. A dor nos une melhor do que qualquer outra coisa”), embora as informações que ele dê sobre como a Nazaré de Sense8 estava tentando encontrar Raoul com um “sonar de dor” não sejam muito conclusivas ou mesmo esclarecedoras… o episódio, no entanto, vai brilhantemente nos guiando por todas essas informações.
Os nervos estão inflamados. Wolfgang preso, os outros 7 sensates trabalhando juntos, Lito ora sendo “um ator” e pulando como um sapo em seus exercícios matinais, ora surtando porque “Nomi deveria estar se casando”, “Capheus deveria estar fazendo campanha” e “ele tinha a grande chance de sua vida”, mas estavam ali. Estão todos em Paris, LONGE DE TUDO, mas ajudar o Wolfgang agora é mais importante que tudo… mesmo com as coisas ficando complicadas em suas casas, como a BPO contatando a família de Kala! No meio desse surto iniciado por Lito, é Will quem manda que todos parem e respirem… então, brilhantemente, todos são transportados para o lado de Sun, que está no terraço, meditando à sua maneira. Isso não é a grande sacada de “Sense8”? Então, eles decidem que WOLFGANG PRECISA DELES. E isso é uma guerra.
Como prometeram a Whispers.
Wolfgang até chega a quase escapar, mas sem sucesso. Revivemos sua história de vida dolorosa quando o pai conta que sua mãe é também sua irmã, e Wolfie revive a morte do tio e a mãe chorando ao lhe contar o que aconteceu, naquele momento em que ela diz que “não vale a pena” e o Wolfgang diz que dessa vez ela pode ir para longe, que “ele vai cuidar de tudo”. Enquanto vemos o pequeno Wolfgang colocar fogo no carro com o pai dentro, vemos o nosso Wolfgang de agora sendo o WOLFGANG DE SEMPRE. Fugindo com cabeçadas, tiro, sangue, e o Wolfie estava LINDO DEMAIS. Quando vê que não vai conseguir escapar da BPO, no entanto, ele ameaça atirar na própria cabeça, e é impedido por Kala, que ameaça pular do prédio se ele se matar. “You can’t give up. Not you. Not now”. O desespero da BPO, no entanto, prova que eles precisam do Whispers.
Para o Programa Drone.
Ou Zumbi.
O grupo começa a crescer com a chegada de Bug, e é uma cena FOFA, em paralelo a uma cena LINDA enquanto Sun fala com Mun por telefone (“Are you saying you miss me, Detective Mun?”), parecendo dois adolescentes, apaixonados no meio de uma confusão, e totalmente MARAVILHOSOS, como sempre. Logo em seguida, o próximo a se juntar ao grupo é Rajan, que chega até Kala depois da BPO aparecer na Índia a procurando, E A TENSÃO TOMA CONTA DO EPISÓDIO. Porque com Rajan chega também a BPO, e enquanto eles fogem e deixam o apartamento, refugiando-se no terraço, Jonas consegue escapar, prometendo que “ainda vai ajudá-los”, e Nomi e Lito voltam para trás quando se dão conta que Hernando, Daniela e Amanita saíram para comprar o café-da-manhã. A cena fica intensa, e eu AMO ver a Sun e o Will lutando, sempre!
Eles são inigualáveis.
Destaque à celebração de Amanita ao ver “Nomi” lutar.
Talvez um dos momentos mais fofos do episódio tenha sido o Rajan dizendo que “não ia a lugar nenhum até que o explicassem o que estava acontecendo”, e depois que eles lhe contam, ele fica pasmo, encarando todo mundo, recebendo as mais hilárias expressões de volta – destaque a Sun! Quando Rajan conversa a sós com Kala, percebemos que ELE É UM HOMEM TÃO BOM. Certamente muito melhor que imaginávamos. Não só ele acredita em Kala, porque “essa loucura toda não pode ser invenção”, como também se recusa a deixá-la sozinha se ela está correndo perigo… afinal de contas, ele veio a Paris pelo mesmo motivo pelo qual se casou com ela: PORQUE A AMA. “Oh my God, Rajan. I married a good man!” E nós sabemos que Kala também o ama, independente de amar o Wolfgang TAMBÉM, então eu fiquei um pouquinho apreensivo.
Até me dar conta das possibilidades incríveis a seguir.
Um grande DESTAQUE do episódio foi como deixou que todos brilhassem
…vide Daniela DESTRUINDO o Whispers:

“I know your kind. Men that mistake cruelty for strength. Living your petty little lives, so limited. We both know that if I were to pull this trigger, not a single person would shed a tear. The smallness of your kind of life is nothing to fear... only to pity”

O episódio final de “Sense8” é ADMIRÁVEL pela maneira como eles não se apressaram em encerrar a história de qualquer maneira, mas fizeram jus ao que tinham construído até então, valorizando cada personagem e cada nova trama introduzida na segunda temporada, fazendo um final complexo e compreensível! Como quando Riley reencontra o Sr. Hoy, cujo clã está agora sendo perseguido pela BPO, graças a ela, e aparentemente a única maneira de salvá-lo é matando Whispers, porque isso desligaria o Programa Drone. No entanto, se fazê-lo, eles também matariam Wolfgang, e eles não podem fazer isso. Por isso, Riley se desculpa, mas diz que não pode aceitar a proposta, então o Sr. Hoy e o seu clã estão sozinhos, e tudo o que podíamos fazer era TORCER para que eles ficassem bem depois que ele toma aqueles bloqueadores.
A sequência rumo à troca de Whispers por Wolfgang é GENIAL, e angustiante. Que suspense BRILHANTE. Lito, em seus dons de atuação, avisa a polícia sobre terroristas, enquanto Will decide que é ele quem deve falar com Lila, porque já está conectado com Whispers mesmo, e Bug arruma o carro da fuga. TODOS participam, e não apenas sensates, como vimos na primeira temporada, mas também Hernando, Daniela, Rajan e Bug, por exemplo, e essa é a parte mais interessante. O plano é complexo, o momento da boate nos deixa APREENSIVOS, aquela caminhada em câmera lenta é sacanagem, e então as coisas saem de controle quando eles perdem Whispers e Lila quase mata Wolfgang, se não tivesse sido impedida por Kala. No meio de toda essa luta e confusão, e com a ajuda da bomba fedida de Kala, que Hernando e Daniela liberam, eles saem da boate…
Tudo é GENIAL e angustiante. Whispers acaba escapando, mas Wolfgang é mantido em segurança com Rajan, enquanto aparece para dizer isso a Kala e garantir que está bem, e então todos celebram o quanto conseguiram, e tudo ESTÁ PRESTES A FICAR AINDA MAIS PERFEITO! Porque meu coração parou por um segundo quando pegaram a Sun, mas quando alguém aparece para ajudá-la, meu coração disparou… afinal de contas, era o GATÍSSIMO Detetive Mun, e não poderia ser um momento mais lindo. Porque FINALMENTE Mun está aqui também, somando-se ao grupo crescente de sensates e humanos, e Sun merecia isso. Como diz a Nomi: “Okay... I found Sun. She's good. Like, really good”. Foi um momento emocionante, terno, bonito… tudo maravilhosamente tocante. E então percebemos o quanto esse grupo estava se tornando significativo.
Para a guerra contra a BPO.
QUE ELENCO, MINHA GENTE! <3
Ótimo ver o Wolfgang FINALMENTE seguro junto aos demais, e eu devo dizer… não foi incrível ver como Wolfgang e Rajan tinham QUÍMICA? Eu não sabia disso e o quanto eu desejava esses dois juntos até realmente vê-los aqui, e tudo começa quando Wolfgang o agradece (“Rajan… most men wouldn’t have done what you did for me”), mas nós podemos quase sentir faíscas. Por ora, Kala não sabe o que fazer (“Oh, Ganesha. What do I do here? What rules do I follow?”), mas Bug diz que “não têm regras a serem seguidas”, então ela desce do carro, beija e abraça Rajan, diz que “ele é muito mais do que o homem com quem achou que tinha se casado”, mas ainda abraçada a ele, ela “está em dois lugares ao mesmo tempo” e vai até Wolfgang… abraçando-o e beijando-o também.
Como não AMAR?!

“Wait. I want to say something. I have lived much of my life with one friend, with my one brother. And I never knew what it was like to... have people in your life that would fight for someone like me. Thank you”

Continuo na minha próxima postagem… estou me estendendo demais!

Para mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários

  1. Sense8, realmente como não amar essa série... tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo me deixou louco por querer muito mais de cada um. realmente foi incrível a forma detalhista que os produtores realizaram esse episódio final, sem pressa para acabar a série de qualquer maneira, mas de uma maneira que vai deixar saudades, além de ser uma maneira de agradar os fãs que tanto apoiaram esse projeto tão incrível. Tivemos momentos mais que maravilhosos nesse episódio, são tantos que não saberia escolher um preferido... mas meu destaque vai para o grupo de não-sensates se unindo aos sensates como um exército que não se importa com o que virá, porque eles já estão tão conectados também, por amor e pela amizade que não dá mais para pensar em não se envolver naquilo tudo... eles são incríveis! E juntos todos formam uma equipe esplêndida imbatível e emocionante ao mesmo tempo. Nossa, são tantas emoções (momento Roberto Carlos)! Rajan aceitando Kala como ela é, ela ameaçando se matar se Wolf se matasse, os momentos surtados do Lito (demais!), Dani e Amanita enfrentando Whispers, Mun chegando para salvar Sun como um Power Ranger, a chegada de Bug... enfim! e olha que muita coisa ainda estava por vir. Quanta genialidade em um único episódio final que pareceu ter apenas 40 minutos de tão envolvente e eletrizante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que ainda teríamos Sense8 por tanto tempo em nossas vidas, realmente VAI DEIXAR SAUDADES! <3 Mas embora não tenhamos novos episódios, a série foi brilhantemente fechada, e para sempre estará em nossos corações, com todas as suas ideias e ensinamentos belíssimos... sem contar que também sempre estará a uma maratona de distância, né?! <3

      Excluir

Postar um comentário