Kamen Rider Build, Episódio 39 – The Unstoppable Genius



Como sentimos sua falta, Sento!
Sempre me fascina a ousadia e, acima de tudo, criatividade do roteiro de “Kamen Rider Build”, e trazer Takumi Katsuragi de volta, mas interpretado por Atsuhiro Inukai, que não tem mais as memórias de Sento Kiryu, foi uma das escolhas mais interessantes da temporada, porque permitiu que víssemos uma nova versão do personagem em uma atuação brilhante, que muda o tom de voz e até o jeito de andar. Vemos o rosto de Sento e a personalidade de Katsuragi com perfeição, e o movimento que isso dá à trama é bacana, porque enquanto sentimos falta de Sento Kiryu e queremos o nosso herói de volta, o vemos não confiar em Ryuuga Banjou e pensar em destruí-lo, “antes que ele se transforme como aconteceu com Evolt”, o que parece um absurdo para qualquer um que, como Sento, tenha passado por isso tudo ao lado de Ryuuga ao longo desse ano.
Não tem como não confiar em Ryuuga!
Mas a situação está bem complicada porque eles evidentemente não têm chances contra o novíssimo Kamen Rider Mad Rogue, que luta impetuosamente, com um golpe final impactante com asas brancas de morcegos e, felizmente, logo que Gentoku perde a batalha, antes que Utsumi possa atacar Ryuuga, Grease se junta à batalha como prometeu que não faria e os tira dali… Gentoku Himuro está em um estado deplorável, desacordado e todo enfaixado e cheio de curativos, e Katsuragi não parece se importar muito com isso, a não ser de forma meramente racional, se questionando o porquê do interesse súbito de Evolt no Planeta Terra, uma vez que “ele já destruiu muitos planetas, e agora se contenta em governar um”. Realmente é uma pergunta aceitável, mas é doloroso vê-lo produzir o “Item Final” para destruir não apenas Evolt, mas também Ryuuga!
Acho que o personagem de Ryuuga Banjou foi, talvez, o MELHOR DESENVOLVIDO ao longo de “Kamen Rider Build”, e como exemplo podemos pensar no quanto “demorou” para que ele se tornasse o Cross-Z pela primeira vez, porque “ele estava em construção”. Desde então, ele cresceu, mudou, aprendeu – e coisas terríveis aconteceram a ele. Mas o amor da amizade que sente por Sento Kiryu é sincero, e foi graças a essa amizade que ele se tornou quem é hoje, tão admirável! O fato de ele NÃO QUERER ser como Evolt, independente das memórias que realmente começam a retornar a ele, é uma informação importante! E eu gosto de como Sawatari fica ao seu lado, de como treina com ele para aumentar o Nível de Perigo, e como conta sobre como Katsuragi quer destruí-lo por temer que ele desperte como Evolt. Mas, como Kazumin diz: “ele é mais humano do que pensam”.
Enquanto Evolt manda Utsumi usar o Driver Evol para trazer os Kamen Riders para ele, Gentoku desperta e conversa com Sawa sobre a culpa que sente, dizendo que “foi ele quem quebrou” Utsumi quando atirou nele, há tantos episódios. E realmente foi ali que tudo começou a mudar, afinal foi Stalk/Isurugi/Evolt quem o resgatou. Atualmente, Utsumi está descontrolado, e precisa de um poder a mais de Build para ser destruído. Assim, Takumi Katsuragi constrói o ITEM FINAL, e quando Misora o ouve exclamar “Eu não sou grandioso? Eu não sou fantástico? Eu não sou… um gênio?”, ela lamenta a ausência de Sento, porque isso não se parece em nada com ele. Diferente de Sento, Katsuragi não quer “confiar nos amigos”, porque acha que isso o fará cometer erros, e é forte a cena em que Gentoku, embora fraco, sai da cama e pede a Katsuragi que confie nele dessa vez…
Eles precisam fazer algo.
“Desta vez, o nosso inimigo não é humano”
Cross-Z e Grease são os primeiros a lutar contra as forças de Nanba e contra o Kamen Rider Mad Rogue, e embora Utsumi vença Sawa, antes que ele possa se voltar contra Ryuuga, Katsuragi aparece, e se transforma no Build RabbitRabbit… a batalha é boa, especialmente porque ela não está definida apenas pela ação e pela luta física, mas por aquela brilhante conversa de Utusumi e Katsuragi de dentro de suas armaduras, e Utsumi está cada vez mais descontrolado, tentando provar a Katsuragi o quanto eles são parecidos. Sem sucesso, naturalmente, mas quando Katsuragi tenta usar o Item Final e se transformar na sua próxima forma, ele não consegue. E quando fica perdido e desconcentrado, Cross-Z aparece novamente para DEFENDÊ-LO. Porque no fundo Sento Kiryu ainda está ali dentro. é lindo ver Ryuuga defender o amigo, mesmo que ele não esteja presente…
E eventualmente ele perde.
Muito me dói ver Ryuuga Banjou ao chão, sofrendo e sangrando, mas é um momento emotivo ESSENCIAL para a transformação seguinte. Ao ver Ryuuga destruído depois de defendê-lo, as memórias de Sento Kiryu começam a retornar, e são tantos momentos bonitos que Sento e Ryuuga tiveram ao longo desses 39 episódios que não dá para numerá-los. Foram momentos bonitos, fortes, divertidos… todos demonstrando uma dedicação incondicional um pelo outro. Assim, na própria expressão de seu rosto, podemos ver que é o nosso Sento Kiryu quem ESTÁ DE VOLTA AGORA, e eu amei a maneira como “Kamen Rider Build” representou esse retorno, colocando Sento e Katsuragi em um cenário extra, bonito, conversando… quando as mãos dos dois se tocam, como na abertura, eles se fundem em um só, com Katsuragi confiando em Sento: O FUTURO É ELE QUEM CONSTRUIRÁ.
Então Sento está de volta, e agora ele pode tentar novamente usar o ITEM FINAL, porque ele não conseguiu se transformar anteriormente justamente por não ser Sento. Como Katsuragi, ele não podia fazê-lo, mas como Sento Kiryu ele pode tentar novamente… a ideia é BRILHANTE, e perfeita para finalizar “Kamen Rider Build”, para unificar esses poderes do Build que vimos ao longo dessa temporada. Além da cena conter cenas como o Ryuuga dizendo “Você demorou demais!”, que eu achei super FOFO, tem a trilha sonora da abertura forte tocando enquanto conhecemos um novo Henshin, o Henshin mais impactante da história de “Build”. Com a base de seu uniforme branca, pela primeira vez, Sento Kiryu se transforma no KAMEN RIDER BUILD GENIUS, a forma que usa o poder de todas as 60 garrafas e suas cores… agora, ele é mesmo imparável!

Para mais postagens de Kamen Rider Build, clique aqui.


Comentários

  1. Realmente o Henshin do Kamen Rider Build Genius é muito impactante. Você vibra quando ele acontece, e a forma é impressionante. Eu fiquei arrepiado e com lágrimas nos olhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário