3% 2x07 – Névoa



“Então me conta: por que você roubou o registro do seu irmão?”
O título do episódio remete a um procedimento ao qual Michele é submetida quando retorna ao Maralto, direto ao CRT, para “confirmarem” que ela realmente está do lado deles, ainda que ela tenha entregado a bomba e acabado com o Plano A da Causa, e as cenas finais da personagem, chegando a um momento que queríamos vê-la chegar há tempos foram INCRÍVEIS, mas eu confesso que não senti que esse episódio foi sobre a Michele. Ela esteve em segundo plano, como sempre acontece quando a trama se volta a Rafael, porque ele é a grande estrela de “3%”, ao lado da Joana, é claro. Assim, temos um episódio MUITO BOM que foca no Rafael, em sua divisão entre o amor que sente por Elisa, que representaria o retorno ao Maralto, e a missão que ainda quer terminar ao lado da Causa, o que o mantém no Continente e ao lado de Fernando.
Adoro ver essa complexidade crescente do personagem.
Também adoro, e não vou negar, essa ousadia que a segunda temporada de “3%” permitiu – a primeira temporada não tinha clima para sexo, mas a segunda integra isso aos episódios de forma convincente e bonita… achei ousado e INCRÍVEL aquela cena do Rafael tomando banho, quando as luzes se apagam, como uma interpretação toda de Elisa, algo meio de “fantasia” ou quase fetiche. Devo confessar que me incomodou um pouquinho a câmera levantando na hora do “Abaixa a toalha!”, e não mostrou nem ao menos a bundinha do Rodolfo Valente, e estávamos ali, esperando para ver… de todo modo, a cena foi quente, ainda que breve, e é uma boa introdução ao episódio, que tem tudo a ver com o romance de Rafael e Elisa, agora que descobrimos que ELA SABE muito mais sobre o passado dele do que imaginávamos até aqui!
Rafael está fazendo de tudo para fazer Fernando acreditar que NÃO É O TRAIDOR, e o prêmio “ingratidão” vai para o Fernando, uma vez que Rafael o deixou entrar com o rádio. De todo modo, é como Rafael diz: “Por mais bizarro que isso possa parecer, você é a coisa mais próxima que eu tenho de um amigo”. E a verdade é que o Fernando é um personagem que se torna insuportável ao lado de Michele, mas aparenta ter potencial quando está distante dela. Vide as cenas com a Joana ou com a Glória… assim, espero que essa recente parceria com o Rafael signifique uma nova fase interessante para Fernando. Gostei de como eles conversam sobre as comidas do Maralto, por exemplo, e de como Fernando fala do plano alternativo dele e de Joana, e Rafael acha que é uma ideia excelente e resolve ajudar: APAGAR OS REGISTROS DOS CANDIDATOS.
O MAIS LEGAL do episódio foi quando um tal de “Luis Carlos” aparece para se registrar e Elisa o deixa passar, apesar de notar algo errado em seu registro. Então voltamos 6 MESES NO PASSADO, para uma cena de Elisa e Rafael no Maralto, quando Elisa percebe um problema no registro do “Rafael”, e quando ele acorda, diz que “ele tem cara de várias coisas, mas que nunca imaginou cara de Thiago”. Quando ela o chama de Thiago, no entanto, ele a corrige e diz que seu nome é Rafael… é quem ele é. Confiei plenamente no Rafael quando ela pergunta “Então me conta: por que você roubou o registro do seu irmão?” e ele responde dizendo que “ele e seus irmãos eram só um símbolo do fracasso de sua mãe”, que teve seis filhos seguindo as instruções que dão quando você é eliminado no Processo: que a alegria de ter um filho é uma das melhores maneiras de lidar com a derrota.
Forte.
O tal “Luis Carlos”, então, que apareceu para conferir o registro antes do Processo 105 é, na verdade, o VERDADEIRO Rafael, irmão mais novo do “Rafael” que conhecemos, outrora Thiago: “Parece que você inaugurou uma tradição na sua família. Eu só tenho pena do caçula: de quem ele vai roubar o registro?” Depois de encobertá-lo nessa situação, alguém da Causa tenta matar Rafael, e o tiro acerta Elisa, em uma cena triste porque o desespero dele é real, ele a ama de verdade quando pensa que ela vai morrer, e ele estava mais lindo do que nunca chorando e com as mãos sujas de sangue. Quando sobrevive, ela pede novamente que ele volte ao Maralto com ela, e por um segundo fomos enganados e achamos que ele voltaria, mas ele fica para trás. Ele ainda quer completar sua missão, e agora ele tem um plano ao lado de Fernando.
Michele, por sua vez, é submetida a testes nos moldes de “Divergente” e “Total Recall”, e é um pouco desconcertante. Cássia a faz voltar ao primeiro dia em que ouviu falar sobre a Causa, em um banco abandonado, quando o Velho veio lhe dize que André morreu no Processo. Em seguida, revemos a cena, e a pessoa que antes fora o Velho agora não tem rosto, e quando Cássia pergunta quem falou com ela sobre a Causa pela primeira vez, ela responde: “Eu não lembro”, e é um tanto quanto desesperador. O homem não tem mais rosto, e Cássia está manipulando as memórias dela para que ela esqueça de coisas, o que é bastante DOENTIO. Michele, no entanto, luta contra isso, dizendo que “não pode esquecer e não vai esquecer”, refugiando-se em sua própria imaginação ao invés de vagar pelo reino das memórias, onde Cássia pode moldá-las.
Quase desligada do “mundo real”, Michele fica dentro de sua própria mente, andando por seu Labirinto e chegando até ela mesma, mandando-a acordar. Quando acorda, ela bate em Cássia, pega sua arma e anel, e com eles vai até a prisão onde planeja salvar André. E vamos dizer, eu não gosto muito da Michele, mas aquela cena dela atirando no vidro para salvar o irmão? QUE CENÃO MARAVILHOSO! Finalmente Michele e André estão juntos, e o momento é repleto de muita EMOÇÃO, com os olhos emocionados, o abraço e aquela fuga desesperada, rumo a não sabemos onde… parece difícil conseguir escapar do Maralto, mas enquanto andam meio sem rumo pela floresta, André diz que conhece um lugar… e eu estou bem ansioso para ver o cenário do Maralto ganhar uma nova profundidade, com a temporada de “3%” o tempo todo crescendo!
Falando nisso… QUE FINAL FOI AQUELE?!
COMO ASSIM MARCO ESTÁ VIVO?!

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários