3% 2x08 – Sapos



E esses plot twists todos?!
QUE TEMPORADA É ESSA?! O segundo ano de “3%” vem cheio de reviravoltas bacanas e ganhamos mais novidades no roteiro que já estava surpreendente e bom. Como vimos no final do episódio passado, Marco está vivo (!), mesmo depois de tudo o que vimos ele passar na primeira temporada, e o fato de ele estar vivo é bastante importante para a nova trama, com aquela revelação final. Assim, voltamos UM ANO NO PASSADO, para o momento em que vimos Marco pela última vez, e descobrimos que ele foi tratado com tecnologia do Maralto, e as cenas foram bem fortes, e mostraram o estado em que Marco se encontrava depois da mutilação: sem as pernas, agora substituídas por outras mecânicas, e o rosto incapaz de abrir um dos olhos, cheio de sangue. Depois de um tratamento breve, ele foi liberado, de volta ao Continente, eliminado do Processo.
Marco não retornou para casa depois de ser eliminado do processo. Naquele estado deplorável, ele não teve coragem de voltar para a “Casa dos Álvares” e dizer que tinha falhado, por isso ele fez de tudo para entrar para a MILÍCIA, em uma cena bem desesperadora, em que ele tem que passar por um “Mini-Processo” para entrar. Primeiro ele tem que dizer uma frase, com consequências distintas se ela for verdade ou mentira, e ele usa um paradoxo clássico adaptado para o universo da Milícia de “3%”, e diz: “A minha frase é que você vai me estrangular”. Então, ele passa no teste de inteligência, mas precisa ainda passar no teste da força, e aqui as cens são traumatizantes, ele apanha, enquanto a Milícia usa palavras pejorativas contra ele, mas como o FDP que sabemos que Marco é, ele consegue derrubar todo mundo os eletrocutando.
“Conseguiu, manco, tu me derrubou”
Assim, ele se junta à Milícia como “Marco Manco”. Agora, ali está ele, fazendo o trabalho sujo da Milícia, com a missão de matar Joana porque ela matou o filho do Gerson, mas ela diz coisas impactantes sobre como “a mãe dele não gostaria que ele estivesse ali fazendo o trabalho da Milícia”, e quando o Rafael chega, a mando do Maralto, Marco já soltou Joana e eles já se separaram… ele diz que eles ainda se encontrarão novamente, quem sabe no Processo. Gerson confronta Marco pela “fuga” de Joana, e QUE CENA FORTE, quando Marco MATA Gerson e assume a liderança da Milícia. “Cadê o Gerson?” “Não tem mais Gerson”. Assim, ele fala com Marcela pelo rádio, dizendo que “tem informação”, e manda que o encontre para conversarem em sua casa, na Casa dos Álvares. Então, ele entra novamente em casa, com um “Essa casa é minha! Quem quiser continuar aqui vai ter que seguir as minhas regras!”
Joana, por sua vez, retorna para a Causa, achando que “está tudo bem”, embora ela tenha realmente ido contra os planos da Causa ao ajudar a Michele a fugir com a bomba e entregá-la para Marcela. O mais interessante foi ver o embate de Joana versus Silas, o atual líder da Causa, e vê-la pulando sobre ele quando Rafael chega e Silas ameaça matá-lo com um tiro. A JOANA SALVOU A VIDA DO RAFAEL! Quem diria? Depois, ela e Silas caem no lago dos sapos venenosos em uma cena desesperadora e nojenta, e por um minuto eu achei que a Joana morreria ali. Felizmente, no entanto, Rafael retribui depressa o seu favor e a salva, mas Silas realmente morre e é apavorante. Agora, assim como a Milícia não tem mais o Gerson, a Causa tampouco tem o Silas como o seu líder, e é possível que Joana e Rafael assumam essa posição… cabe a eles impedir o próximo Processo.
Enquanto isso, Michele e André correm pela floresta em busca do esconderijo secreto, e foi doloroso como André falou dos 1826 dias que esperou: “Eu fiz a conta de quanto tempo ia levar pra você chegar se você passasse!” No entanto, é difícil chegar ao lugar secreto, porque a mente de André está toda embaralhada, e foi usado nele a mesma Névoa que tentaram usar em Michele, e apagaram de sua mente qualquer memória que pudesse provar a sua inocência, o que é bem baixo! Depois de tirar os registros das orelhas, para não serem rastreados, e de André lembrar-se do caminho, ainda há um problema a mais: O CÓDIGO PARA ENTRAR. Trata-se de uma sala de comunicação feita pelo Casal Fundador (aqui ela dá a dica da cisão no trio original!), e a sequência é repleta de desespero enquanto ele tenta se lembrar o número que colocou para abrir. Ele só sabe que tem algo a ver com a Michele.
“O N ao contrário”, de quando ele a ensionou a escrever.
FOI LINDO! <3
Por fim, a grande REVELAÇÃO do episódio. Há alguns anos, conversando com Julia, Marcela diz que “também deixou um filho para trás no Continente”, e então revela o seu nome: MARCO ÁLVARES. Chegou a arrepiar a qualidade desse plot twist, e como agora tudo se torna mais grandioso, quando Marco se tornou o novo líder da Milícia e pediu para falar com Marcela na sua casa, na “Casa dos Álvares”. QUE CENA DAQUELES DOIS NO FINAL, e embora talvez haja algum pingo de humanidade em Marcela, ela foi bastante fria, e a cena foi intensa. Ele dá algumas informações sobre um novo plano que a Causa tem, além da bomba original, e diz que ajudaria, em troca de uma nova chance de participar do Processo 105. Ela diz que vai pensar sobre o que ele disse, e vai embora, não sem antes tirar da parede o quadro do filho, porque ele “não merece estar lá”.
O episódio termina com o Marco chorando.
E foi forte.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários