Legion 2x10 – Chapter 18



“I’m in Hell. This is Hell”
Okay, só eu que tinha entendido, lá no começo, que a temporada teria 10 episódios? De todo modo, o “Capítulo 18” foi uma GRATA SURPRESA, e foi um episódio delicioso e, finalmente, com algumas explicações, depois do (na minha opinião) deplorável “Capítulo 17” que veio de lugar nenhum e foi para o nada. Esse episódio está supostamente baseado na conclusão a que Syd e David chegaram lá no ventre da mãe dela (“Love is what we have to save if we’re gonna save the world”), e eu adorei ver o desenvolvimento da história no DESERTO, especialmente quando David Haller e Syd se separam… ele fica às voltas com Oliver, em busca de Syd, e ela com Melanie, fazendo descobertas reveladoras. E apenas um dos dois está realmente com Farouk, e não é quem originalmente pensamos. O episódio é bem construído e é o mais claro até aqui, embora grande parte disso venha da repetição de cenas que já vimos ao longo da temporada, como a conversa de Farouk e a Syd do futuro.
Syd é, literalmente, PESCADA de um buraco aberto ao lado de um tampão de banheira gigante, e o anzol vem em um coelhinho inocente que ela salva. Uma vez lá em baixo, ela encontra Melanie, que fala mal dos homens (“Oliver left and you’re pissed. But that’s not what happened to me”) e tenta convencê-la que David não a ama, não de verdade, pelo menos. Para provar o que está dizendo e convencer Syd, ao invés de apenas contar fatos, Melanie escolhe mostrá-los para Syd, e então eles se tornam incontestáveis, e começa através de toda a história de David, sobre o dom (o monstro) e a maldição (a loucura), e diz que forçar alguém a fazer alguma coisa é possível, mas não é possível obrigar alguém a GOSTAR de fazer o que está fazendo, assim como David parece estar gostando de torturar Oliver/Farouk. Isso é o que Melanie chama de “verdadeira face de David”, e é apavorante.
Realmente, as cenas são fortes. David está INTENSO contra Oliver, pensando que se trata de Farouk, e quando pergunta “Where is she?” repetidas vezes, ele começa a torturá-lo sem piedade. Começa com um simples tapa (numa cena brilhante em que Oliver se converte em David e depois em Oliver novamente, para representar como ele é parte dele), depois David diz que está pronto para a sua vingança, sendo “o lunático no qual ele o transformou”. A tortura é angustiante e David usa uma furadeira no joelho de Oliver em uma cena difícil de assistir. David, enlouquecido, grita “TELL ME!”, com o rosto distorcido pela vingança, enquanto os gritos de Oliver tomam conta do episódio e nos arrepiam, e Melanie mostra isso ao vivo para Syd, para expor como ele está gostando de torturá-lo dessa maneira. “Look at him. His true face. Now you tell me: who is the monster?”
Por muito tempo, no entanto, fiquei me perguntando: O QUE MELANIE QUER?!
Mas o episódio, surpreendentemente, deixa isso claro. Eventualmente.
Com tudo o que mostra, Melanie faz com que Syd duvide de David cada vez mais. Mostra David beijando a Syd do futuro, por exemplo, coisa que ele nunca contou para ela, e pergunta a Syd se ela sabe o que a “Syd do Futuro” pediu para ele e, mais do que isso, pergunta se ela sabe o PORQUÊ. “For centuries, everyone said Amahl Farouk is the villain. And now you're telling me that the opposite is true. That the villain is a hero. And the hero... is the villain?” Chega, então, à Syd do Presente a ideia de que O MUNDO VAI SER DESTRUÍDO e vai ser destruído pelo próprio David Haller, mas agora eu fico me perguntando o quanto disso é verdade. Afinal de contas, só sabemos dessa informação através da SYD DO FUTURO, e como ela ficou sabendo disso? Por ter visto acontecer, de fato, ou por ter ouvido falar de Farouk? E se tudo for uma artimanha dele para se salvar?
Faz sentido, não faz?
“LEGION, THE WORLDKILLER”
É a primeira vez que “Legion” é nomeado dentro da série, como aquele em quem David Haller se transformará, e aquele que DESTRUIRÁ O MUNDO! Não é a coisa mais fácil do mundo convencer Syd a duvidar de David, mas “Melanie” é insistente e conta toda sua história, fala de com ele tentou de matar, dos cinco anos que passou internado em um hospital psiquiátrico, e como ele É UM PSICOPATA. E embora Syd queira acreditar que “David é um homem bom”, fica difícil manter essa credibilidade com tudo o que “Melanie” diz e mostra, e até então eu não tinha entendido o que Melanie queria. Até que David enfim “quebre” Oliver, que diz onde Syd está: “She’s. With. Farouk”. ENTÃO TUDO SE TRANSFORMA! No fim, aquele torturado o episódio inteiro por David ERA MESMO O OLIVER, e Farouk é aquele andando no corpo de Melanie, enchendo a cabeça de Syd de dúvidas…
Tudo faz muito sentido agora!
E é por isso que eu me pergunto DE ONDE NASCEU a informação de que David vai acabar com o mundo no futuro – ele já o fez e Syd quer impedi-lo, ou ela acredita que foi ele porque assim lhe foi contado, no passado, por “Melanie”, que na verdade era o próprio Farouk. Ainda estou achando que tudo é uma artimanha dele! Foi angustiante, mas brilhante, ver Farouk no corpo de Melanie, conversando em outra língua com o “minotauro”, e ver que ele conseguiu o que tanto queria: que Syd não confiasse mais nele. Agora, ele está sozinho em busca de Syd, e Farouk atingiu o seu objeto, que era ENCONTRAR O SEU CORPO DE VOLTA. Com Farouk no corpo que de fato lhe pertence deve ser mais poderoso que nunca, e David está mudado, aterrorizado e enlouquecido, e mais sozinho que nunca – porque quando Kerry encontra Syd, ela diz que eles precisam detê-“lo”, e não se refere a Farouk…
Mas a David!
“He’s the monster now. Maybe he always was”

Para mais postagens de Legion, clique aqui.


Comentários