Power Rangers Zeo – “Quem é o Ranger Dourado?”



Suspense e mistério em “Power Rangers Zeo”
Desde The Power of Gold, quando o Ranger Dourado foi apresentado em Power Rangers Zeo, e até o episódio em duas partes, Revelations of Gold e A Golden Homecoming, exibidos em 03 e 04 de Outubro de 1996, respectivamente, quando a verdade vem à tona e a identidade real do Ranger Dourado é, enfim, revelada, cada episódio teve um roteiro que brincava com as possibilidades e, convenhamos, apenas dois nomes faziam sentido para serem o Ranger Dourado: Billy Cranston e David Trueheart. E eu torcia fortemente por Billy! Durante alguns episódios, tivemos essa gostosa brincadeira, e não me lembro muito bem de como foi assistir na época, já que eu ainda era criança… mas deve ter sido eletrizante ficar gritando “É óbvio que é o Billy!”, com o coraçãozinho saltitante… também, talvez, tenha sido meio decepcionante mais tarde.
O episódio imediatamente após The Power of Gold é A Small Problem. Assim como o Zeo Ranger IV, o Adam, foi miniaturizado há alguns episódios, agora é a vez de Kat e Tommy. Tudo era um novo plano do Machine Empire: “Instead of increase the size of our monsters, we’ll decrease the size of the Rangers”, e o lance “Querida, Encolhi as Crianças” era bem legal, com o carrinho deles em miniatura, por exemplo, e depois eles mesmos, colocados dentro de um viveiro no deserto, com uma aranha “gigante”. “Hey, guys! We have a little bit of a problem”. E é o Billy quem os salva, eventualmente, com a sua inteligência, talvez com o roteiro enfatizando a necessidade que eles têm do personagem na Câmara do Poder, assessorando Alpha e Zordon… o roteiro soltava possibilidades para qualquer lado nessa sequência de episódios.
Para você ter uma ideia, veja quem era o “suspeito” de ser o Ranger Dourado nesse episódio: SKULL! Quer dizer, ele já nos surpreendeu mais cedo na temporada, como o pianista misterioso, mas acho que ele como Ranger Dourado seria um pouco de forçação. No entanto, isso não impede o roteiro de dar uma série de pistas… Bulk e Skull encontram uma mina de OURO no início do episódio, e depois de um ataque, eles se separam, e enquanto Bulk procura o amigo, e diz que “sabe que ele foi naquela direção”, o Ranger Dourado surge subitamente. Mais tarde, quando Bulk ainda está procurando o amigo, ele vê o Ranger Dourado, e depois de limpar os olhos, só tem o Skull vindo em sua direção, misterioso e evasivo, dizendo coisas como “I needed some fresh air”. O mais legal do episódio, no entanto, é a estreia do gigantesco e poderoso Zeo Ultrazord, com a junção do Zeo Megazord com o Pyramidas!
É MUITO WOW!
Mais tarde, Oily to Bed, Oily to Rise nos oferece uma possibilidade muito mais plausível para a identidade do Ranger Dourado: David Trueheart, o irmão recém-aparecido de Tommy! Ele diz coisas como “There’s a lot of things you don’t know about me, bro!”, e desaparece, convenientemente bem na hora em que os Rangers vão morfar para lutar contra o monstro que está contaminando toda a água do planeta… além do mais, ele sabe da identidade dos Rangers, então bem que seria uma explicação do porquê o roteiro lhe “contou” isso. Depois da batalha convencional e da ajuda do Ranger Dourado, os jovens comentam novamente a ausência de David, pouco antes de ele aparecer, com uma resposta vaga sobre seu paradeiro como “I just had a little something to take care of”. Acho que o roteiro se divertiu horrores com isso tudo!
Por fim, pouco antes da revelação, voltamos a Billy: E É QUEM MAIS MERECIA SER O RANGER DOURADO! Faz todo o sentido, e seria, no mínimo, justo. Em Rock-a-Bye Power Rangers, voltamos a essa possibilidade. Tanya comenta que Billy “estava sumido na noite passada”, porque tinha tentado falar com ele e não tinha conseguido… e tudo o que ele diz era que estava cansado, porque tem andado trabalhando num novo projeto, e por isso está muito cansado. E quando o Rocky lhe pergunta se “esse novo projeto é alguma coisa interessante”, Billy desvia totalmente do assunto, mal sabendo se esconder, e Rocky comenta: “You get the feeling he’s hiding something?” Os corações em 1996 deviam estar pulando de alegria em pensar em ver o Billy novamente lutando ao lado dos Rangers, como em Mighty Morphin Power Rangers!
O episódio é sobre SONO, e é uma boa ideia. Todo mundo está totalmente exausto, dormindo sobre livros e tudo… isso dá uma ideia a King Mondo, que manda à Terra o Somnibot, um monstro que canta uma cançãozinha de ninar e colocar todo mundo para dormir. Quando os comunicadores apitam para uma nova batalha, todos estão totalmente exaustos e nada felizes em terem que ir novamente. Adam estava até dormindo, com o cabelo bagunçado e tudo. “A sleeping spell sounds rather good right about now”. O episódio é BEM CLARO no fato de Billy ser o Ranger Dourado. Ele desaparece pouco antes do Ranger Dourado entrar em cena, sempre. Depois aparece de volta, misterioso, atrasado e gato, para ajudar Alpha lá da Câmara do Poder. Depois diz que “vai tentar uma coisa” antes de desaparecer e ceder lugar ao Ranger Dourado, que aparece para ajudar.
Tudo era tão óbvio!
Ou parecia ser…
Eu sinto que foi quase uma MALDADE com os fãs, brincar assim com nossos sentimentos. Esse episódio quase que não deixou dúvidas de que Billy era o Ranger Dourado, e até o Rocky chegou a essa conclusão: “Go on, Billy, just admit it: you’re the Gold Ranger, aren’t you?” Billy, no entanto, refutou totalmente a ideia, e disse que ele nunca seria capaz de esconder uma coisa dessas deles… o sorrisinho malandro de Billy, no entanto, é totalmente suspeito. A narrativa continua em Do I Know You?, outro episódio que dá a entender que Billy é o Ranger Dourado. Aqui, perto do momento da revelação, todos estavam OBCECADOS com a identidade do Ranger Dourado. Os Rangers estavam investigando, enquanto o Machine Empire também buscava Pyramidas, e Billy continua desaparecendo sob a desculpa de que “tem muitas coisas a fazer”.
Quando o Ranger Dourado aparece para a batalha, já morfado, como de costume, os Rangers tentam falar com ele, segurá-lo ali, dizendo coisas como “Please… we just wanna talk to you” e “Yeah, we wanna be your friends”, e embora parecesse que ele estava prestes a contar sua identidade, ele se segura, e diz que não pode fazê-lo, porque se o fizesse, perderia todos os seus poderes. Mais tarde, o Ranger Dourado é acolhida na Câmara do Poder e, ao acordar, se mostra surpreso com o lugar, chama Alpha e Zordon pelos seus nomes (como ele sabe?), e sai correndo afobado, porque não pode estar ali, é para a própria segurança deles. No fim do episódio, novamente, depois de tudo, Billy sai de uma porta da Câmara do Poder que acaba de se abrir para ele, perguntando “o que está acontecendo”… como eu queria que fosse o Billy!
Agora, vamos às revelações…

Para mais postagens de Power Rangers Zeo, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

P.S.: Independente de toda essa trama de Ranger Dourado, tivemos A Season to Remember, o episódio de Natal de Power Rangers Zeo, que não trouxe os Rangers morfados em nenhum momento. Nesse episódio, temos o Tommy velhinho conversando com seu neto sobre o Natal e uma comemoração que teve com os amigos. A mensagem do episódio era sobre o RESPEITO às diferentes culturas e diferentes maneiras de celebrar essa época do ano, e foi muito bonito. Depois de um feitiço terrível de King mondo, eles encontram a ternura e o respeito dentro de seus próprios corações, e dão uma lição de amor, amizade e humanidade. “Natal não é apenas sobre ganhar coisas, mas sobre dá-las e estar com aqueles que amamos”. No fim, ainda temos uma vista de Tommy e Kat velhinhos, como os avós do garotinho, indicando que eles se casaram em algum momento do futuro… o pai do garoto, por sua vez, recebe um chamado no comunicador, um barulhinho que conhecemos bem, e precisa sair correndo… “That runs in the family!”

Comentários