As Aventuras de Poliana (2018) – A amizade de João e Lorena!



“Jura? Eu achei que meninos não gostavam de ser amigos de meninas!”
Tem uma coisa que eu venho dizendo desde o começo de “As Aventuras de Poliana”, e continuo acreditando firmemente nisso: O JOÃO É UM MÁXIMO! Eu adoro cada pequeno (e grande) momento seu, amei ele colocando o esqueleto na escola para assustar o Lindomar, por exemplo, brigando com o Feijão “para ele não morder o pé do esqueleto”, e uma das melhores coisas dessa semana foi COLOCAR O JOÃO AO LADO DE LORENA. Lorena é uma garota totalmente fofa, às vezes incompreendida, que só quer ter o seu amigo de volta, o Mário, e é impressionante tanto a atuação de Pietra Quintela (que estava arrasando se passando por “Loreto”) quanto a maneira como seu personagem cresceu em nossos corações, e agora queremos protegê-la a qualquer custo. Colocar o que deve ser as duas crianças mais carismáticas dessa novela (!) juntas foi o maior acerto recente de “As Aventuras de Poliana”.
Logo no começo da semana passada, Lorena foi desmascarada em todo aquele seu plano de se passar por menino para poder fazer parte do CLUBE MAGABE, com apoio de um dos gêmeos, mas não me pergunte qual. Foi tristinha a carinha dela ao ser descoberta, e eu sempre sofro com a tristeza de Lorena, e ela é uma garotinha que, infelizmente, sofre bastante – pelo menos, ELA TEM O MELHOR PAI DO MUNDO. Ela sofre por causa do Mário, ela sofre quando a Raquel não quer dar atenção para ela, e sofre porque a mãe não quer saber delas… mas quando ela está lá na “Ora Pães Pães”, sentada triste (e de castigo!), Durval é um fofo e pede que o João vá até ela e leve um docinho… próximo, ele fica assistindo só até ver a falta de delicadeza de João ao entregar-lhe o doce (“Oh, pá! Podia ser um pouquinho mais delicado!”), mas o João é um fofo…
À sua própria maneira.
Talvez todos devêssemos ter um João por perto, porque a sua presença faz bem, e é um pouco lamentável que a sua presença pareça mais “iluminada” que da própria Poliana… não por ele, porque Igor Jansen é FOFO e está arrasando na sua atuação de João, mas porque isso diz algo sobre a personagem de Poliana, que deixa a desejar… sem contar aquela coisa toda de “teatro egípcio” e “joias da Tia Luísa”: uma dica aos escritores: Poliana é boa, não burra. Mas enfim, vamos falar de João e Lorena! ELES PODEM SER MAIS FOFOS?! Com aquele sorriso contagiante, João pergunta porque ela está assim, e quando ela explica, oferece-lhe sua mão e diz que “o problema está resolvido”, porque ele se oferece para ser seu amigo. A ALEGRIA dela é tão sincera e tão bonita que chega a partir o coração… “Jura? Eu achei que meninos não gostavam de ser amigos de meninas!”
João é maduro para a sua idade, e gosto de como ele age dessa forma. Ele diz que “isso é só uma fase”, e que seus melhores amigos são uma menina e um cachorro, e quando ele fala de “Poliana”, Lorena fica ainda mais animada, porque diz que se for a mesma Poliana que ela conhece, eles podem todos ser amigos e começar o seu próprio clube. Assim, João é colocado no plano de investigar o Sr. P, e Lorena o leva até a casa dele, que ele diz que “já conhece”, porque “quase morou ali”. Corajoso, João se oferece para entrar e descobrir coisas para ela, e aperta a campainha, tendo uma conversa HILÁRIA com a Inteligência Artificial que toma conta da casa, e com umas respostas bastante astutas, também, como quando diz que “não é um estranho, ela até sabe seu nome”. Quando eles escutam o cachorro, no entanto, saem correndo…
E saem correndo de mãos dadas.
NASCE UMA GRANDE AMIZADE!
Amei como o João entrou pra valer na brincadeira de Lorena, como estava ali, firme, quando ela mente para os outros meninos que eles abriram o próprio clube e que é muito mais legal que o deles, sem contar que eles estão com as investigações sobre o Sr. P “muito mais avançadas”. João ainda ajuda ao comentar: “Isso mesmo! Vocês são uns abestados de não aceitar a Lorena no clube de vocês, ela é muito legal!” Sem contar que toda vez que Igor Jansen diz “abestado” o meu coração se derrete, com esse lindo sotaque cearense, e eu fico tranquilo em pensar que fizeram a escolha certa ao escolher um ator cearense de verdade para interpretar o papel, porque então o sotaque não poderia estar mais perfeito, sem contar que ele não vai “ficar pelo caminho” com o decorrer da novela… “As Aventuras de Poliana” já vale a pena só por ouvir o João falar!
<3
Outros eventos da semana a serem comentados… a exposição de fotos do Marcelo, por exemplo! A confusão ali foi séria quando Filipa colocou um cubo de gelo na roupa da Poliana, fazendo com que ela esbarrasse em Débora que, por sua vez, derruba uma escultura importante. De qualquer maneira, foi hilário, mas agora a Débora resolve realmente se voltar contra ela, e a Poliana ficou realmente envergonhada do que fez, e ainda teve que escutar humilhações da Filipa na frente de todo mundo (“Poliana é uma peste que não tem classe e nem um pouco de educação!”). Felizmente, nem todo mundo estava contra Poliana, e eu adorei que o Guilherme, que viu o que aconteceu, vai lá e conta para a avó que foi tudo culpa da Filipa! Pelo menos a garota não precisa sair como a “santa” de todas as suas armações, não é? Embora não dê em nada…
Também AMEI as cenas de Kessya. Na semana anterior, tinha sido absolutamente EMOCIONANTE vê-la vender os doces feitos por sua mãe, com uma paixão incrível, e os amigos foram muito legais comprando, fazendo propaganda, e a Gleyce escutando os elogios e sorrindo foi lindo. Nessa semana, quando Kessya vai animada levar para a mãe o dinheiro que conseguiu com a venda dos doces, ela apresenta Gleyce como sua mãe para Poliana e Luigi, que são absolutamente FOFOS, e Poliana diz que não vai mais chamá-la de “Dona Gleyce”, mas de “Tia Gleyce”. Poliana até vai depois da aula para a comunidade, conhecer a casa de Kessya (e fica encantada, porque tudo é aconchegante e a família pode estar mais junta!), o que deixa Luísa deveras preocupada, e com certa razão… Poliana não pode sair por aí sem avisar para onde vai e tal.
Mas, por fim, preciso retornar ao João. Além de virar o mais novo amigo de Lorena (!), João também perdeu o Feijão em uma confusão. Destaque para a música de Igor Jansen na trilha sonora (own!), enquanto vemos toda a confusão que o Feijão faz andando pela escola, roubando comida, fazendo cocô para a Débora pisar em cima (!) e fazendo uma bagunça com o Lindomar e até a Ruth Goulart correndo atrás do Feijão, desesperados. Quando Lindomar está para levar o Feijão para a “carrocinha”, Marcelo o encontra e diz que “conhece o dono do cachorro”, por isso fica responsável por ele, e o que eu tenho a dizer? QUE HOMEM! Em todos os sentidos. Quando Marcelo sai de carro com o Feijão, o João aparece logo atrás, e quando eles se desencontram, e a Tia Luísa não tem o endereço do Marcelo para passar para a Poliana e o João, para irem atrás do cachorro, Marcelo acaba tendo que levar o cachorro para casa até o dia seguinte.
Para desespero de Débora.
Que pensa até em envenenar o pobre cachorro L

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários