[Season Finale] Lost in Space 1x10 – Danger, Will Robinson



“Friends, Will Robinson”
QUE FINALE INCRÍVEL! Já estou ansioso pela segunda temporada, embora deva demorar um pouco. “Lost in Space” conseguiu conduzir maravilhosamente sua trama e culminou em um episódio final envolvente e repleto de tensão e reviravoltas, em que, a cada momento que achávamos que as coisas “iam ficar bem”, alguma coisa acontecia e mudava tudo. Gosto de como o episódio deixa um cliffhanger bacana para a próxima temporada, mas ela encerra parte da trama ao tirá-los, por exemplo, daquele planeta misterioso ao qual, como a Maureen disse, “eles nem deram um nome”. Assim, embora ainda tenhamos a Dra. Smith na Jupiter 2, a próxima temporada poderá explorar outras tramas e outros cenários, e deve ser tão empolgante quanto esse primeiro ano… e algo me diz que estamos no planeta natal dos Robôs, e isso é meio apavorante.
Falando nos Robôs, é muito triste quando Judy e Maureen chegam à Jupiter 2, com a Dra. Smith e o Robô, que agora obedece às suas ordens. Will tenta falar com ele, tenta mandar que ele prenda a Dra. Smith, por exemplo, mas agora ele não o conhece mais. E Will Robinson até tenta falar com ele, fazê-lo lembrar da bola de beisebol, por exemplo, mas sempre sem sucesso, e quando ele diz aquele “It’s not my friend!”, nosso coração se parte um pouquinho, porque assim como o Robô mudou, Will também o chamou de “it” ao invés de chamá-lo de “he”, algo que não passa despercebido. Enquanto isso, John Robinson e Don West continuam vivos, com apenas duas horas de oxigênio restante, mas vivos, e isso é o que importa! E eles também sabem, graças à mensagem de Will, que eles têm combustível e uma maneira de deixar o planeta morinbundo.
As primeiras naves já partiram, e restam 88 minutos até a partida da Resolute, mas ao invés de ir diretamente para ela, eles precisam salvar John e Don no meio do caminho. A decolagem é repleta de tensão, conta até com a erupção de um vulcão, e por algum motivo a gravidade continua trabalhando dentro da nave, mas eles estão em órbita. E quando quase parece que tudo vai ficar bem, Victor Dhar, da Resolute, manda uma mensagem dando um prazo para que eles cheguem até eles: 63 minutos é o quanto podem esperar, por causa do buraco negro, e então precisarão partir. Mas Maureen não está disposta a deixar John para trás, ainda que a nave diga que “não há combustível o suficiente” para resgatar John e depois ir para a Resolute. Por um momento, eu fiquei TENSO com a possibilidade da Dra. Smith fazer algo para impedir esse resgate.
Mas se a Dra. Smith é esperta, os Robinsons também são!
Então, Maureen é GENIAL ao ameaçar derrubar a nave por tempo o suficiente para o robô fazer de tudo para proteger sua mestre (“Danger, Dr. Smith”), prendendo-a em uma sala, o lugar mais seguro das Jupiters, projetada por Maureen para proteger seus filhos. Não tem como ela sair de lá, não a tempo de impedir o resgate de John, pelo menos, e é reconfortante ver a coragem impassível de Maureen ao enfrentá-la, mesmo com o Robô ameaçadoramente socando o vidro para libertá-los. Então, com a Dra. Smith presa, Will e Maureen compartilham um momento bonito e triste, no qual ele descobre que não passou no teste para estar ali, e John tenta fazer Don West chorar, para que possa reabrir os olhos e conectar os fios certos que vão mostrar para a Jupiter onde eles estão, para serem resgatados… é lindo como o John consegue fazê-lo chorar, falando dos filhos.
“I wish I had a father like you”
<3
A breve conversa que acontece quando a Jupiter enfim localiza John e Don West é emocionante, mas o momento dura pouco, porque Maureen precisa atirar o arpão de resgate mais cedo do que o planejado, porque as batidas no vidro cessaram, o que quer dizer que a Dra. Smith está livre. Assim, temos uma sequência alarmante em que Maureen faz de tudo para proteger os filhos, enquanto Will Robinson tenta acordar o Robô e fazê-lo se lembrar da amizade deles (“It’s me. It’s Will Robinson. And we’re friends!”), sem sucesso. Mas Maureen, como uma mãe admirável, faz de TUDO para proteger o filho, até nocautear um Robô praticamente invencível… mas depois que ela parece tê-lo vencido, jogando-o no espaço, ele reabre a rampa para entrar novamente na nave e, dessa vez, ELE NÃO ESTÁ SOZINHO. São dois robôs, e no modo #matar.
Mas a AMIZADE de Will e o Robô ao longo da temporada é importante para esse momento e essa finalização… quando Will está correndo perigo de sufocar graças a um buraco em seu traje que faz o oxigênio escapar, o Robô se lembra dele (“Friends, Will Robinson”), e então faz de tudo para salvá-lo, lutando contra o outro Robô em uma trilha sonora épica e uma batalha intensa que termina com o sacrifício do Robô, ficando no espaço com o outro, só para que possa manter Will Robinson em segurança… assim, a principal vantagem da Dra. Smith se foi, e agora é o momento de Will “passar no teste” que não passara outrora (“De que adianta me proteger a vida toda se eu não posso crescer para proteger você?”), saindo da Jupiter e salvando a vida de todo mundo, fechando a rampa por uma manivela externa, contendo o oxigênio dentro da nave.
Depois, quando ele está à deriva, John o salva, com um segundo arpão disparado. Então, parece que enfim tudo vai ficar bem. Todos estão à salvo, todos os Robinsons e Don West, mas infelizmente a Dra. Smith ainda está viva, e fazendo um discursinho dissimulado de arrependimento e redenção, no qual, felizmente, Maureen não cai (“There is no way I’m letting you out again!”). Quando eles não sabem mais o que fazer, mas ficam felizes por estarem juntos, eles veem a Resolute voltando para buscá-los, o que quer dizer que, no fundo, o Victor não era assim tão ruim. Mas a Resolute não tem tempo de chegar até eles… a “tecnologia” dos robôs toma vida e impulsiona a Jupiter 2 para um lugar distante de todos, com um visual belíssimo, mas potencialmente mortal… o cenário que o Robô desenhou no chão, lá no começo da temporada.
“Where is here?”
“Danger”


Para mais postagens de Lost in Space, clique aqui.


Comentários