The Gifted 1x08 – threat of eXtinction


“Since they found their powers, have they held hands?”
O episódio começa misteriosamente na Europa, em 1952, com dois poderosos mutantes de mãos dadas – e daí sai um dos melhores episódios de “The Gifted”. Eu gosto do ritmo que a série tem tomado, e eu fui deliciosamente surpreendido pelas revelações de “threat of eXtinction”, e agora já estamos ansiosos para ver o que Lauren e Andy podem fazer juntos. O episódio investiga as Indústrias Trask, o que leva Reed até Chattanooga em busca de seu pai, um velho aparentemente bem nojento, enquanto a Resistência Mutante encontra um novo grupo de sobreviventes, dentre eles uma telepata chamada Esme, que os avisa sobre o perigo de Chloe, uma mutante alterada pelo Serviço Sentinela como o Pulso, e infiltrada no grupo, e a pequena Norah, que cresceu no mesmo orfanato em que Clarice cresceu, e que viu toda a destruição pessoalmente.
A tensão na Resistência Mutante é palpável. Além de Lorna e Marcos estarem em uma séria briga de casal, temos também todo o caso de Chloe, com o qual mal sabemos lidar. Lorna e Marcos têm certa razão, cada um à sua maneira, e eu entendo a preocupação de Lorna e o horror de ver o prazer de Marcos ao destruir coisas para o cartel – e ele mentiu. Ela, por sua vez, também tenta apelar para o excesso de violência para conseguir informações de Chloe, por exemplo, para que possam entender melhor o que aconteceu com Pulso. A abordagem de Caitlin é totalmente diferente: como Chloe parece em uma crise de abstinência de kick, uma droga mutante, ela sabe que, se eles a ajudarem, talvez eles consigam algum tipo de avanço importante. E para poder contê-la, Andy e Lauren usam os seus poderes lado a lado, mas não em todo seu potencial ainda.
Porque descobrimos um passado interessante para a família Strucker. Confesso que, de primeiro, eu não confiei no pai de Reed. Eventualmente, no entanto, ele nos convenceu. Ele contou a história da família, e são revelações que tornam o roteiro ainda mais interessante. O avô de Reed e sua irmã também tinham os mesmos poderes separados que Andy e Lauren apresentam, mas quando unidos, eles eram praticamente indestrutíveis, conhecidos como FENRIS. O pai de Reed, por sua vez, também é um mutante, treinado para ser como o pai, mas por não querer, fugiu e, assim, acabou se juntando às pesquisas das Indústrias Trask, na tentativa de inibir o Gene X. Ele não conseguiu produzir o soro em larga escala, mas ele conseguiu produzi-lo para um mutante: Reed. A experiência quase matou o próprio Reed, que também era portador do Gene X.
Ele teria poderes, se não fosse por seu pai.
O velho também fala que, portanto, Andy e Lauren herdaram o mesmo poder do passado, que vimos no flashback de 1952, e pergunta: “Since they found their powers, have they held hands?” JÁ ESTAMOS ANSIOSOS! O Serviço Sentinela, no entanto, não permite que se prolongue o encontro de Reed com seu pai, e vem com Pulso. As cenas são ÓTIMAS. O pai de Reed fica para trás para encobri-los, e Pulso não consegue inibir o seu poder, que é explosivo e impressionante – ele explode tudo, expulsa os Sentinelas, e libera o caminho para Reed e Johnny, mas acaba morrendo por isso, e é bem triste. A despedida de Reed e do pai, bem como a despedida de Johnny e Pulso, com aquele doloroso “I’m sorry” e a promessa de que ia fazer o Serviço Sentinela pagar pelo o que fizeram com ele. Foram duas mortes muito bonitas e tristes, que terminam com um belo enterro.
Na Resistência Mutante, também, uma morte acontece. Por mais que eles tratem Chloe, ela acaba não sobrevivendo à abstinência. Antes de morrer, no entanto, Esme consegue “sentir seus pensamentos”, e descobrir que o seu marido foi morto e sua filha foi levada para a Trask Industries, e eles prometem que vão se vingar de quem fez isso com ela. É uma cena emotiva, mas eu, particularmente, não fiquei emocionado, porque não consegui me afeiçoar a Chloe nem nada. Achei mais bonito o momento em que Clarice vai pedir a ajuda de Sonya para tirar a dor de Norah, embora isso seja potencialmente questionável, e me arrepiou aquele momento final, quando Reed retorna para a sua família, visivelmente triste, e Caitlin o abraça sem dizer nada. Também sentindo pelo pai, em um momento de emoção e de tristeza, dispostos a darem força um ao outro e ao pai, Andy e Lauren dão as mãos.
AH, JÁ QUERIA MAIS PARA AGORA!

Para mais postagens de The Gifted, clique aqui.


Comentários