Kamen Rider Build, Episódio 16 – The Weaponry Hero


Prenúncio de uma guerra.
“Kamen Rider Build” envereda por caminhos inimagináveis, e eu ainda não sei bem em quem confiar. O Episódio 15 terminou com uma revelação bombástica: de que Sento Kiryuu era o próprio Takumi Katsuragi, com um novo rosto. O início desse episódio dá prosseguimento a essa “explicação”, em uma série de cenas que nos apresentam um poder que, supostamente, Isurugi adquiriu em sua viagem a Marte: de mudar os rostos das pessoas. No entanto, vale lembrar que quem está nos contando essa história é Himuro Gentoku, e tudo o que vemos é com base na sua narração, por isso não é totalmente confiável. A meu ver, nada ainda está confirmado. De todo modo, sendo Sento Kiryuu o Takumi Katsuragi ou não, o roteiro de “Kamen Rider Build” SEMPRE se sai bem, independente da possibilidade. Assim, temos um dos MELHORES episódios da série, e dos mais fortes e emotivos também!
Sento está prestes a surtar com a possibilidade apresentada por Himuro. Pensar que ele é quem tanto desprezou, é ele mesmo quem criou a Faust e quem criou os Smashes, ele mesmo que fez experimentos em homanos. Sento está transtornado, e Ryuuga precisa extravasar o seu sentimento de frustração, e me incomoda, a princípio, essa questão de ele acreditar em tudo. Ryuuga enfrenta Sento, mesmo depois de tudo, e o acusa de “ter ferido todas essas pessoas” e de ter matado a sua namorada. E Sento está em choque, estático. Ele ainda não conseguiu processar todas essas informações… em uma cena forte do episódio, Ryuuga desafia Sento a um duelo, e enquanto ele se transforma em Cross-Z, Sento permanece imóvel, distante, o sofrimento profundo expresso com maestria em seu olhar. Sento está destruído quando se transforma em Build KaizokuGatling.
A “batalha” é intensa, mas potencialmente dolorosa. Inicialmente, Sento faz o mínimo. Ele se defende, mas pouco se move, atormentado por uma série de derrotas, pela perspectiva de que tudo que sabe é uma mentira. Por isso Ryuuga vence, até que ele instigue Sento a lutar de verdade, e então, com o RabbitTank Sparkling, Sento vence o Cross-Z, mas não sai com nenhum sentimento de vitória. Depois de tanto tempo desejando ter suas memórias de volta, Sento não sabe se pode aguentar um passado desses. O episódio é repleto de sofrimento e dor, enquanto Sento revisita lugares como onde Isurugi o encontrou pela primeira vez, embaixo de chuva, e tudo agora tem uma nova expressão. Busco entender o que Sento está sentindo, e acredito que seja profundamente perturbador. Ele não tem mais noção de quem é, e isso o incomoda.
Mas eu digo quem ele é: SENTO KIRYUU. E só isso. Independente de quem ele possa ter sido no passado. É mais ou menos o que o fim do episódio nos mostra. Sento continua sendo o Sento que conhecemos, bom e determinado a ajudar as pessoas, e ele luta como o Build contra Smashes, em defesa dos humanos. HawkGatling. NinninComic. Mas pensar em tudo o que aconteceu, pensar em Banjou o acusando de ter “criado esses monstros e ferido essas pessoas” faz com que Sento fique vulnerável, e quando ele vai ao chão, sem o seu uniforme Build, totalmente incapaz de seguir lutando, destruído, eu me pergunto se isso não era o plano o tempo todo. Talvez sim, talvez não. Mas Ryuuga é quem coloca Sento de volta para lutar, lembrando-o de quem ele é, independente de quem fora: “Takumi Katsuragi ou o Tarou Satou não fariam isso! Apenas Sento Kiryuu fez isso!”
FOI ÓTIMO! E o melhor “Henshin” da série.
Dessa vez, o Build venceu… mas Hokuto declarou GUERRA, com o apoio de Blood Stalk.
Só digo isso: VEM KAMEN RIDER GREASE!


Para mais postagens de Kamen Rider Build, clique aqui.


Comentários