Mighty Morphin Power Rangers – Terceira Temporada (Parte 1)


“A lanterna pode iluminar a estrada, mas a alma deve iluminar o caminho”
Lentamente, começamos a nos despedir de Kimberly Hart. Com a jornada de Mighty Morphin Power Rangers chegando ao final, sendo o uniforme mais usado na franquia até hoje, nós começamos a nos despedir de nossa última Power Ranger. Jason, Zack e Trini já foram substituídos, na temporada passada, por Rocky, Adam e Aisha, respectivamente, e Billy manterá o manto de Ranger Azul até o final. Agora é a vez de Kimberly se despedir… felizmente, no entanto, o roteiro trabalha com respeito ao retirar Kimberly da trama, aos poucos, fazendo com que nos acostumemos com o fato já no começo da temporada (a partir do episódio 8), ainda que isso só vá acontecer já perto do fim de Mighty Morphin. Ela não é retirada e substituída por dubladores fajutos e dublês, ou reutilização de cenas de temporadas passadas. Amy Jo Johnson continua conosco, terminando a jornada de sua personagem.
A trama se inicia em A Brush with Destiny, quando Kimberly conta aos amigos que a mãe vai SE CASAR de novo, com um pintor francês: “Well, he lives in Paris. Mom says we’re all moving there. For good”. Como já aconteceu com MUITOS adolescentes no mundo todo, quando os pais decidem alguma coisa, nós somos carregados com eles para onde quer que eles estejam se mudando… no caso, para Paris. E é muito tristinho ver a Kimberly toda cabisbaixa por causa disso. Para ajudar, Rita Repulsa e Lord Zedd criam um dispositivo capaz de ver sonhos e pesadelos, e Finster traz um monstro de Kimberly à vida real, que tem tudo a ver com o namorado de sua mãe: PORQUE ELE É BASEADO EM PINTURA. Seu poder? ROUBAR AS CORES DAS COISAS. Assim, ele também rouba sua força vital… e é claro que ele rouba as “cores” de todos os Rangers, menos de Kimberly.
Assim, Kimberly precisa ajudar os fracos Rangers em preto e branco, para que todos juntos possam derrotar o Artistmole, enquanto enfrenta, também, o seu medo de deixar a Alameda dos Anjos e os Power Rangers. O episódio, no entanto, resolve o “problema” temporariamente – afinal de contas, Kim estava tristinha o episódio INTEIRO, e eu já estava me perguntando como eles iam segurar isso até quase o fim da temporada… mas os pais de Aisha vão falar com a mãe de Kimberly e seu namorado para convidá-la para morar com ela até o fim do ano letivo, e eles aceitam. ASSIM, KIMBERLY VAI FICAR PELO MENOS ATÉ O FIM DO ANO! Isso quer dizer que ela vai morar com Aisha, dividir um quarto e, basicamente, serem quase irmãs… o abraço das duas no final foi muito bonitinho… agora a despedida de Kimberly se prolonga.
O episódio seguinte, Passing the Lantern, é um daqueles episódios fofos focados em Adam! Seus episódios são sempre muito bonitinhos – nesse, ele recebeu uma lanterna de herança da família, e será seu guardião dessa geração, e ele quer entender a inscrição que vem com ela que, traduzida, significa: “A lanterna pode iluminar a estrada, mas a alma deve iluminar o caminho”. Os vilões, naturalmente, roubam a lanterna de Adam, e ele fica todo triste também, mas, por incrível que pareça, Bulk e Skull, agora “policiais”, a recuperam… achando que está lutando contra sua própria lanterna convertida em monstro, Adam descobre que “o poder está em mim, não na lanterna”, e se prepara para se desfazer dela, com a mensagem bonita de que ela apenas representa o que ELE JÁ TEM… mesmo assim, é uma fofura quando Bulk e Skull lhe trazem de volta a SUA lanterna.
Sã e salva.
Agora, precisamos dizer: EU QUERO ESSE PROJETO DE TEACHER FOR A DAY. Em Wizard for a Day, episódio centrado em Rocky, ele troca de lugar com o professor de ciências, o Sr. Wilton, e eu achei aquilo um máximo! Ele um desastre dando aulas, enquanto o Sr. Wilton é um desastre no meio dos adolescentes, colocado para fora da sala pela professora e tudo! A ideia, então, transforma o Sr. Wilton no monstro da semana, e eles precisam detê-lo, mas não destruí-lo… num estilo bem “Sexta-Feira Muito Louca”, mas sem troca de corpos, só de função, ambos aprenderam como é difícil ser o outro! Outro episódio focado em Rocky, Fourth Down and Long, traz o tema do futebol americano! E na bizarrice que é Power Rangers, ele transforma as pessoas em bola de futebol! Claro que o único que sobra não transformado é o Rocky, que precisa salvar os amigos!
Tratando de uma cultura antiga que eles conhecem ao visitar um museu, temos Final Face-Off, um interessante episódio com um monstro curioso: o Face Dealer, basicamente um “Ladrão de Rostos”. Ele consegue roubar os rostos das pessoas e, ao fazê-lo, elas se tornam algo como zumbis, andando sem identidade, sem vontade e sem saberem quem são… isso é uma lenda antes de ser um vilão de Power Rangers, então Rita Repulsa consegue roubar a urna com o suposto espírito do Face Dealer, na expectativa de trazê-lo de volta… e, claro, eles conseguem, e o monstro ataca, roubando o rosto de apenas dois personagens dessa vez: Aisha e Adam… o destaque desse episódio vai para o fato de os Rangers lutarem com máscaras mágicas para protegê-los, máscaras que conseguem refletir e reverter o feitiço do Face Dealer, salvando todo mundo.
Por fim, o último episódio que quero comentar nessa postagem, The Potion Notion, um dos episódios mais DIVERTIDOS dessa temporada! Não é nada demais, mas é perfeitamente hilário! Enquanto Rita Repulsa e Lord Zedd saem na Serpentera em uma segunda Lua de Mel, Rito Revolto usa a Poção do Amor de Rita em um monstro, que se apaixona por ele e desce à Terra para causar CONFUSÃO. Mas o foco não é um personagem só, e aí está a graça. Kimberly fica apaixonada por Skull, desprezando Tommy. O policial se apaixona pela professora, invadindo a sala de aula. E o Bulk se apaixona por Aisha! Depois, quando isso tudo se desfaz, ainda temos uma rápida cena de Rita apaixonada por Goldar, que é um máximo, e o Lord Zedd apaixonado DE VERDADE por Rita, porque mesmo quando lhe dão um antídoto, ele quer continuar casado com Rita…
Own, existe romance entre os monstros!

Para mais postagens de Mighty Morphin Power Rangers, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários