Riverdale 2x09 – Chapter Twenty Two: Silent Night, Deadly Night


É o fim da história do “Black Hood”?
Estou CONFUSO. Será que essa trama do Black Hood realmente chegou ao fim? Ganhamos um rosto para o vilão da temporada, e ele termina o episódio supostamente morto, mas pareceu abrupto demais – há quem diga que era tudo uma armação elaborada do Black Hood, e que o verdadeiro ainda está por aí… ou talvez o roteiro vá mesmo se aventurar por essa coisa de Betty herdando o capuz ou algo assim. Estou curioso para ver o que nos espera, mas adoraria que a série mantivesse o ritmo da primeira temporada, com apenas 13 episódios. Seria perfeito. Estamos em uma época NATALINA, com árvores de Natal, amigo secreto, trocas de presentes e “torta de climão” entre personagens como Archie e Veronica… enquanto isso, o Black Hood segue sendo o “Senhor da Desordem” desse Natal, causando pesadelos e bastante confusão.
Betty Cooper recebe em sua casa um presente do Black Hood: O DEDO DE JOSEPH CONWAY. É bem macabro, e Archie e Betty se culpam pelo Sr. Svenson ter sido pegos, dizendo que foram eles quem o expuseram e, provavelmente, o colocaram na mira do Black Hood: ele ainda está vivo, mas está sendo lentamente mutilado como uma maneira de controlar Archie e Betty para que eles investiguem e exponham um passado da Cidade de Riverdale. Para isso, Betty vai com o amigo até as Irmãs do Silêncio, onde Joseph Conway morou até ser adotado e virar Svenson, e temos um relance da “Dark Betty” de volta, quando ela fala intensamente com a freira e diz que “se ela não contar o que eles querem saber, ela vai expô-las pelos maltratos físicos”. Ela sabe disso porque Polly passou um período no lugar. Achei SENSACIONAL a atitude de Betty.
E então ela consegue o que quer.

Enquanto isso, Veronica segue sempre se preocupando com Archie. Não apenas pelo relógio, que supostamente comprou antes de eles terminarem, mas também com os 86 mil dólares que Fred Andrews deve ao hospital pelo tratamento recente – ela é um MÁXIMO, e ela faz uma ligação ao hospital em nome da mãe, Hermione Lodge, para pagar toda a dívida, motivada pela raiva que sentiu quando descobriu que os pais compraram o Pop’s e conseguem mentir sobre isso na sua cara. Eu gosto dessas atitudes de Veronica, de como ela é ousada e determinada. Agora, no entanto, ela está se juntando aos negócios da família, desde que não tenha que fazer nada ilegal, e eu não sei o quanto é de livre vontade e o quanto é de armação. Veronica sempre traz algumas coisas na manga. Enquanto isso, Jughead também age de forma surpreendente, prendendo Penny e cortando sua tatuagem das Serpentes fora.
Ouch.

Na investigação, Archie e Betty descobrem que Joseph Conway e alguns outros cidadãos de Riverdale fizeram “justiça com as próprias mãos”, no passado, e mataram um homem pelo massacre da Família Conway, mas condenaram um homem inocente. Esse é o pecado a que eles precisavam chegar, e quem estava envolvida com ele era a própria Nana Rose Blossom. E em uma conversa com Rose Blossom, Betty descobre que seu próprio avô também tomou parte nesse evento, em que enterraram o suposto culpado vivo (!), e ela fica desesperada, achando que foi por isso que o Black Hood a escolheu e liga para ela… enquanto ela está quase surtando e Archie está dando força para ela, eles acabam se beijando. Achei isso totalmente bizarro, mas não imprevisível… acho que isso deve criar toda uma série de climas e culpas na segunda parte da temporada!

Com essa informação em mãos, Archie e Betty se dão conta que o Sr. Svenson pode estar tendo o mesmo final que relegou a um inocente no passado, e correm ao parque para desenterrá-lo, mas encontram o caixão vazio. As cenas são ELETRIZANTES e repletas de muita TENSÃO. O Black Hood aparece apontando uma arma para eles, mandando Archie entrar no caixão vazio e obrigado Betty a fechar o caixão e enterrar o amigo vivo. E enquanto isso tudo acontece, eles escutam um distante barulho de sirene de polícia que é a distração perfeita para que Betty tome coragem, ataque o Black Hood com a pá que usava para enterrar Archie, e então todos correm… foi angustiante aquela perseguição ao Black Hood em fuga, enquanto Archie e Betty corriam atrás dele. Uma cena e tanto, que se configura em um bom clímax para esse meio de temporada.

Gostei dos gritos de Archie acusando o Black Hood, e de como o tiro do Xerife Keller surgiu do nada e MATOU o Black Hood – mas me pareceu rápido demais para encerrar o caso para valer. O homem embaixo da máscara? O próprio Svenson, com o dedo cortado (!), e em um momento meio “última cena de Psicose”, como diz o Jughead, Veronica, Betty, Jug e Archie, no Pop’s, tentam entender o que aconteceu: como ele enlouqueceu, e como achou que “matando pecadores” estaria se livrando da própria culpa de ter matado um homem inocente no passado. Faz sentido, mas pode não ser toda a história. As cenas finais são cheias de tensão. Primeiro quando Veronica beija Archie e diz que o ama (!), enquanto alguém tira fotos do casal, e Betty queima tudo o que tinha a ver com o caso do Black Hood, menos o próprio capuz negro. Ainda significa algo para ela.
Dark Betty?!

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários