The 100 4x04 – A Lie Guarded


“Oh… Clarke’s deciding who’s worth saving. That… that is just great”
Eu achei um episódio bem REVOLTANTE! Acho que faz muito tempo que eu não sofro em The 100 de tanta revolta como foi o caso com A Lie Guarded. E por vários e vários motivos que explico com calma. Não foi um episódio ruim, adianto isso, sentir raiva nem sempre (mas às vezes) quer dize que eu não gostei do episódio. Mas veja bem: a) a Luna é uma pessoa insuportável, e totalmente egoísta, me irritei muito; b) o Jasper estava irritante como sempre e o Monty continuou o seu trabalho, porque ter TODOS OS NOMES da lista, um a um, foi bem filho da p*ta; c) a Clarke não tinha mesmo o direito de fazer aquilo tudo, me irritou igualmente; d) como mostraram tão pouco do meu Bellamy querido, e quando mostraram foi só para que ele sofresse? E, por fim, e) tudo bem que a Octavia é mesmo FANTÁSTICA, mas, roteiro, vamos ser um pouquinho mais sutis, porque ficou forçado e ficou FEIO!
Ufa.
Então que tal irmos um a um. A) A Luna é uma pessoa insuportável, e totalmente egoísta. Acredito nisso e não volto atrás. Luna é a única que sobreviveu à radiação do episódio passado, e então descobrimos que o Nightblood é a solução para os problemas, mas o que ela faz? SE RECUSA A AJUDAR. Eu realmente a entendo, um pouquinho, mas convenhamos que tudo tem limite. Ela acha que pode vir pedir ajuda a Skaikru quando precisa, mas ela NUNCA ajuda quando ELES precisam de ajuda, não é a primeira vez! Quando Nyko conversou com ela de forma tão fofa (achei um máximo ele dizendo pra Luna que ela está fazendo o que é o certo, que eles são boas pessoas, que ele confia neles e se ela confia nele, devia confiar neles também) e ela continuou relutante, eu percebi o quanto eu detesto a personagem e o quanto eu a acho EGOCÊNTRICA. Quando os drones da A.L.I.E. atacam, ela aproveita e DESAPARECE.
Gostei da cena em que a Raven a confronta (embora a Raven tenha me irritado inicialmente por ser tão resistente ao John Murphy, e eu o AMO, mas tudo bem, ela se redimiu depois), porque aparentemente Luna está a salvo e ela não se preocupa com ninguém além dela. Fim. Por fim, eles chegam às instalações da Becca, e acho que vem coisa boa por aí. Continuando… B) O Jasper estava irritante como sempre. Claro. No começo ele fez toda uma ceninha embaixo daquela chuva, e tolo de quem acreditou que ele estivesse mesmo morrendo… um personagem desse precisa existir para causar encrenca. E ninguém PIOR que ele para encontrar a Lista de Clarke com as 100 pessoas que ela pretendia salvar na nave. “Why does Clarke have a list of 100 names?” Monty conta a verdade, explica o que está acontecendo, mas recebe uma informação igualmente bombástica:
“Guess what, Monty? You’re not. See for yourself. Clarke thinks you’re expendable”
Assim, precisamos falar: C) Clarke não tinha mesmo o direito de fazer aquilo tudo. E descobri, por enquanto, que ela é uma PÉSSIMA líder. Embora deteste o Jasper e ele tenha me incomodado profundamente, eu acho que ele tinha razão naquele “You’re not God, Clarke. You don’t get to decide who lives or dies”. Mas o que ele quer é ver o CAOS mesmo, ele quer contar para TODO MUNDO, mostrar que Clarke está obrigando todos a trabalharem por NADA enquanto brinca com as suas vidas, o que é tudo verdade… e é surpreendente como Clarke o ataca para prendê-lo. Mas então temos o quê? MONTY SE JUNTA A JASPER. Em um primeiro momento, eu o defendi, achei que ele tivesse razão, não fiquei bravo. A maneira como ele falou com a Clarke e tentou acordá-la para a vida foi forte e pertinente. Gostei de como ele perguntou quando ela se tornou isso e deu razão a Jasper…
“Jasper was right. You’re not God”
Mas então ele passou dos limites quando ele terminou o trabalho de Jasper e faz mais do que isso. Por isso, B2) Monty continuou o trabalho de Jasper. Não por ele ter contado, acho que o pessoal precisava MESMO saber, mas pela maneira como ele o fez… como ele não se limitou a dizer que a Arkadia só salvaria 100 pessoas, mas ainda se deu ao trabalho de ler os nomes da lista, UM A UM, e aquilo foi desnecessário. Verdadeiro caos se anuncia, naturalmente. É bem tenso, todos cobram Clarke, todos questionam sua decisão e seu poder de tomá-la, e é angustiante vê-la tentando justificar cada escolha. REVOLTANTE. Por fim, quem resolve tudo com o lance da “loteria” é o Jaha, com um plano que até faz todo o sentido, sobre como os 100 nomes podem ser escolhidos randomicamente, entre aqueles que trabalharem arduamente até o último dia! Isso me mostrou que Clarke ainda tem muito a aprender sobre liderança.
Mas Jasper tinha razão em algo…
Se o Jaha está fazendo sentido, é porque tem alguma coisa BEM ERRADA.
Assim, mudamos para outra parte da história e questionamos: D) Como mostraram tão pouco do meu Bellamy querido, e quando mostraram foi só para que ele sofresse? Eu me angustiei ao ver o Bellamy ser preso pelo Rei Roan, quando as coisas explodiram sobre eles estarem procurando abrigo contra a radiação sendo que o acordo era salvar a TODOS dela, e foi de arrepiar como seu companheiro foi friamente assassinado, e Kane tentou racionalizar, falando do Nightblood como salvação: “It’s science. If Nightblood can save lives, we should use it”. Mas a Aliança chega ao fim, a Guerra se anuncia, massacres acontecem, Octavia se mete numa batalha fatal que, a princípio, a conduz à morte. E é de partir o coração ver o Bellamy receber a notícia! Mas, por último: E) Ficou forçado e FEIO a Octavia sobreviver! Não queria a morte dela, de jeito nenhum, claro, mas gente: COMO ELA SOBREVIVEU ÀQUELE GOLPE E ÀQUELA QUEDA?!
Vamos maneirar, que não ficou muito palatável não!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários