RBD: Álbum “REBELDE”


“Amarte ya nunca más, perderte”
Rebelde ainda é o meu segundo álbum favorito de RBD – ele fica atrás de Nuestro Amor, na minha concepção, porque eu adoro a mescla que o segundo álbum faz entre o rebelde original e a sua versão amenizada. Mas Rebelde é um álbum incrível. Lançado em 2004, com 11 músicas num total de 37 minutos, aproximadamente, nós temos as músicas e as vozes que consagraram a banda e, juntamente com a novela, a tornaram um sucesso quase que instantâneo. Clássicos como Rebelde e Solo Quédate en Silencio, que fizeram parte da nossa história e que ainda amamos incondicionalmente. As vozes dos 6 estão incríveis nesse álbum, elas se sobrepõem de forma inteligente, e se unem da mesma maneira. Os acordes da maioria das músicas são fortes, expressam bem o tom “rebelde” proposto, e acima de tudo, são todas composições altamente contagiantes! Cantamos, dançamos junto, é impossível segurar. Ele é classificado como “teen pop” e “pop latino”, além de “pop rock”, expresso em músicas mais intensas como Futuro Ex-Novio e Fuego, por exemplo. Para mim, destaques para Dulce María e Christian Chávez.

SINGLES

Quatro singles foram lançados para divulgar o álbum.
Rebelde é, claro, o primeiro deles. E, bem, vocês a conhecem: INEVITÁVEL CANTAR JUNTO! Empolgadamente. “Mientras mi mente viaja donde tú estás / Mi padre grita otra vez / Que me malgasto mi futuro y su paz / Con mi manera de ser / Aunque lo escucho ya estoy lejos de aquí / Cierro los ojos y ya estoy pensando en ti”. Tem tudo a ver com a banda, tem tudo a ver com a novela, a letra é incrível, as vozes juntam soam maravilhosas, os momentos solos se alternam lindamente. Provavelmente uma das melhores músicas já gravadas. “Y soy rebelde”. Depois, Solo Quédate en Silencio. Eu adoro a música. Além de ela ser o fundo musical de muitas cenas românticas bonitas na novela (como a primeira vez que Mia e Miguel se veem, super dramaticamente), ela é linda mesmo e pronto. Romântica, calma, envolvente – gosto de como as vozes se organizam. Anahí – “Te encuentro, despierto”. Christian [!] – “Me abrazas, me hielo”. Dulce María – “Sólo espera un momento / Sólo dime no es cierto”. E o coro do refrão é perfeito. Quando o refrão é cantado com cortes nos versos?
Quem é que não completa?!
Sálvame. É uma das músicas mais calmas, mais lentas de Rebelde. Com destaque para a Anahí (mas vocais no coro de toda a banda), a música é marcada pelo violão e uma suavidade na bateria. Letra lindíssima, um romântico que dói, mas que emociona. “Sálvame del olvido, sálvame de la soledad / Sálvame del hastío, que estoy hecho a tu voluntad / Sálvame del olvido, sálvame de la obscuridad / Sálvame del hastío, no me dejes caer jamás”. E Un Poco de Tu Amor. O começo da música já é um máximo, o Christian realmente se entrega: “Sé muy bien que soy un amigo más / Entre el montón que solo soy un fan de corazón / que no te para de soñar cada día más”. Minha impressão dessa música é que ela tem acordes fortes de guitarra que nos fazem esperar uma explosão diferente no refrão, que não vem. A força da guitarra é belamente equilibrada pela suavidade dos versos, e é lindo. “Un poco de tu amor, para poder vivir. / Un poco de tu amor, me puede hacer feliz / Solo un poco de tu amor es lo que pido”. Perfeitamente romántico, tocante e bonito. Uma música fofa, gostosa.

Yo necesito de ti como el aire
Nadie te puede querer tanto así

DEMAIS CANÇÕES

GRUPO
Três músicas do álbum podem ser classificadas como de todo o grupo, quase que igualmente. Duas delas fazem parte dos singles: Rebelde e Solo Quédate en Silencio. Mas a minha favorita é, sem dúvida, Tenerte y Quererte. A música fala de um amor intenso, de um desejo, algo quase doentio. Algo que só foi sentido e entendido, de fato, depois de perdido. E é fascinante. O que me marca, além das ótimas interpretações (porque há muito talento mesmo na RBD), é a ENERGIA da música. Ela é, sem dúvida, uma das mais CONTAGIANTES. Dá vontade de cantar junto. Dá vontade de ouvir de novo quando acaba. É um máximo. “Quiero tenerte, quererte / Contigo quiero estar, amar sin parar / Quererte, tenerte / No quiero vivir sin tu amor jamás / Pues nada es tan fuerte, como tenerte / Amarte ya nunca más, perderte”. E a parte depois do segundo refrão? “Respirar y sentir / Cada vez que pienso en ti / El amor y el dolor que creció en mi corazón / Te perdí, comprendí que difícil es vivir / Sin tu amor, ese amor que me llena de ilusión”. AMO.
Mas as meninas estão em MUITO destaque.

MENINAS
As meninas estão INCRÍVEIS cantando músicas como Otro Día Que Va. “El tiempo ha borrado todo en mi corazón / Cada recuerdo que dejó el desamor / Me crecen las alas desde la raíz / Porque creo ciegamente en ti”. É democrático como elas se dividem, todas brilham, e a energia da música é inigualável. Deliciosa. Outra música que segue o mesmo estilo de organização, mas não o mesmo estilo de ritmo, é Enséñame. Novamente é o momento das garotas, Anahí e Maite Perroni dividem as estrofes enquanto Dulce María participa do refrão e coloca sua impressão ali também. “Enséñame a quererte un poco más / Y a vivir contigo que no aguanto la ansiedad / De saberte mío quiero ir donde vas”. Uma música lindíssima que fala de amor tão belamente. Que representa a juventude e aquelas paixões gostosas da adolescência, que nos marcam eternamente. “Quero te ver já” ou “Quero ir aonde vai”. E, assim como em Solo Quédate en Silencio, também há um pequeno trecho da música com os versos reduzidos, um convite perfeito para que os completemos.
E, claro, Santa No Soy, que é MARAVILHOSA! Empolgante!

Y donde queda la parte de mí
Que nunca ha dado el corazón por ti
No me entiendas, solo
Ámame, déjame, búscame, quédate
Porque santa nunca fue

Além das músicas que são um coro das garotas, cada uma delas também tem o seu momento especial em uma ou outra música. Anahí, por exemplo, tem o seu maior destaque em Sálvame, que parece a música DELA dentro do álbum. Maite Perroni tem seu momento em Cuando el Amor se Acaba, que é basicamente a música dela. Calma (combina com a Lupita, não?), “romântica” e triste, a música é lindíssima. “Y no puedo entender, no quiero comprender / La razón de esta situación, más no puedo seguir / Dependiendo de tu calor / El amor se acabó, la pasión terminó / Tu recuerdo lo siento bien, pero el día de hoy / Ya tu voz se desvaneció”. Para mim, uma das músicas MAIS BONITAS do álbum! E das mais diferentes… por fim, Dulce María tem uma música que tem tudo a ver com a Roberta: Fuego. E é brilhante! [Ha, trocadilho não intencional] Além de deliciosamente sensual! “Y tengo miedo de perder el control / Y no espero por volver a ti / Cada vez que te encuentro volverás a ser como el deseo / Que arde lento con mi fuego / Fuego”.

MENINOS
Você percebe que os meninos têm bem menos músicas que as garotas. Eles participam da maioria delas, com vozes e contribuições lindíssimas, como em Tenerte y Quererte, mas nenhum dos meninos tem um solo de verdade, como as garotas têm. E mesmo músicas dos três, há apenas UMA que não há nenhuma das garotas: Futuro Ex-Novio. E essa é minha eterna favorita. Eu AMO essa música e a amo desde o lançamento do álbum. Eles estão realmente envolvidos, empolgados, colocando toda sua energia e personalidade em uma das músicas mais marcantes e mais enérgicas de Rebelde. E é um máximo como Christopher Uckermann e Alfonso Herrera têm vozes muito bonitas, mas a música parecer ser do Christian. Eu penso em Futuro Ex-Novio e penso em Christian Chávez. É a voz dele quem me marcou sempre ouvindo essa canção – até porque ele é o meu favorito dos garotos, e ele evidentemente tem uma voz fortíssima e marcante. Então quando ele entra com “Sé bien ¡que esto no es normal! / Porque ¡si fácil viene, fácil va!”… wow.
Mind blowing.
E ESSA LETRA? Adoro tudo: melodia envolvente, vozes, letra… TUDO! <3

Ella no comprende, todo lo que tengo
No va cambiando lo que siento
Ella es mi tormento, fiebre del momento
¡Soy su futuro ex novio!

Acho que os pontos de exclamação exemplificam a “energia”, “intensidade” de que falo!


VISÃO GERAL

Em primeiro lugar: eu daria todos os pontos de exclamação possível para esse álbum incrível. É uma estreia maravilhosa para a RBD, e ajuda-nos a entender o motivo de a banda ter feito tanto sucesso, no mundo todo, independente da novela na qual se originou. Eles são mesmo um máximo! O álbum retrata amor, retrata dor, personalidades “rebeldes”, não só nas letras, mas na abundância de estilos. Passamos dos acordes fortes de guitarra e bateria para uma finalização calma no violão, por exemplo. É genial, é amplo. Por isso ganhou prêmios e mais prêmios, como dois Billboard Latin Music Awards, como “Melhor Álbum Pop Latino do Ano”, tanto como dupla ou grupo, quanto como novo artista. O sucesso foi tão estrondoso, especialmente no Brasil, que só aqui vendeu 1 milhão de discos, igualando-se à soma das vendas no México (600 mil) e nos Estados Unidos (400 mil). Infelizmente, não sou um dos sortudos que pôde comprar Rebelde assim que ele lançou, e agora estou achando especialmente difícil de encontrá-lo.
Embora a busca seja ferrenha!

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários