Chiquititas (2013) – A lista de desejos da Letícia!


“Vocês são os melhores amigos que alguém pode ter na vida”
Não é segredo algum que eu AMO a Letícia – e essa despedida prolongada da personagem está me fazendo sofrer demais, e eu ainda não estou preparado para dizer adeus. Eu adoro a Letícia e eu acho que o tamanho do amor que ela tem por sua filha e o tamanho do amor que todos os seus amigos (Carol, Beto, Clarita e Tobias) têm por ela é imensurável. Assim, as cenas da personagem, especialmente agora, sempre me emocionam. Sofri ao longo dessa semana. Sofri DEMAIS. No capítulo de quarta-feira eu chorei em TODAS AS SUAS CENAS, e chorei de soluçar de verdade. Com muita emoção e carinho, as cenas foram bem produzidas e transmitiram um sentimento lindo em um cuidado impressionante. E isso tudo às vezes nos faz pensar em algumas coisas, especialmente na maneira como deixamos de aproveitar coisas pequenas e simples da vida, e às vezes deixamos de viver.
Letícia está VIVENDO, está sendo feliz. E isso me comove.
A história da doença da Letícia começou com todas aquelas dores que a levaram ao hospital, e quando ela descobriu a doença, foi um baque gigantesco e doloroso. As cenas dela chorando no banheiro me destruíram. O momento em que ela compartilha a informação com Rui também. E então ela faz uma lista de coisas que sempre quis fazer com a Dani, e até falta no trabalho para que possa se divertir… fora o Rui, a Carol é a primeira a descobrir, e como uma ótima amiga, suas cenas também são lindas. Eu acho lindo como a Carol tenta cuidar da amiga, como dá um jeito de comprar os remédios para ela, por mais caros que sejam, quando chega em casa e Letícia está se contorcendo de dor no sofá… por mais TRISTES que as cenas sejam, o tamanho do amor que a Carol sente pela Letícia é GRANDE DEMAIS. Eu fiquei aguardando o momento em que ela ia contar aos demais.
Dani é quem mais demora a descobrir, naturalmente. Mas eu gosto de como ela e Letícia compartilham, de todo modo, momentos simples e ternos, como comer sorvete direto do pote na cama – e quando a Dani entrega aquele desenho para ela (“Era pra desenhar a pessoa que você mais ama. E eu te amo, mamãe”) e a abraça, meu coração se partiu completamente. Chorei com Letícia e sofri com ela, enquanto a Dani ficava para trás sem entender o que estava acontecendo com a mãe… mesmo que a Dani seja uma personagem irritante, é muito angustiante vê-la conversar com a Carol perguntando o motivo de a mãe estar chorando, se perguntando, inclusive, se ela não gostou do desenho que ela fez… QUE DOR! E a Carol tenta amenizar dizendo que a mamãe está bem, e que ela só ficou emocionada, mas eu acho que coração de filha já sente.
E vai doer demais.
O momento em que Letícia compartilha com os amigos foi ARREBATADOR. Chorei HORRORES, mas foi tudo tão incrivelmente BONITO. Primeiro ela pede que todos vão à sua casa naquela noite, porque ela precisava contar algo. E então ela reúne os amigos, curiosos, e conta para eles que está com câncer, estágio avançado demais, e tem pouco tempo de vida. O “Eu preciso que vocês sejam fortes, porque eu não tô mais conseguindo” me destruiu completamente. CHOREI e CHOREI MUITO. O desespero da Clarita chorando… o Beto e o Tobias. Tudo me partiu o coração. A Carol. O Rui. Foram cenas emocionantes e tristes, mas repletas de amor, de carinho. ELES SE AMAM TANTO! Aquele abraço coletivo foi tão repleto de dor quanto de amor, e por mais que doa, os amigos precisavam saber disso e, como ela diz para a Carol, isso parece aliviar um pouco o peso de suas costas.
As cenas, ainda muito tristes, se tornam ainda mais emocionantes quando a Carol encontra uma lista de tudo o que a Letícia quer fazer antes de morrer, e então a leva para os amigos para que, juntos, eles possam realizar os sonhos dela. E são sonhos simples, alcançáveis, mas momentos simples como esses são o que tornam a vida ESPECIAL, e quando vemos esse tipo de cena nos perguntamos se, muitas vezes, não estamos deixando de lado as coisas que mais importam… deixando para viver quando já for tarde demais. E então eles realizam os sonhos da Lê. 1) Andar de moto numa estrada. Facinho. O Beto faz isso com ela, e é tão fofo o começo dessa cena, a introdução ao momento em que os amigos vão começar a fazer DE TUDO pela amiga. O medo e a alegria de Letícia são contagiantes, e eu comecei a chorar novamente.
E chorei durante a sequência toda da lista.
2) Dormir sob as estrelas. Achei uma fofura a Letícia com a Carol e a Dani, as três deitadas sob um cobertor, olhando para as estrelas. Coisas simples e bonitas. 3) Plantar uma árvore. Coisa que ela faz com a Dani. 4) Ir a uma balada e ficar até acabar. Eu achei esse particularmente LINDO. Ela se divertiu, os amigos dançaram com ela ao seu redor, e aquilo me fez chorar mais e mais e mais. E então entramos no 5) Voltar a ser criança. E para que ela voltasse a ser criança, eles prepararam todo um evento: O CIRCO DA LETÍCIA. No Orfanato Raio de Luz, eles preparam um evento grandioso e apaixonante para a amiga, não tem como não amar, tamanho cuidado e tamanha magia. Chorei assim que ela entrou no lugar. “Vocês são os melhores amigos que alguém pode ter na vida. Eu só posso dizer obrigada!” Fico MUITO FELIZ que a Letícia tenha pessoas tão importantes e tão especiais na sua vida.
Não sei o que seria da Letícia sem eles.
Não sei o que seria de cada um de nós sem um Beto, Tobias, Clarita, Carol…
A Letícia se divertiu, e quando ela pulou em uma piscina de bolinhas com a Dani, coisa que estava em sua outra lista, eu achei aquilo especial demais, e delicado demais – bonito ao extremo. Um primor do roteiro que nos levou exatamente pelas emoções certas. A cama-elástica… e representando a belíssima amizade de cada um deles, eu gostei da Lê abraçando o Tobias e ganhando um beijo no rosto. Dela pulando na cama-elástica com a Carol. Dela comendo aquela maçã do amor bem juntinho do Júnior, oferecendo um pedaço para ele. Teve tanta diversão, verdade, fofura. PUREZA. A alegria ali era REAL. E eu me pergunto: por que demoramos tanto para viver e sermos felizes? Teve até espetáculo organizado por essa fofura das crianças, e Letícia chorou e chorou a cada momento… ela até cansou de tanto brincar, no fim.
E teve mais surpresa. Uma última LINDA e MARAVILHOSA surpresa!
RUI <3
Eu fiquei TÃO FELIZ em ver o Rui ali na porta do Orfanato, esperando a Letícia, com aquelas flores e aquele sorriso radiante e lindo… era tudo o que faltava para a noite ser perfeita. Me emocionei muito mais, claro. Foi lindo ver o beijo e o amor deles – e ainda choveu. 6) Dançar na Chuva. Uma interpretação admirável e tocante de Amanda Acosta, que vai se despedindo da novela com um primor de atuação e momentos memoráveis PARA SEMPRE. Seu sorriso, seus braços abertos curtindo a chuva… a felicidade profunda dela. E adultos que voltam a ser crianças, preenchidos pela felicidade de fazer a amiga feliz e o amor profundo que os une, dão as mãos e dançam em volta da Letícia, curtindo todos juntos a chuva que foi um presente divino para tornar o momento ainda mais especial. Foi lindo, emocionante, bem-feito e comovente…
Uma das melhores passagens da novela, certamente.
Não estou preparado para assistir à sua morte!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários