Supernatural 12x11 – Regarding Dean


“It’s like watching myself on Netflix”
Ai que DELÍCIA de episódio! Com uma interpretação tocante e fofíssima de Jensen Ackles, nós temos um episódio leve e divertido que funciona muito bem como o filler… foi gostoso de ver e superou vários dos episódios “engraçadinhos” de temporadas passadas! Eu gosto de quando Supernatural esquece eternos Apocalipses e lutas contra entidades superiores e se dedica a histórias simples, fechadas, porque eles SABEM fazer isso muito bem. Dá um gostinho de nostalgia – nos faz pensar em deliciosos momentos da primeira temporada, por exemplo. O caso da semana, da morte de Barry Gilman, é apenas o gatilho para toda a estranheza do que está para acontecer com Dean. O vemos como ele normalmente é pela última vez no meio da floresta, e depois as coisas começam, lentamente, a sair de controle… até que fica mesmo bem bizarro.
Uma manhã difícil. Dean acorda meio deslocado, no parque, distraído – consegue telefonar para o Sam e chamá-lo para comer waffles, mas ele esquece coisas simples como a história com Kelly (“Devil baby mama drama”), e de repente ele tem dificuldades até para dirigir! A situação começa a se tornar séria de verdade quando ele não consegue mais escutar o que o Sam está dizendo, a voz fica distante, a vista embaralha, e ele solta, por fim, um “Who’s Dean?” Mas engana-se quem pensa que isso é sério ou macabro. Na verdade, é bem ENGRAÇADO. Tudo bem que é desesperador, e vou falar de cenas lindíssimas mais pra baixo, mas o Dean estava absolutamente encantador… ele até chega a se comparar com a Dory. Esquece nome de coisas simples como “lamp”. Mas ele tenta levar isso com um bom-humor relaxado.
“Well, we need your help, Rowena”
A primeira impressão de Rowena é que a maldição possa ser quebrada se a bruxa/bruxo responsável por ela for morto. Então Sam tenta fazer o irmão refazer os passos do dia anterior, mas como se ele não lembra nada?! Tem cena em hamburgueria, tem a garota que lhe deu um tapa na manhã seguinte, tem o touro mecânico… “He… rode Larry?” Ele até acha essa parte divertida, na verdade. “Was I good?” “You were… amazing”. Um dos melhores momentos é os Winchesters andando pela floresta, Sam tendo com ele “a conversa”, e o Dean reagindo todo surpreso ao descobrir que sabe atirar, ou que bruxas são reais, ou que seu melhor amigo é um Anjo… aquele “Whaaat?!” foi SENSACIONAL. Fofo, engraçado. Ponto para Jensen! Toda a animação dele foi contagiante. O emprego. Heróis. E então eles descobrem o corpo de Gideon… o bruxo que o enfeitiçou JÁ está morto, essa não é a solução.
“Is that a dead guy? Whoa! I’ve never seen a dead guy before!”
Temos, assim, um paralelo interessante. O bizarro e divertido Dean sem memória, que elogia o cabelo de Rowena (“Do we have to fix him?”) e se diverte horrores assistindo Scooby-Doo enquanto ela conta para Sam sobre os Loughlin e o Black Grimoire, e o Dean que se apavora com o que está acontecendo. Dentro de pouco tempo ele vai esquecer as coisas mais básicas, até que eventualmente morra. Enquanto Sam sofre ao ver o irmão “definhar”, temos uma cena COMOVENTE de Dean no banheiro, molhando o rosto e tentando repetir as informações de que se lembra. Em um primeiro momento, é completo. Depois ele para logo depois do nome. Até que não se lembre mais nem do próprio nome. Vale elogiar a maneira como o episódio passa do “fofo divertido” ao emocionante depressa, porque foi uma cena forte e triste, e a atuação de Jensen Ackles estava de partir o coração!
“My… I don’t know”
O clímax conta com Sam na casa dos Loughlin ao telefone com Rowena para que ela possa dizer o feitiço, mas ele é capturado. Na cena seguinte, temos Dean acordando no carro cheio de avisos para guiá-lo, enquanto Rowena entra na casa para uma cena contra Cat Loughlin, repleta de sentimento e passado, e o Sam sofre a ameaça de ter a sua alma trocada pela de Gideon. De todo modo, é um MÁXIMO como o Dean, mesmo sem memória, consegue chegar todo badass na casa com a arma correta (estava identificada com post-its) e mata Cat, depois o irmão dela… e a carinha dele e o sinal de positivo… WOW. De todo modo, o episódio acaba com os Winchesters com o Black Grimoire, não sei se ele ainda virá a ser importante, e devendo um favor para Rowena. “We owe you one. Small one”. Talvez o filler se mostre importante de alguma forma.
Que final BIZARRO do Dean no touro ao som de Broomstick Cowboy.
E aquele apanhado de cenas, claro! <3

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários