Chiquititas (2013) – Mulher aparece dizendo ser mãe da Mili!


Depois do turbulento Concurso de Dança, muitas coisas vieram a acontecer em Chiquititas. Bem, no Concurso, o Mosca já estava bastante cansado da intensa chatice de Vivi e sua obsessão por ganhar e tudo o mais – quando ela machucou o pé e o Duda não apareceu para dançar com a Mili, acabou que a Mili e o Mosca acabaram dançando e ganhando o segundo lugar (o primeiro ficou para Cris e Rafa, o que foi BEM MERECIDO!). A Vivi ficou brava, com o Mosca (que terminou o namoro) e com a Mili. O Duda ficou bravo. No fim, depois que eles fizeram as pazes, o Duda tentou fazer alguma coisa legal pela Mili de um jeito meio duvidoso: sugerindo a gravação de um vídeo para postar na internet para encontrar seus pais. Eu não o julgo porque eu SEI que ele não fez por mal… mas de todo modo foi um negócio bastante perigoso e olha a confusão toda que deu!
Com o vídeo de Mili, aparece no Orfanato “Estefânia”, dizendo que é sua mãe! São cenas bastante estranhas – o espectador já sabe que não é a mãe da Mili de verdade, porque sabemos que é a Gabi, então o roteiro trabalha em nos deixar apreensivos, porque não sabemos o que vai acontecer. Mili não sente nada “especial” como achou que sentiria quando conhecesse sua mãe, e algumas das crianças, mais impressionáveis, ficam encantadas – gosto particularmente daqueles que desconfiam. São cinco: os garotos e a Pata, e eu acho que eles por sua vivência na rua, talvez. E a Bia, por sua natureza de desconfiar de tudo e não acreditar cegamente em nada. Olha como pode ser útil. De todo modo, TODOS ajudam a “proteger” a Mili fazendo incansáveis perguntas a “Estefânia” durante o almoço, por exemplo, e sempre é bonito ver a amizade de todos eles!
Dói-me que alguns adultos sejam igualmente tapeados.
E, naturalmente, eles tinham motivos para se preocupar. “Estefânia” NÃO era a mãe da Mili, e quando a história chega nos ouvidos do Dr. José Ricardo, ele deixa isso muito claro, e então Cíntia fica apreensiva porque é evidente que ela está ferrada. As crianças descobrem pela internet que “Estefânia” é uma mulher que fugiu de um hospital psiquiátrico, mas Mili já está em um carro com ela indo para uma “sorveteria” quando recebe a ligação do Mosca e o aviso… a tentativa de sequestro é forte, e coisas terríveis poderiam ter acontecido. É meio apavorante ver a Mili trancada em um banheiro de posto de gasolina, morrendo de medo, com a mulher do lado de fora ameaçando arrombar a porta se ela não abrir! Mas Júnios, Mosca e Duda vão juntos salvar a Mili e então ela retorna para o Orfanato onde é recebida com todo o carinho que merece e, agora, PRECISA.
Acontece que a novela nem focou em mostrar o sofrimento da Mili, mas é evidente que ela sofreu. Mesmo que não tenha “sentido nada especial”, é uma esperança que se forma e, então, se desfaz. A Ernestina tava uma fofa. Tanto preocupada com a Mili, inicialmente, sentindo-se culpada por tê-la deixado sair, dizendo que nunca ia se perdoar se algo acontecesse, porque ela foi a primeira a chegar no Orfanato e ela tem muito carinho por ela. Depois, quando a Mili chega, foi muito fofa abraçando-a. O retorno, inclusive, traz outra cena bastante bacana que foi a Vivi dizendo que ficou muito preocupada com ela e perguntando se a Mili a desculpa por tudo. E finalmente a amizade de ambas sobrevive, ainda que ela esteja andando com aquelas nojentas da Top 3. A história chega ao fim com Mili fazendo todo um drama pra contar a história, e o Mosca a contando como se fosse o grande HERÓI.
“O Júnior até que ajudou um pouquinho”
Temos uma lição MUITO IMPORTANTE a tirar dessa sequência, especialmente para a faixa etária a que a novela predominantemente se destina: NUNCA EXPOR DADOS PESSOAS NA INTERNET. Isso é perigoso! A trama também ajuda a fazer a máscara da Cíntia cair, pelo menos para alguns. Porque ela não diz nada para a Carol quando ela liga, e depois ela vai tirar satisfações, e então Cíntia coloca as asinhas de fora: “Quem você pensa que é pra cobrar satisfações? Você não trabalha mais aqui, esqueceu?” A tensão é FORTE, e enquanto Cíntia infantilmente diz que quem manda ali é ela, Carol reforça a promessa que fez à Sofia e a maneira como SE IMPORTA com essas crianças e é amiga delas… Cíntia, na verdade, se sente é ameaçada porque sabe que não é nem de perto tão competente quanto a Carol… vide a cena com a Vivi.
Porque aquela história toda da Vivi andando com as Top 3 também é bem triste e tem uma boa lição. Ela está fantasiando um mundo que não tem nada a ver com ela, com aquelas roupas caríssimas no shopping e fazendo um regime absurdo do qual não precisa! Eventualmente ela passou mal, claro. E Carol estava lá, prontíssima para ajudar da melhor maneira possível, convertendo as três leis ridículas da Top 3 (A – Seja magra; B – Tenha um namorado; e C – Esteja na moda) em três leis muito mais plausíveis (A – Seja saudável; B – Tenha amor próprio; e C – Encontre seu estilo). Foi uma cena bastante DIDÁTICA, mas é justamente o tipo de cena que, muitas vezes, crianças e adolescentes PRECISAM assistir a absorver algumas coisas! Muitas coisas! Portanto, a cena está aprovadíssima e reforço a necessidade dela.

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

P.S.: Agora fico me perguntando se aquela cena do Duda tomando o suco cheio de calmante que a Carmen fez para a Gabi vai gerar algum resultado, porque não pode ter sido meramente aleatório. Talvez não seja, porque já coincidiu com a porta trancada quando Valentina tenta entrar no quarto para ver a Carmen dar os remédios…

P.P.S.: VEM SHOW DO TOMÁS! \o/

Comentários