Emerald City 1x08 – Lions in Winter


“Science is not magic. We are. We are the magic. And the magic is Oz”
Para qualquer um que, como eu, estava se perguntando: ONDE ESTÁ O LEÃO? Bem, aqui está, e melhor do que isso – nós já o conhecíamos desde o começo da série. Estou gostando muito de como a série está organizando uma variedade de histórias e acontecimentos que, no geral, giram em torno da grande guerra entre o Mágico e Glinda, ou entre a Ciência e a Magia. E ainda temos a Princesa Ozma, a real Líder de Oz, retornando, dando sentido a toda a história de Tip e os motivos que levaram alguém a escondê-la dentro do corpo de um menino… “You want to decide, then decide: who are you?” É um pouco desconcertante como West está obcecada e, a sua maneira, gosta de Tip, porque ela vai a extremos quase absurdos como oferecer a ela a magia da Bruxa Má do Leste para que ela beba.
O que já adiantamos que não parece dar muito certo.
É angustiante ver West colocando Tip na água.
Dorothy encontra-se presa por Glinda, por sua traição, e é onde ela encontra uma mulher grávida que fala sobre o Mágico, quem assassinou o pai de seu filho por tê-lo traído: “People fear monsters. Attacks from the sea or sky. But what they should really fear is The Wizard of Oz. He's the true Beast Forever”. E eu acredito nisso, embora eu não ache que a Glinda seja nada melhor. São dois extremos assustadores. De todo modo, Noa, a mulher presa com Dorothy, dá à luz ali mesmo, e eu ainda estou curioso para entender a importância do nascimento desse bebê, ao qual Dorothy ajudou a vir ao mundo. Outras coisas importantes acontecem nos arredores, como Leith (o nome real de Sylvie, aparentemente) sendo deixada com outras bruxas para aprender e se tornar uma Guerreira de Glinda, e Roan/Lucas questionando quem é.
Cenas fortes ainda viriam disso, por sinal.
No Reino de Ev, agora Rainha, a Princesa parece excluir muito mais Jack, e ela é mesmo uma mulher bem temperamental, difícil de lidar. Jack leva uma nova vida, de Rei (aquela sugestão para “lubrificar suas partes” foi sugestiva, chocante), mas abandonado, ele vai ver Jane, a mulher que o salvou, e descobre que ela está indo embora, que ela foi despedida por Lady Ev – e é muito fofo da parte de Jack dizer que não vai deixar que isso aconteça. Mas ele não tem poder sobre isso. Jane se recusou a fazer as armas que Ev encomendou, então ela tem que partir. Gostei, também, da atitude do Jack ao confrontar a Princesa sobre isso, expondo como ela usa as pessoas, e que as relações não são forjadas e mantidas apenas enquanto lhe convém e as pessoas fazem o que você quer. Numa tentativa de provar que ela pode agir diferente, ela libera Jack.
“You’re free. I release my hold on you”
Jane também pergunta a Jack sobre Tip, e ele diz que eles eram só amigos, e agora ele não sabe se nem isso mais. Tip, ao tomar a magia de East, visualizou um trecho assustador de seu passado, presenciando o momento em que o Mágico e o LEÃO mataram seus pais, enquanto ouvíamos o seu choro, o choro da Princesa Ozma – mas ela não acordou disso a princípio. Destruída, West foi implorar para Glinda revelar onde estava a Mãe do Sul, e Glinda ADORA vê-la sofrer. Disse que a Mãe sempre a viu como sua herdeira, mas ela está em um lugar protegida de todo mundo, inclusive de West. Foi um pouco desesperador ver o estado de West, e perceber que ela NÃO é tão perigosa quanto a personagem de “Bruxa Má do Oeste” sugere. Ela tentou se matar, no fim do episódio, com aqueles pulsos abertos e sangrando, mas Tip apareceu… “It worked”.
O Leão? EAMONN!
Sobre “Roan” e Glinda, eu achei um pouco desesperador vê-lo com ela, vê-lo menosprezar Dorothy, dizendo que Glinda é sua esposa, por exemplo, e em algum momento Glinda se incomodou com tudo. Disse que a impressão era de que ele não estava nem de um lado nem de outro… e ainda o ameaçou: “Your life or death will depend on which side you choose”. Enquanto isso, Dorothy foi presa junto com garotas que não passaram bem pelo treinamento de Leith/Sylvie, e que estão catatônicas, e Glinda diz que a condição para que ela se salve é salvar aquelas garotas. Ou então todas morrem. Não que as coisas sejam “simples assim”. As manoplas de East estão sob o poder de Dorothy, e a maneira como ela as usou! FANTÁSTICO! Dava para sentir a raiva emanando dela quando ela atacou Glinda durante a noite, enrolou-a, apenas com um movimento, no lençol, sufocando-a, pendurada no ar, quase em posição de enforcamento.
COMO EU ADOREI VER A GLINDA NAQUELE ESTADO.
Se assustou, né? QUE BOM!
Mas Dorothy não completa a missão de matar Glinda, porque Roan a impede, e quando ela foge, ela tenta buscar “Sylvie”, que apenas fica de pé a olhando e se recusa a sair com ela: Dorothy está DEFINITIVAMENTE sozinha. E para completar o cenário, Glinda está FURIOSA e deu a Roan uma última missão apavorante: matar Dorothy. Porque ele tem dúvidas em relação a seus sentimentos, pede que ela a cure com sua magia, mas ela diz que quem tem que fazer isso é ele mesmo: “Take her life and your heart will be free. Do it or I will”. Eu sinceramente não sei se Roan/Lucas teria coragem de matar Dorothy, mas nesse momento eu realmente já não duvido de mais nada, e eu acho que seria uma reviravolta bombástica ter, nos últimos dois episódios, Lucas tentando matar Dorothy, aquela que salvou sua vida. Ainda tenho esperanças de que ele não vá conseguir e vai se juntar à Dorothy na luta contra Glinda.
Por que não?!

Para mais postagens de Emerald City, clique aqui.


Comentários