The 100 4x03 – The Four Horsemen


“[…] choosing who gets to live or die is your specialty”
Com um título desses, The 100 reforça a ideia de Apocalipse se aproximando – a trama do episódio traz Luna carregando uma criança que foi afetada pelos primeiros sinais de radiação, indicando que o que A.L.I.E. contou a Clarke é, sim, verdade, e pode estar muito mais perto do que eles esperavam – além disso, Raven começa a pressionar Clarke para que ela faça uma lista das 100 pessoas que planeja salvar, evidenciando uma nova leva de “100”. Para completar, a Chama é roubada de Roan, por ninguém menos do que Gaia, a filha de Indra, e é uma situação bastante delicada quando ela vai tentar reaver a Chama e descobre toda a história… uma das cenas mais chocantes foi o grupo liderado por Ilian destruindo o espírito da Heda. Que na verdade nem era nada, porque era tudo uma armação de Octavia, Indra e Gaia… agora Roan acha que perdeu a Flame oficialmente.
E vai fazer de tudo para se manter no poder.
O episódio começa com Bellamy dizendo a Clarke que ele não vai estar na lista, e isso é depressa esquecido pela chegada de Luna: “Please don't turn us away because of what I did to you”. Não tinha como deixar Luna ou a garota morrer, simplesmente, mas eu reconheço que é uma situação delicada, pensando em como Luna foi indiferente aos problemas DELES quando lhe imploraram que aceitasse a Chama por ser uma Nightblood, na temporada passada. Mas o jogo vira – grounders precisando do tratamento da Skaikru. Em algum momento ela chega a comentar “Do you think I desserve this for refusing the Flame?” A radiação está mais perto do que o esperado, e os afeta, por enquanto, internamente, através de peixes dos quais eles se alimentam, por exemplo… ainda não chegou, mas está se aproximando. Segundo Raven, isso lhes dá uns 2 meses de sobrevivência, mais ou menos.

“Clarke, we are running out of time. We have to make a plan for the day we close the doors, drill for it, make sure only the survivors have guns, agree on protocols for dealing with the people who are pissed off they're not chosen. You asked me to be in charge of rationing, and I am doing it, but choosing who gets to live or die is your specialty”

E enquanto Raven insiste que Clarke faça a lista das 100 pessoas que sobreviverão (foi um momento sério e cruel, mas eu não posso dizer que Raven não tivesse razão, sendo essa a única esperança de sobrevivência deles), Jaha aparece com uma ideia de como solucionar todos os problemas, mas eu não estava preparado para confiar nele – “Can you please remind Clarke what happened the last time Jaha went looking for salvation?” Bellamy e Clarke decidem dar um voto de confiança, apostar em uma esperança viável extra, um bunker sobre o qual Jaha tem alguma informação, enquanto Raven não está nada feliz em atrasar em mais um dia tudo o que eles têm para fazer… assim, surge o acordo: UM DIA. Caso a esperança não exista, então Clarke precisa fazer aquela lista. Enquanto isso, Raven trabalha, Abby lida com os doentes, Murphy volta para Arkadia para roubar mantimentos…
Ah sim, Murphy está de volta.
Ter John Murphy de volta no meio deles foi bacana, porque ele chega com um propósito, e fica por outro. Raven e Abby discutem sobre remédios e mantimentos, por exemplo, e ele escuta – e, mais uma vez, por mais cruel que Raven pudesse estar sendo, eu a ENTENDI. Não digo necessariamente que eu concorde com ela, mas eu a entendi. Mais tarde, o Murphy até ajudou roubando o remédio para Abby dar para a criança grounder, mas ela morreu do mesmo modo… de todo modo, com tudo o que está acontecendo em Arkadia e que agora John Murphy tem consciência, ele não tem coragem de roubar as coisas e levar para ele e Emori. Diferente disso, ele retorna por ela, mas diz que eles precisam voltar para junto de seu povo, até porque eles têm trabalho para fazer… e eu gostei dessa faceta do Murphy. Na verdade eu SEMPRE gostei dele.
Sobre o bunker, Clarke consegue encontrar a entrada para ele – as esperanças crescem de forma alarmante. Selado, eles até se perguntam se ainda há sobreviventes lá dentro. Mas quando Bellamy força a entrada, eis a resposta: “This won’t save anyone”. A morte e o horror lá dentro são quase indescritíveis, mas resumidamente? Aquele lugar não salvará ninguém da radiação. Assim, Clarke retorna e faz a lista, como prometeu para Raven, e é um momento DIFICÍLIMO. No número 99 ela coloca o nome de Bellamy Blake. E então chora. E ele completa: “If I'm on that list, you're on that list. Write it down. Write it down, or I will”. E então ele escreve o nome dela como o 100º nome. Foi uma cena forte e terna, muito bonita, expressando a belíssima dinâmica que esses dois compartilham. Ele está ali por ela, e isso é lindo, por mais difícil que seja o momento.
Mas, quem sabe, ainda haja esperança. Luna está viva.
Nightblood.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários