Riverdale 1x04 – Chapter Four: The Last Picture Show


“Oh, my God. You and your music teacher are having an affair?”
O meu episódio FAVORITO até aqui, embora eu tenha amado PROFUNDAMENTE todos os quatro episódios – gostei bastante do estilo do episódio que focou em duas histórias principais e as desenvolveu de uma forma ótima, embora nenhuma das duas tenha realmente chegado ao fim ainda. Tivemos, assim, uma investigação profunda sobre “Geraldine Grundy”, porque tudo realmente veio à tona e Betty está preocupada com o envolvimento de Archie com a Professora de Música. Além disso, o Twilight Drive-In está fechando, e Jughead não pode aceitar que eles tenham coragem de realmente fazer isso, então vai lutar como puder para que isso não aconteça. Por fim, ainda tivemos uma abundância de cenas que focam nos pais, mas apenas como uma maneira de nos provocar sobre como ainda há MUITA COISA entre eles que desconhecemos.
Aguardando um episódio focado nos PAIS em Riverdale.
Jughead começa narrando sobre a morte de Jason Blossom, dizendo que não nem a primeira nem a última tragédia que aconteceria em Riverdale – acredito que ele estivesse se referindo especificamente ao fechamento do Drive-In, nesse momento, mas não posso ter certeza. Voltou ao Jug mais tarde, mas adianto: EU ME APAIXONO MAIS POR ELE A CADA EPISÓDIO. E então vamos falar de Archie. O concerto de Miss Grundy, ao qual ambos os Andrews compareceram, contou com Archie pensando em suas cenas de sexo com a professora, e o pai ameaçando se encantar por ela de uma maneira perigosa… de todo modo, a situação começa a ficar estranha. Betty, desconfiada de que Archie e Grundy estejam juntos, depois da informação de que ela estava no Lago no 4 de Julho, se mete como uma boa amiga deveria fazer.
DEVERIA SIM, PAREM DE MIMIMI.

“Are you and Ms. Grundy, like, together, like, romantically? Oh, my God. You and your music teacher are having an affair?”

Sim. Betty e Veronica SABEM.
Betty confronta Archie e então ele não pode negar, e tanto ela quanto Veronica acham a situação, no mínimo, estranha. Escandalosa, segundo V. Potencialmente criminosa, segundo Betty – mas essa eu acho que foi mais porque ele mentiu para a polícia sobre estar sozinho no 4 de Julho. De todo modo, Betty pesquisa Geraldine Grundy dedicadamente, faz uma entrevista falsa com ela, e embora não seja NADA sutil, ela consegue informações sobre o fato de ela ter sido tutora de Jason Blossom no ano anterior. Uhm. Mais do que isso. Ela descobre que o Facebook e o LinkedIn de “Geraldine Grundy” foram criados há um ano, ela é um fantasma antes disso. E o nome, Geraldine Grundy, é o nome de uma velha que morreu HÁ 7 ANOS. Bem, não sei se ela matou o Jason, mas naturalmente ela é PERIGOSA, e só o Archie não enxerga isso.
Deixa de ser burro Archie.
Como dizem: me ajuda a te ajudar.
Vamos voltar a isso mais tarde para falarmos de outras informações. Twilight Drive-In PRECISAVA SER SALVO. E eu adoro a PAIXÃO de Jughead por aquele lugar, sua determinação em fazer o que for preciso, andando por entre os personagens da cidade que poderiam ajudá-lo. Jug está fazendo com que eu me apaixone por ele mais a cada episódio! Ele vai primeiro falar com a prefeita, sem conseguir nenhum sucesso. Depois vai falar com o pai do Archie, já que a Construtora Andrews é que vai demolir o lugar, mas também não há nada que possa ser feito ali. E vemos, nos bastidores, um acordo entre a prefeita e Hermione Lodge para a venda e demolição do lugar, com dinheiro ofertado para a campanha em troca da demolição do lugar e segredo mantido. Eu confesso que não entendi muito bem a sequência no momento, mas tudo fica claro por fim.
Além disso, tem toda a história de Hermione e as Serpentes do Sul!
Conhecemos as Serpentes do Sul nesse episódio, e é uma inovação na trama. Uma gangue cujo propósito ainda não entendemos por completo, ela tem participação ao longo de toda a trama. Além de Lodge estar envolvida com eles e, aparentemente, devendo algum dinheiro, temos, por exemplo, aquele momento em que os caras são vistos no fechamento do Drive-In – e o Kevin até fica com um dos caras da gangue! Devo confessar que fiquei apreensivo, não sabia o que ia acontecer entre eles. Mas eu ri de pura satisfação quando eu vi Kevin Keller e Joaquim, das Serpentes do Sul, se pegando contra aquela cerca. Só tenho a dizer: QUERIA MAIS! Porque gente, foi bem excitante, bem bonito. Eu ADORO o Kevin, e anseio por ver mais tempo dele em cena! Mas esse negócio do filho do xerife se amassando com um membro da principal gangue da cidade?
VAI TER COISA AÍ!
Mas também devo dizer que eu ADOREI o pai do Kevin!

“Can I borrow the truck for the Drive-In?” “You got a date?” “No, I’m going with Veronica” “Oh, okay. I mean, there is not a nice gay kid at your school?” “Yeah, there is. Me” “Alright. No cruising guys tonight. We both know what goes on in those woods” “Oh, my God, dad…” “No, I’m dead serious. We’ve got a murderer on the loose and a lot of unsavory characters in that part of town. So if you go, you stay in the truck”

Não tinha expressar, de outra maneira, o tamanho da satisfação ao assistir essa cena toda, a não ser transcrevendo o belíssimo diálogo entre pai e filho nesse momento. Eu adoro a simplicidade da trama e a beleza da mesma. Adoro como o pai de Kevin está completamente tranquilo em relação à sua sexualidade, como fala com o filho sobre isso tranquilamente, e como o ama e se preocupa com ele. A pergunta “There is not a nice gay kid at your school?” quando ele diz que vai ao Drive-In com a Veronica é muito FOFA. O “No cruising guys tonight” também foi IMPACTANTE, porque tanto o pai dele tem conhecimento das práticas quanto não as condena, só está preocupado mesmo com o assassino à solta e tudo o mais… até diz que se ele for, deve ficar no carro. Não tem como não amar o amor ESCRITO do pai pelo filho, eu me apaixonei.
<3
E voltemos. Enquanto Archie confronta “Geraldine Grundy” sobre seu passado, Betty se prepara para arrombar o carro dela, com a ajuda de Veronica. É um máximo, porque primeiro ela consegue isso, depois consegue abrir uma caixinha trancada com a ajuda de um grampo – “Okay, Miss Gyver”. Ali, uma identidade de “Grundy” com o nome de JENNIFER GIBSON, além de uma arma… e bem, agora isso não pode ser explicado de uma forma convincente, pode? Eu gosto de como Veronica e Betty confrontam Archie mais uma vez, com novas e importantes informações, mas ele continua oblíquo a tudo… eu não sei o que isso tudo significa ainda, mas eu ficaria com medo depois das mentiras dela, do fato de ela ter sido professor do Jason e o assassinato dele.

“Open your eyes, Archie. Jason was her student last year. Everything about her is a huge, boldfaced question mark”

Com todas as novas informações, Archie confronta REALMENTE a professora, citando o nome Jennifer Gibson, e o que ela faz? MENTE. Porque eu não sei vocês, mas alguém (além do Archie) acredito MESMO naquela historinha toda dela? PORQUE EU NÃO. Ela falou de um relacionamento abusivo, chorou, realmente apelou para a comoção e da proximidade com Archie, um adolescente influenciável e não tão inteligente. Eu não acreditei em NADA. Mas isso ainda nem era tudo – Betty escondeu a arma de Grundy/Gibson em seu quarto, e quando Alice, sua mãe LOUCA, a encontrou… PROBLEMAS, CLARO. Leu o diário da filha, entendeu tudo o que estava acontecendo, pegou Betty, passou pelo Drive-In para buscar Fred, o pai de Archie, e foi resolver toda a história. Depois do presente de Archie e de eles terminarem as aulas… CHEGAM OS PAIS.
Foi uma sequência maravilhosa, claro. Alice estava descontrolada. Disse muita coisa. Archie tentou defender a professora, dizendo que tudo o que fez ele quis fazer. Fred falou. A Betty falou. Enquanto Grundy ficava em silêncio fazendo uma ceninha – mas, para defender Archie, gostei da atitude de Betty contra a mãe (e por enfrentar a mãe dela, de quem NÃO gosto), dizendo que se ela expusesse todo o caso ela publicaria no jornal a história todo, diria que enlouqueceu… uma loucura e tanto. Assim, ela conseguiu calar a mãe. De todo modo, “Grundy” diz que vai se demitir e Alice exige que ela deixe a cidade… enquanto Archie chega em casa, depois de tudo, acabado (e o pai é um fofo dizendo que ele não é um idiota e não tem culpa de nada, e depois o abraça), “Geraldine” está pronta para fazer suas próximas vítimas.
Roupa nova, óculos fashion, novos adolescentes para ela “pegar”.
Foi linda a rápida troca de mensagens de Betty e Archie, se vendo na janela.
Também tem toda a trama da Veronica e a mãe, Hermione Lodge, com muito mistério a ser resolvido. Ela deu um tanto de dinheiro para as Serpentes do Sul, e me pareceu bem ameaçadora a relação, e para Veronica ela explicou toda uma trama armada pelo pai, na prisão, para que a gangue desvalorizasse o terreno e elas o comprassem, como um negócio para manter o padrão de vida altíssimo delas. Não sei o quanto é verdade, de todo modo foi potencialmente ilegal e questionável. E, agora, Jughead não só não tem mais um emprego, como também não tem mais onde morar. O final foi lindo, triste e um pouco revelador – depois da pichação de Jug, ele se despede de um membro mais velho das Serpentes do Sul, que lhe pergunta para onde ele vai agora, e ele responde: “I’ll figure it out, dad. I always do”. Então Jug é filho de um deles.
AMEI.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários