Riverdale 1x02 – Chapter Two: A Touch of Evil


“I’m trying to be your friend here, even though we’re not anymore”
Que ritmo, que força e que carisma! A série que nos conquistou depressa em seu primeiro episódio continua fazendo um excelente trabalho – no segundo episódio de Riverdale, voltamos à cidade e à escola repletas de mistérios, para descobrir mais algumas informações sobre o assassinato de Jason Blossom. Além disso, temos um delicioso clima adolescente que é incrível e apaixonante… assim como é APAIXONANTE ver aquelas cenas iniciais do Archie só de cueca, porque convenhamos: WOW. O episódio começa nos apresentando o corpo de Jason, então é oficial: ele foi assassinado. Archie, meio paranoico, coloca na cabeça que precisa contar para a polícia o que sabe, e assim sai correndo pela rua sem camisa (!), no meio da madrugada, para falar com a professora e dizer que eles precisam contar o que sabem.
Todo o episódio vai se construindo de forma incrível, eu gosto como cada personagem ganha o seu tempo em tela, e como as suas personalidades são marcadas de formas tão precisas – amamos cada um e por diferentes razões. Betty está tentando NÃO sofrer depois do fim de semana traumático que teve, e com isso chama Archie para acompanhá-la à escola, como nos velhos tempos (“Oh, and don’t tell my mom that we’re friends again”), e quando Veronica manda-lhe flores amarelas (da amizade) e chega com uns cupcakes, pedindo desculpas e uma nova chance, Betty responde depressa com um “Okay” que nos deixa um pouco atordoados. Mas ela só está tentando passar por cima do sofrimento… enquanto tanta coisa acontece. A polícia começa a investigar o caso oficialmente como assassinato, e fica a pergunta:
O que o corpo de Jason Blossom tem a dizer?
Archie é um personagem que funciona incrivelmente bem nas suas interações com outros personagens. Como Jughead! Depois do teaser do primeiro episódio, queríamos mais da dupla! Quando Jughead vai conversar com ele na escola, a tensão de uma antiga amizade é visível, e em algum momento ele pergunta, desconfiado: “Is there something you wanna tell me, pal?” Afinal de contas, eles iam viajar juntos no feriado de 4 de Julho, mas Archie cancelou de última hora… mais do que isso, Jughead vê Archie com a Srta. Grundy depois que o Diretor Weatherbee pergunta para ele se ele sabe alguma coisa sobre Jason e ele vai correndo conversar com ela, porque ainda acha que eles precisavam dizer o que sabem… por falar nisso, eu fiquei bem ressabiado com aquela professora nesse momento, na maneira como seduz e manipula o adolescente.
Uhm. O que isso significa?
Eu gosto do tom que a série toma. Mistura o ambiente escolar num estilo meio diacrônico com todo o mistério de uma investigação. Temos aquela cena da Aula de Biologia, por exemplo, e as duplas formadas por Betty e Veronica, Archie e Cheryl, e Kevin e Moose – e eu NÃO consigo confiar na Cheryl, essa é a verdade. Seu momento naquela cena foi um pouco estranho demais, meio assustador. Para aliviar, devo comentar: EU AMO O KEVIN. Talvez porque ele nos represente em vários momentos. Com comentários como “Are we 100% sure that Archie's straight? Because no straight man has that body”, por exemplo, ou quando fala sobre Moose e a sua necessidade de permanecer no armário. Acho que o elenco tem potencial para uma química incrível, vista em cenas como Veronica, Betty, Kevin e Archie no intervalo da escola… E A MÚSICA DO ARCHIE! <3
Betty não aguenta mais segurar depois disso e sai chorando.
Basicamente, Betty está sofrendo e tentando não sofrer, mas é difícil deixar isso para trás – ela acabou de ter o seu amor platônico desde a infância recusando ser seu namorado. Eu gosto de como os sentimentos vêm à tona, porque isso a torna humana. Ela confronta Veronica, fala dos “7 Minutos no Paraíso”, e coloca tudo para fora… por fim, Veronica e Archie acabam caminhando juntos para casa e eles conversam tão fofos. Acontece que Archie conta a história dele e de Betty juntos desde criança. Como eles são vizinhos desde que tinham 4 anos, como ele quase repetiu a 2ª série, mas ela lhe deu aula todos os dias porque não queria que eles se separassem, como quando ele foi aprovado ele lhe deu um beijo e a pediu em casamento, e ela disse que eles eram jovens demais para isso, mas que ele deveria pedir de novo quando tivessem 18 anos, e então ela aceitaria…
AQUILO FOI TÃO FOFO! \o/
Mas eu ainda não sei qual é a da Betty e não estou disposto a colocar minha mão no fogo por ela. Qual é a história de Jason e Polly, por exemplo? Sinto que isso é importante! E quando Cheryl, perigosa, tenta acusar a irmã “louca” de Betty de ser a assassina de Jason, Betty fica quase irreconhecível: “Cheryl, get the hell out of my house before I kill you”. Sem contar que a mãe de Betty é completamente esquisita. Cheryl quase nos engana (mas não sei) durante o jogo, quando vê Archie entrando em quadra e pensa em Jason (o cabelo vermelho, talvez?), e então sai correndo atordoada, aos prantos – e ali ela expressa possível humanidade. Embora possa ser tudo uma grande encenação. “He’s gone”. Interessante notar sua fala com Veronica sobre como “ele deveria ter voltado”. Esse é um ponto importantíssimo para o fim do episódio.
Agora, temos que admitir: ARCHIE e JUGHEAD SÃO ÓTIMOS JUNTOS! Já estou encomendando muitas e muitas cenas mais dos dois juntos…  Jughead é quem tenta colocar algum tipo de juízo na cabeça de Archie, com aquele “I’m trying to be your friend here, even though we’re not anymore”. Archie, com a necessidade de compartilhar o que sabe com alguém, conta tudo. O Parque com a Srta. Grundy, 4 de Julho, o tiro… e quando Jug diz para ele que ele PRECISA contar para alguém (um cara morreu!), eles acabam brigando sério. Mas, de todo modo, é Archie quem está lá para defendê-lo quando Reggie, babaca, começa a dizer umas coisas terríveis tentando acusar Jughead de ser o assassino de Jason Blossom – e eu ADOREI ver o Archie entrar em uma briga e sair de olho roxo pelo Jug! Isso significa muita coisa! Ainda há sentimento!
“Did you and Donnie Darko kill him together?”
Para finalizar o episódio, Archie toma uma decisão e comunica-a para a Srta. Grundy: ele vai contar a verdade na manhã seguinte. E ao contar essa decisão para Jughead, eles compartilham um awkward momento fofo na qual Archie pede desculpas por tudo o que disse para ele, e eles sorriem e voltam a ser amigos em potencial. “As friends, right?” “To be discussed. Over many burguers and many days”. TEM COMO NÃO AMAR? Assim, enquanto Betty e Veronica estão fazendo as pazes no Pop’s com milk-shakes, e fazendo acordos sobre como “garotos nunca vão ficar entre elas”, Jughead e Archie chegam juntos, como amigos, e então se unem às garotas… A CENA É LINDA. Você percebe, mesmo com dois episódios, que o elenco tem uma química fascinante e fica ansioso para ver mais cenas como essa, uma das últimas do episódio.
Antes do INCRÍVEL cliffhanger.
Porque é a manhã seguinte, Archie está caminhando para a sala do Diretor Weatherbee para contar o que sabe quando a polícia sai da sala dele e vai para a sala de aula… lá, Cheryl levanta e se entrega, dizendo que todos saberão, de qualquer maneira, e que ela é culpada. Acho que ainda há muito mistério a ser resolvido. Culpada de quê?! Acho que essa “culpa” dela está relacionada às marcas de corda no corpo de Jason Blossom e o comentário de “Ele deveria ter voltado”, não sei o que mais ainda… afinal de contas, a morte de Jason ainda reserva muitas surpresas e segredos, como Jughead sugere nas suas últimas falas… porque ele não morreu no dia 4 de Julho, como todos pensavam. A autópsia mostrou que ele morreu mais ou menos uma semana depois… pois é, então ainda temos muito o que investigar.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários