The X-Files 10x01 – My Struggle


“Are they really a hoax? Are we truly alone? Or are we being lied to?”
Toda a premissa de The X-Files me é fascinante – assim como a premissa que me fez assistir a tantos filmes de alienígenas no passado e tudo o mais… cresci com um pai que acredita completamente nisso tudo, e também o faço. Assim, aquela introdução fascinante de Fox Mulder já foi de me deixar dando pulinhos na cadeira, com toda a fala sobre o Arquivo X, sobre os alienígenas, aquelas cenas reais, aquelas histórias fascinantes todas, e a pergunta instigante que nos leva de volta a um dos casos mais famosos de alienígenas nos Estados Unidos: ROSWELL. Acho dificílimo que, em um universo tão grande, nós estejamos sozinhos. Eu não sei se eles realmente já nos visitaram (embora eu acredite que sim, e não em todas as situações que as pessoas dizem ter visto um OVNI ou algo assim), mas que eles existem em algum lugar, isso sim. E, como dito na entrevista com o Obama, eu também iria correndo ler uns arquivos.
Embora eu não acredite que o presidente tenha acesso a eles.
Acredito nessa força revoltante toda e manipuladora do Governo para esconder.
É assim que, quase 14 anos depois, The X-Files retorna para a sua décima temporada – trazendo de volta Fox Mulder e Dana Scully em um caso muito grande. Tendo buscado seguir com suas vidas nesse período, eles são trazidos de volta ao mundo do Arquivo X (mesmo depois de a divisão no FBI ter sido fechada) por Tad O’Malley, que fala sobre uma perigosa conspiração mundial que se iniciou em 1947, com Roswell, mas que envolve até o 11 de Setembro como um aquecimento para a Terceira Guerra Mundial. E os traços da história vão se delineando de maneira inteligente e envolvente, fazendo com que você corra depressa para o segundo episódio e anseie por mais. E já comece a lamentar o fato de termos uma temporada curtíssima de apenas 6 episódios. Com uma trama bem amarrada e de tom nostálgico, nós estamos deparados com uma obra impressionante, e que nos deixa angustiados em um suspense perfeito.
Foi assim que eu me senti, profundamente angustiado em várias partes. Eu queria entender mais, eu queria ver mais e eu queria expor algumas coisas. Para provar o que está dizendo, Tad O’Malley leva Scully e Mulder até Sveta: “You interviewed me and my family when I was a little girl. Right after my first abduction”, que nos informa sobre um número absurdo de abduções, bebês que foram implantados em sua barriga, mas retirados dela antes que eles nascessem. Já é angustiante ver o terror em sua voz e seu olhar vago e sofrido. E o episódio cresce de maneira incrível, apresentando a nave (que funciona com energia eletromagnética e tem velocidade de dobra) feita com tecnologia alienígena e um médico de 1947 que foi levado até o local onde a nave caiu em Roswell, presenciando a tentativa de fuga de um alienígena brutalmente assassinado, que ele levou para estudos posteriores no laboratório. “Then why even bring me down here?” Ele, velho agora em 2016, é um ponto importantíssimo para a temporada.
Assim como Sveta parecia ser.
Mas como ainda é o primeiro episódio, as coisas desandam para Scully e Mulder de maneira drástica, e eu tive que me controlar para não perder a cabeça, gritar de ódio e essas coisas… há todo um plot de Teoria da Conspiração que eu ADORO, mas que ao mesmo tempo me revolta profundamente. Entendemos algumas coisas, como a possibilidade de os alienígenas terem nos ajudado a acelerar o processo de destruição dos humanos, mas a grande teoria gira em torno da tecnologia alienígena explorada a partir de Roswell, e utilizada de maneira brutal e cruel em zilhões de testes HUMANOS que a transformam em armas – uma tentativa avassaladora de ganhar o poder dos EUA e do mundo, forjando o que se quiser forjar, inclusive um ataque alienígena se for o caso. Bebês híbridos implantados e retirados das barrigas de humanas, por HOMENS. Assim nós entendemos que a Terceira Guerra Mundial terá cara de alienígena, mas não será nada disso, será completamente liderada por homens, os verdadeiros vilões.
O Governo. O verdadeiro vilão.
Revoltante assistir ao fim do episódio, mas ao mesmo tempo queremos força para continuar, e essa força está na figura de Scully e Mulder. Porque o Governo está apagando todas as evidências, está preocupado com o Arquivo X reaberto – destruiu a nave no bunker, fez com que Sveta desmentisse tudo o que já tinha dito para Tad O’Malley, tirou o site dele do ar, abduziu/matou Sveta no fim do episódio. Um momento mais revoltante que o outro. E insisto em revoltante porque o pior é: É VERDADE. Eu acredito que seja isso o que acontece, isso o que o Governo faz. Tudo o que sabe, tudo o que manipula, e tudo o que esconde. Os EUA têm informação abundante sobre alienígenas, escondida. Mas ainda há toda a questão do traço alien no DNA de Sveta. Há o traço alien no DNA de Dana Scully. Há também as crianças sem orelha que ela está ajudando. E eles estão mais fortes do que nunca para continuar toda essa investigação.
E QUEREMOS MUITO MAIS!
“Scully, are you ready for this?”
“I don’t know there is a choice”

Mais postagens da nova temporada de The X-Files, EM BREVE.


Comentários