The Big Bang Theory 9x13 – The Empathy Optimization


“Challenge accepted. Sounds like it’s time for the ‘Sheldon Cooper Apology Tour’”
QUE EPISÓDIO GOSTOSO! The Big Bang Theory vem me surpreendendo deliciosamente nas últimas semanas, sempre com um episódio fenomenal e super divertido – acredito que esse episódio tenha tido tudo o que nós adoramos na série, seja aquela discussão meio nerd, mesmo que breve, ou ainda os momentos de Sheldon, que sempre piora as coisas quando tenta soar mais como um ser humano, e o inegável desenvolvimento pessoal dos personagens que me deixa contentíssimo – e eu estou falando do próprio Sheldon, e um pouquinho do Raj também. Mas um dos melhores momentos já esteve ali no comecinho do episódio, com aquela MARAVILHOSA cena das garotas (Penny, Bernadette e Emily) conversando sobre Batman vs Superman, a Penny incerta de como o Batman poderia lutar com o Superman, e elas VERDADEIRAMENTE discutem possibilidades e teorias, chegam até ao filme do Homem de Ferro… enfim, ADORO as meninas discutindo esse tipo de coisa, sempre se tornam as melhores cenas dos episódios quando acontece!
“What’s happening?”
“I don’t know”
“But it’s beautiful”
Depois disso, nós chegamos ao plot dessa semana, que traz o Sheldon logo depois de se recuperar de um resfriado – um daqueles momentos em que ele fica absolutamente pior do que o normal, e ninguém o agüenta. Mas como já tivemos MUITOS episódios de Sheldon doente na série, essa não foi a história do episódio, mas sim a maneira como ele tratou cada um deles durante a sua doença, e o fato de os meninos decidirem que poderiam passar mais tempo sem ele, tirar umas férias de Sheldon. E assim planejam uma viagem até Las Vegas, os três casais sem o Sheldon. Ainda bem que temos a Amy para ajudar o Sheldon a entender algumas coisas, mesmo que distante – “Why don’t you tell me what happened and in a gentle loving way I’ll explain to you why you’re wrong?” Adorei a participação dela, ainda que ela tenha ficado mais tempo em Detroit para não ter que encarar o Sheldon doente, e por isso só apareceu em vídeo. E ela lhe explica que ele precisa demonstrar empatia, ele precisa entender o lado dos outros, e precisa se desculpar com eles, mas realmente sentindo isso.
E ele pratica, de maneira hilária.
Assim se desenvolvem os hilários pedidos de desculpas. E independentemente de ele estar pedindo desculpas, o Leonard diz que ele não pode simplesmente aceitá-lo na viagem com eles – “I know we don’t play this game very often but you’re doing it wrong”. O Sheldon passou de casa em casa pedindo desculpas, entregando camisetas de “SHELDON COOPER APOLOGIZED TO ME. / AND HE MADE IT ALL BETTER”, conversando com Penny durante o banho dela, magoando um pouquinho mais o Stuart e chegando, por fim, até Raj e Emily. E eu achei uma cena importante e intensa ali – porque a Emily ainda não está acostumada com ele como os outros, não sabe entendê-lo, mas é daquela maneira que QUALQUER pessoa normal agiria em torno do Sheldon. Estava bonitinho e engraçadinho? Estava, eu estava me divertindo, mas como pessoa, eu não agüentaria estar do lado do Sheldon, embora eu entenda que ele só não sabe lidar com o que ele diz e como o diz… eu compreendi a Emily perfeitamente, porque era o que eu faria.
E mais: eu gostei da maturidade de não ser o fim para Emily e Raj.
Porque confesso que por um tempo eu temi – a Emily sempre foi a namorada que menos aparece na série… ela não se enturmou de verdade com todos como a Bernadette ou a Amy, ela não virou regular no programa. E a trouxeram inclusive para a discussão de Batman e Superman no começo. Mas eu fiquei contente pelo fato de o problema dela ser com o Sheldon e a briga com o Raj ser momentânea. Quando ela vai à viagem e o Sheldon (e o Stuart) aparecem de surpresa no ônibus, eu achei o MELHOR pedido de desculpas de todos, sem mais. Sheldon finalmente conseguiu se redimir com palavras muito bonitas para Emily, que me deixaram orgulhoso – novamente um avanço importante para o personagem, um amadurecimento real. E mesmo quando ele desceu do ônibus, ela se sentiu mal e resolveu que tudo bem ele ir com eles… foi legal. E ainda promoveu aquela cena do pole dance com o Raj (HILÁRIO!) e o seu comentário com Sheldon sobre estar contente por tudo ter dado certo entre eles: “At the moment? No, not really”.
Stuart correndo atrás do ônibus: “Wait! I’m a pain in the ass too!”

Para mais postagens de The Big Bang Theory, clique aqui.


Comentários