Poderemos retornar a Nárnia! “Cadeira de Prata” é próximo filme \o/


Continuando mais ou menos de onde parou, mas com tudo novo…
Eu já não tinha mais muitas esperanças para Nárnia nas telas de cinema, mas parece que uma notícia nessa semana veio para reacender um pouquinho as expectativas. Particularmente, depois que a Netflix começou a crescer tanto com suas séries originais, e a ainda por vir Desventuras em Série, eu estava esperando eles adquirirem os direitos de As Crônicas de Nárnia para transformá-las em série, mas a saga retorna aos cinemas em uma nova franquia. Vai ser uma espécie de recomeço, com novos personagens, diretores e equipe em geral, mas um reboot que não retorna necessariamente ao começo de tudo – nem de Nárnia nem dos livros; seguindo a ordem de publicação original dos livros de C. S. Lewis, o próximo filme a ser adaptado aos cinemas é A Cadeira de Prata, quarto livro publicado e sexto na ordem cronológica dos acontecimentos, que se passa vários anos depois de A Viagem do Peregrino da Alvorada em Nárnia, pouco tempo depois na nossa terra, levando Eustáquio de volta a Nárnia…
Com Jill, dessa vez.
Lembrando da franquia original, o primeiro filme foi lançado em 2005, adaptação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o primeiro dos livros escritos e publicados por Lewis, em 1950 e contando a história dos quatro irmãos Pevensie em sua primeira aventura no mundo de Nárnia, quando eles encontram a passagem através de um guarda-roupa. Depois, em 2008, o filme foi seguido por Príncipe Caspian, baseado no livro publicado em 1951 – diferente do primeiro filme, que foi muito fiel à obra, Príncipe Caspian trouxe mudanças drásticas no roteiro, mas que não chegaram realmente a comprometer a qualidade do filme, que era uma obra incrível do cinema! Embora diferente, eu sinceramente adoro aquele filme. Depois, por fim, em 2010, nós tivemos o considerado desastroso A Viagem do Peregrino da Alvorada, um dos melhores livros e o pior dos três filmes, com uma mudança assustadora e uma perda significativa dos significados, clima e tudo o mais…
Assim, depois de tantos altos e baixos, a trilogia foi encerrada.
Parecia que nós não teríamos mais notícias a respeito de adaptações de As Crônicas de Nárnia tão cedo, mas fomos deliciosamente surpreendidos com a notícia de que A Cadeira de Prata chega aos cinemas, e segundo o produtor Mark Gordon, ele é a proposta de um recomeço para a franquia. Para não gerar confusões, entendemos como funciona a cronologia de Nárnia: se você leu aquele Volume Único lançado no Brasil, você verá que esse é o sexto livro, porque na ordem dos acontecimentos, ele é o último antes de A Última Batalha. No entanto, ele foi o quarto livro publicado por C. S. Lewis, que publicou mais tarde, em 1954, O Cavalo e Seu Menino e em 1955, O Sobrinho do Mago. A Cadeira de Prata foi publicado em 1953. Portanto, o novo filme continua seguindo a ordem de publicação dos livros, o que nos leva a pensar que, caso a franquia dê certo (e esperamos que dê!), o próximo livro a ser adaptado deve ser O Cavalo e Seu Menino ou O Sobrinho do Mago.
Torcendo por qualquer um dos dois.
Nessa aventura que acompanharemos no cinema dentro de alguns anos, os irmãos Pevensie não estão mais presentes, e Eustáquio retorna a Nárnia com Jill Pole, através de uma passagem nos fundos da escola deles, em um velho portão – e é particularmente uma das minhas viagens favoritas, depois do guarda-roupa, evidentemente. Eles chegam a Nárnia 70 anos depois de A Viagem do Peregrino da Alvorada, e o Rei Caspian é um velho à beira da morte em busca de seu filho, o Príncipe Rilian, seqüestrado e desaparecido. A aventura é uma das mais sombrias, e se passa em uma longa jornada ao lado de Brejeiro, com gigantes perigosos e uma longa passagem no Subterrâneo, além de todo o clima pesaroso por Jill ter esquecido os sinais lhe passados por Aslam. Como principal antagonista temos a Feiticeira Verde, muitas vezes encarada como a mesma bruxa que é a Feiticeira Branca em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa ou a Jadis, de O Sobrinho do Mago.
Aguardando ansiosamente mais informações desse recomeço da franquia!

Fonte da imagem de topo, clique aqui.
Para mais informações sobre o reboot, clique aqui.
Você também pode ler sobre As Crônicas de Nárnia no blog, clicando aqui.

Comentários