Carrossel (2016), Episódios 4 e 5 – O Gênio da Turma / Medida Certa


“Vem cá, a gorda me chamou de Jaiminho?”
Agora, o desenho de Carrossel voltou a focar nas crianças, de uma maneira muito fofa – depois da estréia que foi, principalmente, sobre o Cirilo, e os dois próximos ótimos episódios que tiveram bastante da Diretora Olívia, esses dois episódios (de quinta e sexta) voltam a focar nas crianças, primeiramente no Jaime e depois na Laura, e a atração mantém as suas características: é tudo bem fofo e bem engraçadinho, eu gostei das situações; Jaime teve seus momentos muito engraçados, e toda a história da Laura veio para reforçar uma das principais características de Carrossel, que é a conscientização das crianças, a discussão de temas bem importantes como o bullying, tudo sendo feito de uma maneira leve e descontraída, mas ensinando às crianças alguma coisa. A professora Helena retorna para a finalização dos episódios, solucionar os problemas e passar lições de moral, parece seu grande papel no desenho.
Mas ela não era só isso na novela!
O primeiro episódio, O Gênio da Turma, traz uma proposta interessante: O JAIME INTELIGENTE. Para melhorar e divulgação da escola, a Diretora Olívia resolve fazer um teste de QI com os alunos, e nós temos aquele breve momento de desespero do Jaime, com prova surpresa para a qual não estudou e tudo o mais… fantástico. Mas ele faz o teste depressa e, resultado? TIRA A NOTA MAIS ALTA DA TURMA! Ficando na frente de Maria Joaquina, Cirilo e Jorge (nessa ordem), o que o deixa todo contente, porque todo mundo começa o tratar bem, tipo a diretora chamando ele de Jaiminho e o enchendo de regalias, os pais orgulhosos que o levam a uma churrascaria que ele tanto queria ir… e as crianças buscam ele por conselhos, estudantis e amorosos. Os conselhos amorosos para Laura e Cirilo foram MUITO engraçados, até que ele decide contar toda a verdade… “Eu não sou gênio coisa nenhuma. Eu chutei tudo e dei sorte. Só isso”.
A lição de fazer o que é certo, e não se aproveitar das situações, ainda que pareça bom!
“É. O garoto pode não ser um gênio, mas que é bom de chute é”
Já o segundo episódio, Medida Certa, trouxe à tona o assunto de Laura e a sua fascinação por comida – quer dizer, ela não pensa em outra coisa que não comida; na minha versão, a Poliana (minha Laura) trazia um sanduíche exageradamente gigante para a escola! Falando sobre o peso de Laura, Paulo e Kokimoto fazem uma aposta de que a Laura engordaria um quilo naquela semana, enquanto Valéria e Alicia a defendem, e dizem que ela perderia um quilo. Começa uma verdadeira guerra, e é divertido – as meninas levando ela para almoçar na casa da Maria Joaquina; os meninos a levando para almoçar na casa do Jaime; as meninas tentando comer a macarronada para sobrar menos para ela; os meninos dando doces e comidas; as meninas fazem ela nadar e pular corda… mas doeu quando ela descobriu o que os quatro estavam fazendo! “Não se deve brincar com os sentimentos dos outros. Devemos respeitar nossos amigos como eles são”.
Mas é, a lição de moral na voz da Professora Helena é evidente demais no fim!

Para mais postagens sobre Carrossel, clique aqui.


Comentários