[Season Finale] Jekyll and Hyde 1x09e10 – The Incubus / The Heart of Lord Trash


“Hyde is my sword. And I am Hyde”
O que me chamou a atenção nesses últimos episódios de Jekyll and Hyde (e quando eu digo isso não quero dizer exclusivamente nos dois últimos) foi o fato de nós termos deixado de lado os episódios que tinham mais cara de independentes, de casos, e focar em uma trama que vai se desenvolvendo e se ligando – não tratam-se de parte 1 e parte 2, mas esses dois últimos episódios da temporada, que foram apresentados no mesmo dia (por causa do atraso de uma semana na ocasião do atentado a Paris e tudo o mais), tinham a cara de serem um episódio só, uma deliciosa e perturbadora continuação. Acho que Jekyll and Hyde se finaliza muito bem, com dois episódios envolventes mostrando efeitos muito bons, e uma sequência final de tirar o fôlego. Mas eu acho que a série não vai retornar. E mesmo que ela retorne, acho que, embora eu tenha gostado e me divertido ao longo desses dez episódios, ela não me convenceu a ponto de voltar.
Mas vamos finalizar a trama de Robert Jekyll/Hyde.
The Incubus apresenta um demônio poderoso que assumiu a forma de Gideon Jezequiel e ficou escondido na propriedade de Renata. Tratava-se de um demônio capaz de se transformar naquele que você mais ama na vida, alimentando-se portanto de sua alma e drenando a força vital. “It’s a demon. An incubus”. Assim, ao longo do episódio, ele assume a forma de algumas pessoas, como Gideon ou então Lily, uma ainda mais dissimulada versão da Lily que a própria Lily original, mas aí está um dos momentos mais interessantes do episódio: como Robert se transforma em Hyde e então o Incubus não consegue mais sustentar sua forma, transformando-se em Bella. Até parece que o Robert Hyde ia ser facilmente morto por um demônio assim com um simples beijo! Outros personagens que ganharam um destaque legal foram o Ravi, com toda a proposta de enxergar através dos olhos de outras pessoas, e Olalla, com seu passado com Santiago e seu amor por Captain Dance.
Ravi evoluiu de uma maneira que eu não esperava quando começamos a assistir a série, algumas semanas atrás. Foi muito legal acompanhar aquela cena dele com Olalla enquanto ele adivinhava as cartas, cada vez com mais facilidade – ou quando ele pôde ler o livro nas mãos de Renata. Cena arrepiante! Não é apenas com Tenebrae que ele criou uma conexão, e é um poder significativo! O episódio arruma todo o cenário para a grande finalização da temporada, coloca Renata à beira da morte pelo Incubus, enquanto Tenebrae tenta recrutá-lo porque, assim que ele estiver com sua forma completa nesse mundo, poderá ser capaz de trazer de volta à vida o Lord Trash, a grande missão do grupo. E nós tivemos uma boa sequência final na qual o monstro se transforma em Lily e Bella para Robert, em Edward Hyde para Maggie, em Captain Dance para Olalla, só faltou ele assumir uma forma para Ravi, porque na minha cabeça seria de um cara.
Enfim. Sacanagem o Incubus tomar o corpo de Maggie.
No entanto, essa foi uma transição rápida, visivelmente pensada para terminar uma semana – seria um bom cliffhanger. Mas o início de The Heart of Lord Trash já liberta Maggie e coloca o Incubus sob o poder de Tenebrae. E então, de uma maneira controversa, ele acaba sendo usado para poder trazer Dance de volta à vida, mais poderoso do que ele jamais fora, e portanto capaz de abrir o Calyx que acreditava-se que Robert era o único capaz. Foi legal, no entanto, como eles conseguiram conduzir a história de Lily rapidamente e com o mínimo de drama possível, com Robert descobrindo a verdade mas ainda assim trabalhando com ela. “We have a common enemy in Captain Dance”. Nem sentimos tanta raiva nem nada. Mas as coisas saem de controle fora isso… as criaturas outrora presas pelo MIO escapam todas enquanto uma tempestade de trevas se forma, e nós estamos com algo perigosíssimo se formando, enquanto Olalla participa de uma bonita despedida a Renata (que se transforma em cachorro uma última vez) enquanto dá instruções a Hyde.
Instruções básicas, como ele mesmo abrir o Calyx, já que ele é o único capaz de destruir o que estiver lá dentro, e matá-lo depressa. “Open the Calyx” “That’s exactly what Tenebrae wants”. E desse modo Robert assume a sua identidade de Hyde, mais forte do que nunca, abraçando a personalidade porque é a única capaz de fazer o que precisa ser feito nesse momento. E foi uma sequência final FANTÁSTICA, de tirar o fôlego, sem dúvida! Enquanto Olalla se despede de Renata e essa morre, nós temos Captain Dance abrindo o Calyx e o tempo todo parando. Eu gosto desse recurso, e foi uma cena muito boa que enfatizou a tensão do momento, que tinha que ser rápido mas não podia passar rapidamente para nós. Uma saída genial. Agora… eu só juro que fiquei um pouquinho confuso com aquele final! O momento em que o Robert coloca a mão dentro do cálice, no coração de Lord Trash, e aquela onda de energia e todo mundo caído… todo mundo morreu, é isso?! Mas pelo menos tudo foi resolvido, com um sacrifício. Certo?

Para mais postagens de Jekyll and Hyde, clique aqui.


Comentários