Além da Ilusão – A confissão de Matías


“Você acabou de me dar uma ideia. Eu já sei como fazer o Dr. Matías confessar o crime. Vamos aproveitar que você é muito parecida com a Elisa e fazer ele acreditar que ela é você porque, pra Elisa, ele vai dizer a verdade”

 

Davi Jardim tem um plano para “provar sua inocência” (o que supostamente ele está fazendo desde que fugiu da cadeia, embora ele não esteja, de fato, fazendo nada a não ser dizer que “mandou alguém atrás do perito”), e envolve vestir Isadora como Elisa, a sua namorada morta, irmã da atual… curioso, huh? Usando truques de mágica, Davi pretende “transformar” Isadora no fantasma de Elisa, para que ela induza o Matías a uma confissão na frente de Violeta e do delegado, o que, por si só, eu acho uma total falta de respeito com a Violeta. Assim que “Elisa” aparece no palco do cinema e chama Matías de “papai”, Violeta se levanta, e só então Heloísa conta que é a Isadora, e eu me pergunto: por que eles não podiam ter contado para ela antes, nem que poucos minutos antes de Elisa aparecer? É uma crueldade sem sentido fazê-la passar por aquilo desavisada…

Só podemos imaginar o que Violeta sentiu naquele momento.

Eu detesto muita coisa em “Além da Ilusão”, infelizmente, porque eu tinha grandes esperanças para a novela no início, mas o amor demasiado da autora pelo Davi fez com que as coisas não tomassem o melhor rumo possível, mas uma coisa eu preciso dizer sobre toda essa sequência de Matías conversando com o “fantasma de Elisa”: FOI DE ARREPIAR! E eu entrego 90% do mérito da perfeição dessa cena à atuação incrível de Antonio Calloni, que entregou uma das melhores atuações da novela do início ao fim, em um personagem complexo, e de Larissa Manoela, que arrebenta interpretando uma irmã se passando por outra, como fizera tão bem (e com tanta frequência) em “Cúmplices de um Resgate”. Antonio Calloni e Larissa Manoela enchem a cena de emoção e de verdade em uma cena intensa e complicada, mas que funciona muito bem.

“Eu vim aqui pra lembrarmos do dia que eu morri”, diz Isadora, personificando o fantasma da irmã… Isadora incita o pai a falar, a relembrar, a contar como foi que tudo aconteceu, e a primeira linha de confissão de Matías vem com “Eu atirei!” Isadora, no entanto, precisa arrancar mais do pai, precisa de detalhes, precisa de mais informação… Matías conta a história que conhecemos: diz que o tiro não era para ter acertado ela, que era “para o maldito mágico”, mas o seu joelho falhou na hora e por isso ele errou a mira, mas jamais tentaria matá-la. Então, Isadora pergunta o que o pai fez para condenar o Davi, dizendo que precisa que ele confesse e que ele peça perdão ao Davi, para que ela possa “descansar em paz”, e Matías dá todos os detalhes: diz que trocou o perito, que forjou o laudo, que plantou outra arma, que Davi nunca tocou na arma…

“Você entendeu?”

Isadora, “Elisa”, diz que está muito decepcionada com ele, e quando ele começa a divagar e a ter um dos milhares de surtos que teve nos últimos anos, “Elisa” o chama de volta à realidade, porque ele precisa confessar o crime, e ele diz que fará isso, se ela o perdoar. Chorando, por isso lhe dói demais como “Elisa” e como Isadora, ela diz que o perdoa, porque sabe que é o que ele precisa ouvir para que faça o que precisa ser feito, e é impressionante como Antonio Calloni e Larissa Manoela entregaram as atuações mais perfeitas possíveis, enchendo a cena de EMOÇÃO… pena que Davi não consegue transmitir a mesma emoção e a troca do foco da cena para ele quebra o clima de algo tão intenso e forte. A cena de Isadora depois que tudo acabou, abaixada, abraçando os joelhos e chorando… QUE DOR. Larissa Manoela é mesmo uma atriz e tanto.

Mas eu sempre soube disso! Essa garota é talentosa demais!

Depois da conversa com “Elisa”, Matias vai falar com Isadora, e é outro momento fortíssimo, porque ambos são muito sinceros… embora a relação deles não exista porque Isadora nunca teve um pai de verdade, parte dela precisava ouvi-lo reconhecer seus erros, ouvi-lo dizer a ela que não foi um bom pai… com sinceridade, ela também fala sobre como se sente, como foi abandonada por ele, e é mais uma cena brilhante de Antonio Calloni e Larissa Manoela, e é um máximo como é uma cena completamente diferente da do cinema, porque, dessa vez, Isadora está sendo ela mesma e não uma réplica da irmã que está buscando a confissão do pai e mais nada… a intensidade das lágrimas de Isadora enquanto diz tudo o que queria dizer, e como fica a expressão dela depois de abraçar o pai e de ele sair do quarto… aquilo me arrepiou e quase me fez chorar.

Agora, Matias precisa confessar em um depoimento formal…

E, ainda assim, Davi precisará aguardar uma decisão do juiz. Enquanto isso, na cadeia.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Terminando de ler esse texto, lembrei bastante de uma thread sobre a musica "Mi Unicornio Azul", gravada por Ney Matogrosso e tocada na novela em algumas ocasiões, escrita por Luana Serra. Deixo aqui com os créditos para contribuir de certa forma com as suas interpretações...

    A musica "Mi Unicórnio azul" (Na voz de Ney Matogrosso e original de Silvio Rodriguez) é conhecida como a trilha sonora de Matias em "Além da Ilusão", e de acordo com as estrofes e a interpretação, a musica retrata a busca por um unicórnio azul que desapareceu.

    Na trama, Elisa, a filha que Matias mata acidentalmente, usava constantemente vestidos e enfeites azuis, sendo assim uma das características marcantes da personagem. Elisa usava um vestido azul no dia de seu aniversário de dezoito anos, no dia da sua morte e até mesmo quando ela voltava durante os delírios de Matias... Enfim, o azul praticamente foi uma característica predominante no figurino da menina.

    Na referida cena que você descreve, quando Matias foi até Isadora para contar que a " Elisa" tinha aparecido e ao final pede um abraço para matar a saudades da filha morta, Isadora está usando uma roupa azul... Ou seja, mais uma busca de Matias pelo seu unicórnio azul.

    Num dos capítulos da novela, quando Olívia vai atrás dele na igreja e ele a confunde com Elisa, Olívia estava usando azul. Disse ele " Elisa, meu amor, eu que nunca perco, fiquei sem nada quando te perdi." E, Olivia não apenas usava azul como também laranja. Uma mistura de 2 cores que marcaram a paleta de figurinos das duas irmãs Elisa e Isadora.

    Enfim, Elisa era o unicórnio azul que Matias perdeu e buscava. Era ela que ele queria e, mesmo que ele tivesse "dois unicórnios" (Isadora e Olivia), ele só queria aquele. Não que isso justifique o fato de Isadora ter crescido sem o carinho do pai e vivido à sombra de acusações infundadas, ou a entrega de Olívia para outra família e etc, mas de certa forma era o que acontecia com Matias. Era Elisa quem ele queria... Talvez pelo resquício de amor que ainda habitava dentro dele, ou pela culhttps://twitter.com/luanaserra/status/1561135847478632450pa que deveria persegui-lo, mas enfim... O restante da thread está nesse link.

    ResponderExcluir
  2. E confesso, em relação à essa cena e pelo sofrimento de Violeta, eu estava ansiosa para ler as suas opiniões sobre e imaginando como seriam também, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei o que você imaginou que eu comentaria? haha

      Muito muito interessante toda essa coisa de "Unicórnio Azul", eu nunca tinha me ligado à música e a toda a simbologia dela na trama, é inteligente, e faz todo o sentido... não sei nem se a Elisa chegou a aparecer em algum momento com um figurino de outra cor...

      Assisto sempre com uma semana de atraso, então vi o penúltimo capítulo hoje, amanhã verei o último para escrever os últimos textos no fim de semana... encerrando a novela, mas estou mais aliviado do que com sensação de que vou ficar com saudade haha

      Excluir
  3. Esse show foi ridículo e sem sentido porque qualquer delegado/juiz sério jamais levaria em consideração a palavra de um pessoa com esquizofrenia,ainda mais naquela época em que ele era só considerado "louco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, tudo que tem a ver com o Davi está ridículo, mas... vou ver o último capítulo hoje, semana que vem postarei minhas últimas opiniões sobre "Além da Ilusão".

      Excluir

Postar um comentário