Lost 4x01 – The Beginning of the End

“I’m one of the Oceanic Six”

EU ADORO A FASE EM QUE “LOST” ESTÁ ENTRANDO AGORA – embora eu ame a série do início ao fim, cada temporada por um motivo diferente… a quarta temporada de “Lost”, além de apresentar novos personagens interessantes (Daniel Faraday é um dos meus personagens favoritos na série para sempre!), é marcada por mistérios e novidades que movimentam a trama, como o fato de, agora, estarmos mais focados em flash forwards do que em flashbacks. Gosto do ritmo que isso dá à série, gosto de como os episódios fazem com que fiquemos intrigados e tentando entender como chegamos naquele ponto, e tudo está prestes a ficar ainda mais complexo em “Lost”. “The Beginning of the End”, exibido em 31 de janeiro de 2008, é um episódio emocionante e intenso, centrado em Hurley – é um alívio tão grande perceber que o episódio não é sobre o Jack!

Começamos o episódio em algum momento do futuro, depois de alguns sobreviventes terem deixado a Ilha, e embora vejamos o Jack bebendo enquanto assiste TV (ele não está bem, mas ainda não está tão acabado quanto o vimos em seu próprio flash forward, no fim da temporada passada), o que importa é o que a TV está mostrando: alguém dirigindo um Camaro de forma irresponsável, até bater em algum lugar – e quem é que teria dinheiro para um Camaro? O Hurley, é claro. É essa primeira cena do Hurley que nos entrega um dos elementos mais marcantes da quarta temporada, quando ele grita que é um dos “Oceanic Six”, e então entendemos: apenas seis pessoas saíram da ilha. Agora, a temporada nos intriga e nos provoca constantemente, para que entendamos quem foi que conseguiu sair, e como apenas seis saíram…

Os flash forwards de Hurley são interessantes e ironicamente “similares” a alguns flashbacks que acompanhamos dele. De um interrogatório na delegacia no qual ele não reage bem, imaginando que a sala está enchendo de água (a morte de Charlie ainda mexe muito com ele), ele acaba internado novamente em um hospital psiquiátrico… um lugar onde ele recebe uma série de “visitas”. Primeiro, de um homem suspeito que diz que trabalha para a Oceanic e pede para conversar com ele, mas, depois, ele tem perguntas estranhas sobre outros sobreviventes, o que deixa o Hurley bastante incomodado. A segunda visita é, provavelmente, a mais interessante, que é de Charlie – Charlie aparece um pouco mudado, definitivamente morto, mas com algumas coisas a dizer a Hurley, como o fato de que “eles precisam dele”. Não sabemos ainda o que ele quer dizer com isso.

Por fim, Hurley recebe a visita de Jack… essa última visita nos dá algumas pequenas informações a respeito de como as coisas estão no futuro, como esse “acordo” que parece existir entre eles de não falar sobre o que aconteceu na Ilha – eles não falam sobre a Ilha, sobre os outros sobreviventes, e Jack está ali, na verdade, porque quer se certificar disso: de que Hurley não perdeu o juízo e não vai falar o que não deve… é interessante notar como o flash forward de Hurley antecede o primeiro flash forward da série, quando Jack, já bastante descontrolado, diz a Kate que “eles precisam voltar”. Aqui, vemos Hurley dizendo que talvez “ela” queira que eles voltem, mas Jack não quer ouvir sobre isso, e diz que “eles nunca vão voltar”. Agora, precisamos preencher lacunas com outros flash forwards para entender bem o que é que está acontecendo ali.

Na ilha, os grupos estão se dividindo mais do que nunca… depois de John Locke ter tentado matar Naomi para que ela não contatasse o navio que, supostamente, viera “resgatá-los”, Jack conseguiu falar com eles de todo modo e, a princípio, o resgate está vindo – o problema é que, assim como Locke, mais alguém avisara sobre Naomi estar mentindo sobre quem ela é: o Charlie… Desmond aparece na praia com o recado de Charlie, de que “aquele não é o barco da Penny”, e agora eles não sabem se podem confiar em quem quer que esteja vindo, e eles precisam ir até o Jack para avisá-lo do perigo que, ao que tudo indica, eles podem estar correndo… agora, como eles vão recusar um possível resgate, mesmo que Charlie os tenha avisado que Naomi estava mentindo sobre quem é? Talvez seja a única chance de eles irem embora!

O episódio também traz alguns momentos bastante emotivos – todos eles relacionados à morte de Charlie. Quando Desmond retorna da missão dele, Hurley é o primeiro a se dar conta da ausência de Charlie e perguntar por ele, e é muito triste ver o Hurley, alguém que é sempre tão emotivo, “esconder” o que está sentindo, andando firme e em silêncio, sem querer conversar sobre isso quando Sawyer tenta falar com ele… na verdade, Hurley só se permite desmoronar, finalmente, quando os dois grupos que estão caminhando se encontram no meio do caminho e, no meio de todos os reencontros emocionados (Rose e Bernard, Sun e Jin, por exemplo), Claire procura no grupo por Charlie e não o encontra – então, Hurley se aproxima dela para falar sobre a morte de Charlie e os dois se abraçam e choram juntos, em um momento bastante bonito e emotivo.

Agora, o grupo de sobreviventes do Oceanic 815 está oficialmente se separando. De um lado, Jack guia um grupo até a praia, um grupo que está esperando pelo resgate que talvez esteja finalmente chegando. De outro, Locke lidera um grupo que não confia em quem quer que esteja vindo, de novo para dentro da mata… e, surpreendentemente, algumas pessoas se unem a ele, como o próprio Hurley, que fala sobre como “vai escutar o que o Charlie avisara antes de morrer” (embora, no flash forward, ele peça desculpas a Jack e diga que não devia ter ido com Locke), a Claire, que talvez seja motivada pelo discurso bem fundamentado de Hurley, e o Sawyer, que diz a Kate que “está fazendo o que sempre faz”: sobrevivendo. É um excelente início de temporada, cheio de possibilidades que mal podemos esperar para vermos serem exploradas nos próximos episódios.

E, ademais, o episódio termina com um rosto que eu amo…

BEM-VINDO, DANIEL FARADAY!

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários