Lost 3x22 – Through the Looking Glass: Part 1

Três planos.

COMEÇA A TERCEIRA SEASON FINALE DE “LOST” – mas ninguém merece um episódio centrado em Jack Shephard, né? Felizmente, “Lost” tem uma história intrigante, um monte de mistérios para nos fazer pensar e formular teorias, e vários personagens carismáticos, porque o seu suposto “protagonista” já se tornou insuportável há muito tempo… já tem visto “Lost” e sabendo do plot twist que está por vir para encerrar essa temporada, eu até entendo a escolha do roteiro de colocar um episódio centrado em Jack com uma história dele fora da ilha, mas ainda assim: sentimos que essas cenas não nos levam a lugar nenhum e é chato acompanhá-lo… “Through the Looking Glass: Part 1”é a introdução da grande Finale dessa temporada, que também foi exibida em 23 de maio de 2007. Mas eu prefiro comentar o episódio em duas partes, como fiz com a primeira temporada.

O episódio começa com o Jack Shephard, barbado e bebendo, em um voo da Oceanic – mas não aquele que o derrubou e o enviou para a ilha no início da série. Ele está voltando para Los Angeles, onde sua vida parece estar um caos. De maneira inteligente, os diálogos desses flashes são construídos de maneira que, agora, percebo que eram bem vagos e faziam questão de não deixar suficientemente claro em que ponto da vida de Jack aquilo se encaixa. Quer dizer, vemos a Sarah, agora grávida de outro homem, e vemos Jack usando o álcool para “lidar” com algum trauma/frustração, mas não conhecemos, ainda, todo o contexto: isso fica para a segunda parte do episódio e, é claro, para a quarta temporada. Por ora, vemos Jack pensar em pular de um viaduto, mas então ouvir o barulho de um acidente e mudar de ideia para “bancar o herói” e salvar aquelas pessoas.

Na ilha, três planos estão em execução… mas é muito incerto se algum deles vai funcionar. Primeiro, acompanhamos Charlie n’O Espelho, a estação submarina da Dharma, mas desligar o interruptor e impedir que os Outros continuem bloqueando todos os sinais de comunicação para fora da ilha não vai ser uma missão tão fácil quanto parece – afinal de contas, duas mulheres estavam esperando por ele, e agora ele está preso… e ele parece precisar de um código se quiser realmente desligar aquele interruptor. A trama vai crescendo e ficamos angustiados enquanto Desmond desce, também, para ajudar o Charlie, e tem pouco tempo de se esconder antes de também ser capturado… e Ben, quando é avisado sobre a presença de Charlie naquela estação, envia Mikhail, e então percebemos que algo muito grandioso provavelmente vai acontecer ali embaixo.

Na praia, o grupo se separa, uma parte dele rumando para a torre do rádio, enquanto Sayid, Jin e Bernard ficam para trás para atirar nas dinamites dentro das barracas marcadas e pegar os Outros de surpresa… um plano que não dá tão certo quanto eles esperavam. O primeiro tiro acerta uma barraca; o segundo também; mas Jin não acerta suas dinamites, então tudo vira um caos, e embora alguns dos Outros estejam mortos, ainda existem pessoas o suficiente para capturar o Jin, depois o Bernard e, por fim, o Sayid. Agora, alguns dos sobreviventes do Oceanic 815 estão nas mãos dos Outros mais ou menos como alguns de seus companheiros estavam no fim da temporada passada… fiquei tenso, especialmente com a ameaça de matar o Jin (sério, eu amo o Jin, como eu veria “Lost” sem ele?!), e tudo piora quando Bernard conta absolutamente tudo.

Agora, provavelmente nenhum plano mais vai dar certo…

Ben está à frente – ele manda Mikhail para O Espelho, enquanto ele e Alex rumam para a torre do rádio, para encontrar os demais sobreviventes, e não sabemos o que será de cada um deles… mesmo imaginando que as coisas deram errado na praia, porque eles só escutam duas explosões seguidas de um tiroteio, Jack continua mandando todos seguirem em frente, para a torre, dizendo que Sayid, Jin e Bernard estão bem; Kate, por sua vez, quer voltar para saber se aconteceu alguma coisa, e para ajudar se for possível, embora não haja nada que eles possam fazer. De qualquer maneira, as coisas mudam até o fim do episódio, e enquanto Jack continua liderando um grupo até a torre do rádio, Sawyer se separa deles e decide voltar em direção à praia e ajudar os amigos, e Juliet anuncia que vai com ele – qual é o seu plano, não sabemos… mas ela deve ter algum.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários