A Favorita – O funeral de Donatela Fontini

“Vai embora, eu quero enterrar a minha mãe em paz”

Lara está arrasada… Donatela Fontini foi dada como morta depois de um incêndio na sua cela de prisão e de terem encontrado um corpo ainda não-identificado lá dentro. Na verdade, Donatela conseguiu escapar com a ajuda de Diva (não que a Diva tenha feito isso tudo apenas pela “bondade em seu coração”, como Donatela está prestes a descobrir), e toda essa história de ela ter “morrido” lhe é muito útil, porque significa que a polícia não virá atrás dela. Mesmo assim, Donatela está muito triste em pensar nas pessoas que estão sofrendo por causa de sua morte, especialmente as duas pessoas que ela mais ama na vida: Lara e Zé Bob. Gostei bastante de ver o Zé Bob acolhendo a Lara durante o funeral, e de ver que a Lara permitiu essa aproximação, sabendo que o sentimento de Zé Bob por sua mãe é verdadeiro. De longe, Donatela assiste a tudo.

Mexida, Donatela acaba ligando para Lara durante o velório, e Lara está muito mal, mas atende – naturalmente, Donatela não tem coragem de dizer nada, até porque Lara não pode saber que ela está viva, mas ela coloca óculos escuros para ir ao enterro e poder assistir tudo de longe, o que, particularmente, eu acho um erro terrível – para quê correr tanto risco desse jeito? Toda a cena, então, é repleta de tensão infinita, porque ficamos o tempo todo achando que alguém vai encontrar Donatela e descobrir que ela não morreu… especialmente quando Flora aparece. Pelo menos, com a chegada de Flora, Donatela pode ver algo que lhe deixa feliz: Lara não gosta de ver Flora no enterro de Donatela, e quando ela está prestes a jogar uma flor no caixão que acabaram de descer, Lara segura a sua mão para impedi-la, dizendo que ela não pode fazer isso, e ainda a manda embora.

“Minha mãe não precisa da sua flor nem da sua presença”

Naturalmente, Donatela não entende tudo o que está sendo dito, mas a linguagem corporal de Lara é clara o suficiente, e imagino que isso a tenha deixado bastante feliz… Gonzalo e Irene são os insuportáveis nojentos de sempre, bajulando a Flora e pedindo que ela “perdoe a Lara” e tudo o mais. Quando o enterro termina e todo mundo vai embora, Lara ainda fica mais tempo, e pede para os avós que a deixem sozinha com sua mãe mais um pouco e, de longe, Donatela a vê chorar, desesperada, enquanto diz baixinho: “Mamãe está aqui e te ama. Não chora”. Como se ouvisse o que Donatela diz, Lara responde que a ama e que vai amá-la para sempre, mas continua chorando, e isso faz com que Donatela, como mãe, fique cada vez mais angustiada, até que ela não consiga continuar escondida e começa a caminhar em sua direção… felizmente, Gonzalo aparece e Donatela corre para se esconder sem ser vista.

Ela quase comete um grande erro.

Pepe a encontra, então, e pergunta o que ela está fazendo ali – pergunta se ela está louca, se ela quer ir lá e falar com a filha e colocar tudo a perder… porque é isso o que ela vai fazer se insistir em falar com Lara: estragar tudo. Donatela, então, se contem, e continua assistindo às cenas de falsidade, como do Dodi, mas fica emocionada ao ver que Zé Bob está chorando e está verdadeiramente triste por sua morte… até ver a Flora indo falar com ele… “Vagabunda! Ela realmente quer tudo o que é meu”. Donatela rende um ótimo entretenimento durante o seu “funeral”, porque ela está cômica reagindo a tudo, e mal sabe ela que as coisas estão prestes a ficar muito ruins para ela… isso porque alguns homens que estão atrás de Diva Palhares acabam vindo até ela, como ela assumiu sua identidade, e então o Pepe acaba apanhando e Donatela é sequestrada.

Diva comanda um esquema de tráfico de armas, e está devendo umas armas para uns caras perigosos que querem que ela entregue a mercadoria pela qual eles pagaram adiantado… quando o líder dos homens tira o saco da cabeça de Donatela, imediatamente ele reconhece que essa não é a Diva, mas Donatela continua correndo perigo de todo modo, porque eles querem que ela diga onde encontrar a Diva se não quiser morrer dolorosamente. Donatela acaba contando toda a história de como Diva morreu e ela fugiu no seu lugar, mas mesmo quando eles finalmente acreditam nela, e entendem que ela foi uma pobre coitada usada pela Diva, eles estão determinados a matá-la de qualquer maneira… afinal de contas, eles não podem soltar a Donatela depois de tudo o que ela ouviu ali. Ela só consegue escapar porque um dos caras a solta quando a polícia chega.

Esse cara era um infiltrado da polícia para derrubar todo o esquema, então ele dá essa chance a Donatela, e Donatela corre desesperadamente pela mata, tentando chegar a algum lugar seguro – algum lugar seguro como a casa do Seu Pedro… onde ela quase é descoberta por Dona Irene. Eventualmente, talvez um lugar “seguro” para Donatela seja lá com Augusto e todo o pessoal da Ufologia, porque é onde ela chega eventualmente, para entregar as cartas que Diva escreveu e deixou com ela… mas ela chega no meio de um encontro de Ufologia, de óculos escuros e peruca, e Augusto parece acreditar que ela é a Diva que finalmente retornou – reconhece que ela está diferente “depois de anos no espaço”, mas diz que “sua aura continua a mesma”, então talvez estejamos prestes a começar uma nova fase para Donatela em “A Favorita”.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários