[Season Finale] Lost 3x23 – Through the Looking Glass: Part 2

“Not Penny’s boat”

Mais uma vez, “Lost” DÁ AULA DE COMO CONTAR UMA BOA HISTÓRIA. Essa série é realmente incrível. Também exibido em 23 de maio de 2007, junto à Parte 1, “Through the Looking Glass: Part 2” é, possivelmente, o melhor Season Finale de “Lost” até aqui, fechando com maestria uma temporada consistente e interessante, e fazendo aquilo que a série sabe fazer de melhor, que é entregar respostas e criar novas perguntas… já comentei inúmeras vezes, mas repito: é isso o que torna “Lost” tão grandiosa, a sua capacidade de ficar na mente das pessoas, de fazer com que hajam debates, que criemos e discutamos teorias – felizmente eu vivi “Lost” na época de sua exibição e pude acompanhar fóruns de discussão que sempre rendiam muito e tinham as melhores teorias e possibilidades. “Lost” conta história muito bem, por isso eu amo tanto essa série.

Gosto muito de como “Lost” não subestima a inteligência do espectador – talvez, em alguns pontos, até a superestime, e por isso existe essa falácia de que “a série não explica nada”. Já preciso dizer: é uma mentira. A grande questão de “Lost” é que a série não faz questão de entregar tudo mastigado como várias produções fazem e como muitos espectadores estão acostumados a ver, mas “Lost” entrega, sim, suas respostas mais importantes, desde que você saiba conectar as informações… grande parte da temporada foi sobre o Ben, por exemplo, e sua conexão com a ilha se esvaindo, culminando em uma espécie de surto quando ele percebe que ele está perdendo o controle que outrora teve, e o fato de que ele percebeu que John Locke pôde ouvir Jacob na cabana o deixou ainda mais desesperado. Foi uma história contada perfeitamente ao longo de vários episódios.

“Through the Looking Glass” é tenso, emocionante e surpreendente. No último episódio, vimos três planos, ou três facetas de um mesmo plano, não saírem como o planejado e nos perguntamos se alguma coisa vai dar certo – e o que mais surpreende no episódio é que as coisas dão, sim, certo, quando estamos habituados a ver tentativas de pedir resgate não funcionarem em “Lost”, mas então a série abre uma nova possibilidade: será que eles queriam mesmo ser resgatados? Mais do que isso: quem está por trás desse resgate, se não é quem pensamos inicialmente? Jack continua liderando a maior parte do grupo de sobreviventes do Oceanic 815 até a torre do rádio, para que possam desligar a mensagem de Rousseau e mandar uma nova, mas são interceptados por Ben, que tem algo a dizer sobre Naomi: ela não é quem ela está dizendo ser.

Pode parecer uma atitude desesperada de Ben… pode parecer que ele está apenas tentando manipulá-los para que façam o que ele quer e, assim, não saiam da ilha – mas talvez ele esteja dizendo a verdade, no fim das contas. Afinal, vemos a trama de Charlie caminhar nessa direção também. Charlie e Desmond trabalham juntos para conseguir o código que vai desligar o bloqueio na Estação Espelho, para que o rádio de Naomi volte a funcionar, mas quando Charlie o faz e consegue contato com Penny (!), ele descobre que ela não está no barco que supostamente está perto da ilha, tampouco sabe quem Naomi é. Quem quer que Naomi seja, ela não foi enviada para a ilha por Penny. Felizmente, Charlie consegue avisar a Desmond antes de morrer, em uma das cenas MAIS ICÔNICAS da história de “Lost”. E uma das cenas mais tristes, também.

Chorei na morte de Charlie, mesmo já esperando por ela…

Que bom que ele teve um episódio lindo dedicado a ele antes disso.

Na tentativa de impedir Jack e Naomi de ligarem para as pessoas no barco, Ben tenta convencer Jack a pegar o rádio de Naomi e trazê-lo para ele, ameaçando matar Jin, Sayid e Bernard, mas, dessa vez, Jack decide não ouvi-lo – ele não pode correr o risco de não ser resgatado, agora que eles têm uma chance real disso. Então, Jack escuta enquanto três tiros são disparados e, por alguns minutos, ficamos nos perguntando se Sayid, Jin e Bernard podem mesmo ter morrido… é angustiante, mas talvez fossem mortes demais de personagens importantes em um único Season Finale, já que já temos a morte de Charlie nesse episódio! Aquilo deixa Jack bastante transtornado, porque ele sente que “permitiu que isso acontecesse”, mas ele pede a Kate que ela não conte nada para Sun e para Rose por enquanto… eles precisam chegar à torre, como é o plano.

Felizmente, Tom e os demais decidiram não seguir as ordens de Ben, porque sabem que ele “perdeu o controle”. Então, o nosso trio querido continua vivo, felizmente, e eles têm O MELHOR RESGATE POSSÍVEL! Sabemos que Juliet e Sawyer estão vindo para resgatá-los, e eles de fato estão escondidos atrás de árvores, olhando para os três presos na praia, mas quem é o protagonista desse resgate é o Hurley, que chega maravilhoso dirigindo a sua Kombi azul, pegando todo mundo de surpresa, atropelando um dos Outros, e permitindo que, na confusão, os outros reajam… assim, Sayid consegue atacar um deles e Sawyer termina atirando em Tom, mesmo depois de ele ter se rendido. Que delícia ver essa reviravolta gostosa, e precisamos dizer que o Hurley, que nem Charlie nem Sawyer queriam levar com eles, FOI O GRANDE HERÓI DISSO TUDO.

A caminhada e a chegada à torre do rádio trazem ÓTIMOS MOMENTOS, dentre eles aquele reencontro de Danielle e Alex, que foi simples, mas emocionante… então, as coisas parecem começar a dar certo para que Naomi ligue para o barco e peça o resgate, enquanto Ben tenta convencer Jack de que ele está cometendo um erro, e daí nos lembramos da descoberta de Charlie: de que o barco que os buscará não é o barco de Penny. E ficamos tensos, nos perguntando o que virá a seguir! Locke faz uma aparição repentina, depois de ter conversado com o “Walt”, para matar Naomi (?) e para tentar impedir o Jack de fazer a ligação, mas ele acaba não tendo coragem de atirar nele, como ameaça, e então vemos Jack COMPLETAR A LIGAÇÃO. Ele realmente pediu resgate… parece que alguém está finalmente indo buscá-los na ilha.

Que tensão essa alegria de todos os sobreviventes!

Enquanto isso, também acompanhamos o que agora eu posso oficialmente chamar de flash forward. “Through the Looking Glass” traz o primeiro flash forward de “Lost”, um recurso que será bastante utilizado na quarta temporada, e eu acho isso sensacional! Podemos acompanhar um pouco mais daquele Jack que vimos no episódio passado, um Jack que está dependente de remédio, que está bastante mexido com a morte de alguém que ainda não sabemos quem é, e que tentou se matar no episódio passado, pulando de um viaduto, mas acabou desistindo quando ouviu o barulho de um acidente de carro… agora, ele é chamado de “herói” na televisão, reconhecido na farmácia quando tenta comprar mais remédios para si, e eu adoro como o diálogo, embora ainda bastante vago, vai dando pistas de que o que estamos vendo não é um flashback…

Até o momento da confirmação.

A última cena da terceira temporada é, para mim, uma das melhores cenas da série, por causa das possibilidades que abre e das perguntas que levanta – enquanto reassistia, agora, meu coração disparou. Vemos Jack marcando um encontro com alguém do lado de fora do aeroporto, e quem vem falar com ele é A KATE. Ali, descobrimos que tudo o que vimos nesses dois episódios acontece depois de eles serem resgatados, e então as coisas começam a fazer sentido, e começamos a entender por que Jack está tão transtornado. Adoro o diálogo e as diferentes posturas de Jack e Kate depois de voltarem ao “mundo real”, como Jack usa o passe que a Oceanic lhes deu para voar toda semana e rezar para que o avião caia, e então lembramos do primeiro flash forward no episódio passado, e tudo faz sentido… Jack quer voltar, ele precisa voltar, ele acha que foi um erro ter saído.

Mas Kate não concorda. WOW! Que final INCRÍVEL!

“We have to go back, Kate! WE HAVE TO GO BACK!”

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários