Além da Ilusão – “Eu acredito em você”

Abuso psicológico também é abuso!

Vou ser breve, porque está bem difícil assistir a “Além da Ilusão” e ao texto irresponsável e forçado de Poggi ultimamente (mas, no último mês de novela, preciso terminar), que além de superproteger o Davi e não se reportar às coisas erradas que o personagem fez, ou à maneira como ele se “apaixonou” pela Isadora só porque ela era a cara da Elisa, agora está inclusive tentando “redimir” o Matías… nem mesmo a atuação brilhante de Antonio Calloni, Paloma Duarte e Débora Ozório estão conseguindo salvar essa parte – há um limite do que uma boa atuação consegue fazer com um texto ruim. Recentemente, Isadora descobrira que aquele que conhecia como “Rafael Antunes” era, na verdade, Davi Jardim, o suposto assassino de sua irmã, aquele que ela passou a vida odiando e amaldiçoando, mas em quem decide acreditar com um pouco de insistência.

Isadora resolve ouvir Augusta, e é mais uma cena bem patética, com a Augusta insistindo que Davi a ama e pedindo que ela não o denuncie – acho impressionante como a autora acha que é um bom argumento dizer que o Davi estava indo embora, mas viu a Isadora, “se encantou por ela”, e resolveu ficar… quer dizer, ninguém se pergunta por que ele “se encantou” por ela, né? A cena ainda é mostrada em flashback, deixando claro como, confuso, ele a confunde com Elisa e não sabe o que está acontecendo… Davi diz a todos que ficou porque queria proteger a Isadora de Joaquim e coisas assim, mas a verdade é que, no momento em que viu Isadora pela primeira vez e “se encantou” por ela, ele não sabia nada sobre Joaquim, e nem a conhecia para sentir algo por ela… a cena e a fala são bem claras: Davi só “se encantou” por Isadora porque ela é a cara da Elisa.

Só.

Davi traz, novamente, Romana e Arthur para falar com Isadora – porque, aparentemente, eles não têm nada mais importante a fazer do que atender aos chamados de Davi para que o defendam. Em um rápido momento de lucidez, Isadora solta um “Só o Davi e o meu pai estavam naquele quarto. Só eles sabem o que aconteceu”. Uma das coisas que me incomodam nessa parte da trama é justamente a “facilidade” (eu sei que ela resiste um pouco, mas é coisa de poucos capítulos e, logo depois, é como se nunca tivesse existido) com que Isadora acredita em algo que desmente tudo em que sempre acreditou, a vida inteira, e como aceitar que o verdadeiro assassino de sua irmã é, na verdade, seu pai não a abala como outras coisas a abalaram durante a novela… existe, sim, uma falta de coerência na maneira como isso tudo é conduzido.

Quando Davi descobre que Joaquim está com Iolanda e conta para Isadora, retornamos a algo que eu já critiquei em outras ocasiões: a insistência do roteiro de colocar Davi e Joaquim como opostos… na lógica da autora, que ela transmite para Isadora, se o Joaquim a engana e o Davi está dizendo a verdade sobre o Joaquim, então ele está dizendo a verdade sobre tudo; se o Joaquim não presta, o Davi é um santo (porque ele é colocado pelo texto em um altar), quando, na verdade, a melhor coisa para o fim dessa novela seria o Joaquim e o Davi dividindo uma cela, como eles vêm comentando há algum tempo quando se enfrentam… quem dera. Falando sobre a incoerência do roteiro, eu preciso ressaltar um momento espetacular do Davi contando para Isadora sobre o Joaquim com Iolanda, porque sua escolha de palavras é hilária: ele diz para ela que “não gosta de mentiras”.

MAS NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Muita gente não enxerga, ou se recusa a enxergar, mas o Davi também é abusivo… acontece que o Joaquim é abusivo de uma maneira mais gráfica e fácil de enxergar, então muita gente comprou a ideia de que o Joaquim é abusivo e o Davi não é, o Davi é o “santo injustiçado e apaixonado”, mas o Davi também não presta… toda a pressão psicológica que ele faz sobre a Isadora, a chantagem emocional contínua, a maneira opressora como se aproxima dela e exige que ela acredite nele… detesto o seu discurso dramático e, pior, manipulador, de que “não pode acreditar que ela ainda não confia nele”, como se ela tivesse a obrigação de confiar, depois de tudo. E assim como Isadora transou com Davi pela primeira vez para “provar o seu amor” (ele fez uma chantagem emocional descarada, na época, e acho que foi ali que eu comecei a não gostar dele de verdade), agora ela diz que “acredita nele”.

“Eu acredito em você. Eu te amo, Davi”

Sabemos os rumos finais de “Além da Ilusão” (embora eu ficaria feliz se fosse surpreendido!), vou ter que aceitar esse final que romantiza a relação doentia de Davi e Isadora, então vamos ver como caminhamos até lá. Quando Davi conta e mostra para Isadora que Joaquim a está traindo com Iolanda, Isadora decide que é hora de terminar tudo com Joaquim e pedir a anulação: “O nosso casamento acabou. Amanhã mesmo eu vou pedir a anulação”. Embora Isadora se mostre forte ao enfrentar o Joaquim, a verdade é que sabemos que não será fácil, porque Joaquim não vai aceitar essa “derrota” tão facilmente (e ele está mostrando que vai chegar a um ponto irreversível de descontrole). Entramos no último mês de “Além da Ilusão”, o que quer dizer que eu ainda vou passar umas semanas passando raiva desse texto, mas ao menos estamos chegando ao fim…

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Olá Jefferson, tudo bem?

    Confesso, mesmo com os meus pais deixando a TV ligada e assistindo a novela todo dia, pra mim tem sido cansativo de assistir, especialmente no que diz respeito ao que você tem pontuado, a questão do "arco de redenção" do Matias através do Leônidas e da Olivia depois de tudo que ele fez (E talvez o arco de redenção do Joaquim futuramente) e a Heloisa sofrendo feito condenada e os personagens pretos da novela sofrendo em dobro o que os vilões deveriam sofrer, vide Emília, Bento, Letícia e agora o Onofre que foi preso injustamente, e continua na cadeia. Vez ou outra fico imaginando o que mudaria em "Além da Ilusão", e uma das coisas que mudaria seria o que você sugeriu logo no início, a questão do Lorenzo com o Bento e etc.

    A autora chegou a achar meio "nada a ver" essa teoria do Lorenzo + Bento e talvez por isso e outras coisas tenha criado o plot do Plinio com o Leopoldo pra sossegar os fãs e etc. Sem contar o quanto que a Isadora nessa etapa da novela regrediu em comparação com a Isadora do início da segunda fase, de uma garota independente, à frente de seu tempo e segura de si para alguém que se sujeita a tanta coisa ruim!

    ResponderExcluir
  2. E confesso, outra coisa que eu mudaria (dessa vez me soa meio viajada pela questão da idade dos atores, mas enfim 😂)... A volta do "verdadeiro Rafael Antunes" que poderia ser antecipada em alguns capítulos e de maneira que ele pudesse se aproximar da Isadora e assim os dois ficassem juntos, além de se tornarem os aliados do Davi no quesito de provar sua inocência. E assim a novela terminaria com o Davi deixando o caminho livre pra Isadora e Rafael enquanto ele viajaria pelo mundo como o grande mágico que ele queria se tornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto da autora, infelizmente, está cheio de problemas, né? Vários deles se resumem ao amor imensurável dela pelo Davi, mas existem tantos outros, como você pontuou, e, infelizmente, eu também cheguei a um ponto cansativo, em que todos os plots me incomodam: Davi e Isadora, redenção do Matías, Bento, Letícia e Lorenzo... eu só estou assistindo ainda porque falta só um mês pra acabar e eu escrevi até aqui, não vou abandonar, mas é uma pena.

      Eu nunca tinha cogitado essa hipótese de o Rafael Antunes, o verdadeiro, ser um par romântico da Isadora, mas SERIA TÃO BOM, obrigado pela ideia! Pena que não possamos fazer nada e que a Poggi não abra mão do amor que sente pelo Davi, mas seria, sim, uma boa reviravolta... Isadora merecia tanto não estar com o Joaquim ou com o Davi, como se só existem essas duas opções no mundo...

      Excluir

Postar um comentário