Turma da Mônica: A Série 1x06 – Perfeição

“Tlanquilo, Madame Fluflu?”

Que mudança interessante e ELETRIZANTE! Com “Perfeição”, “Turma da Mônica: A Série” muda o seu tipo de narrativa e entra em um delicioso ritmo de “reta final”. Parece que a maior parte das peças que levou ao “desastre” na festa da Carminha Frufru já estão sobre a mesa, e estamos prestes a conseguir ver a figura como um todo – e talvez a chegada da temida, assustadora e julgadora Madame Frufru ajude a entender algumas coisas… talvez a personagem da Carminha não seja exatamente o que pensávamos?! No episódio anterior, Milena nos ajudara a chegar ao presente, unindo o tempo dos flashbacks com o tempo da investigação de Denise, e quando toda a turminha se reuniu na suíte da Madame Frufru, em torno de uma Carminha ainda suja de lama e assustada porque tem um porco na banheira de sua mãe, Jarbas anunciou: Madame Frufru está em casa.

E é um caos!

Todos correm para se esconder como podem, porque Carminha não quer que a mãe descubra que teve uma festa ali, e a turma se divide em diferentes missões, em um episódio que gerou um suspense incrível! Enquanto Milena e Denise se responsabilizam em “atrasar” a Madame Frufru, para que ela não encontre a filha toda suja de lama, e a própria Carminha precisa sair do estado de choque em que se encontra, Cascão está escondido no banheiro, com o porquinho de Milena no colo (que acredito que virá a ser o Chovinista), enquanto o Cebolinha está escondido embaixo da cama, e Mônica e Magali estão no quarto de Carminha, em busca do diário… os planos são colocados de volta em ação, e “Perfeição” é um episódio cheio de informação, no qual muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo… uma novidade interessante que deixa o episódio ainda mais ágil.

É muita coisa que acompanhar!

Denise e Milena estão ótimas enrolando a Madame Frufru – interpretada por Mariana Ximenes, em um figurino que nos faz pensar muitíssimo na Daphne, de “Scooby-Doo”. E acho que uma das melhores partes de toda essa coisa de “enrolar a Madame Frufru” vem quando a Milena tem uma ideia e pede que o Do Contra (O DO CONTRA!) a ajude a “arrumar” a sala, mas ela tinha tudo em mente: ela sabia que a “arrumação” do Do Contra seria algo que deixaria a Madame Frufru atordoada, já que ela gosta de “perfeição” e de tudo em seu devido lugar… isso deve ser o suficiente para que Carminha tenha pelo menos tempo suficiente para tomar um banho. Ou não. E quem tem a ideia que “salva” a Carminha é o Cebolinha, com a ajuda da Marina, que transforma a lama na cara de Carminha em um “tratamento com lama vinda direto do Himalaia”. E funciona.

O episódio é rápido, divertido e com aquele tom de melancolia pelo fato de que as coisas ainda não estão resolvidas entre os personagens… Cebolinha e Cascão continuam brigados, por exemplo, e a Magali não consegue escapar da mansão para voltar para o seu concurso de cozinha, o que parece decepcionar demais o Quinzinho, que aparece na mansão dizendo que “ela esqueceu seu sonho”, e é muito triste. A tensão é garantida tanto pelo Cascão escondido no banheiro da Madame Frufru, o Cebolinha embaixo da cama, e a Mônica tendo que se esconder no armário da Carminha depois de ter quebrado a sua caixinha de música (seria ela, no fim das contas, uma brutamontes?), porque a garota está por ali e não pode saber o que ela está tentando fazer… wow! Que roteiro complexo que “Turma da Mônica: A Série” conseguiu construir!

“Perfeição” é o primeiro episódio que nos permite perceber que talvez Carminha Frufru não seja tão ruim quanto parecia, porque ela também sofre muito – embora eu não ache que o fato de ela sofrer por causa da mãe a isente da culpa de maltratar a Mônica e o Cascão, ou de se sentir superior a todo mundo, por exemplo. Ainda assim, vemos como a personagem de Carminha muda, parece “murchar”, com a chegada da mãe. Assustada e desesperada, a garota quer se esconder, mas nem consegue tomar um banho antes de ter que enfrentar o olhar julgador da mãe, já que alguém cortou a água da casa. Acredito que existe uma trama interessante se construindo para a Família Frufru, e teremos que explorá-lo com mais calma nos próximos dois episódios, agora que a Madame Frufru parece estar furiosa com o que virou a sua casa.

Mônica e Cebolinha compartilham um momento muito fofo no meio de toda essa confusão, quando Cebola encontra o diário de Carminha, escondido em um vaso que o Cascão quebra sem querer, e resolve entregá-lo para Mônica: porque é isso o que ela queria, e ele confia nela… acaba sendo fofo porque Mônica pergunta para ele se ele acha que ela é uma “brutamontes”, porque parte dela está começando a acreditar nisso depois da caixinha de música, e ele diz que ela é a garota mais forte que ele conhece… o que é bonitinho! Além disso, ele descobre que a Carminha Frufru estava mentindo sobre a mão machucada (!) e defende a Mônica mesmo sem saber que ela está ali, assistindo à discussão. O diário da Carminha, no entanto, talvez revele para a Mônica algo que ela nunca pensou – ainda não sabemos o que a Mônica descobriu escrito lá, mas podemos imaginar.

E, de todo modo, quando a Madame Frufru vê todos os convidados da festa e grita por Carminha, perguntando por que ela está coberta de lama, Mônica aparece com uma possível revelação e o controle desaparecido na mão: “Fui eu. Eu joguei o balde de lama na Carminha”. Não foi a Mônica, e sabemos disso, mas isso introduz uma nova trama e um novo mistério interessante: agora, não precisamos apenas saber quem foi que apertou o botão, embora tenhamos uma boa ideia de quem pode ter sido, mas por que Mônica resolveu assumir essa culpa para defender a Carminha da própria mãe. Incrível como “Turma da Mônica: A Série” humaniza os personagens dos quadrinhos e os coloca em situações verdadeiramente dramáticas. Faltam apenas dois episódios, mas certamente essa série vai deixar saudades… estou amando e com pena de me despedir!

 

Para mais postagens de “Turma da Mônica: A Série”, clique aqui.

 

Comentários