Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Zequinha diz a verdade!

“Eu posso te mostrar o quarto dela de verdade”

Marcela mentiu e obrigou a Cléo a mentir, ameaçando denunciar o João da Luz, mas o relatório da assistente social responsável pelo caso de Cléo que chega ao Arraial ainda pode dar bons resultados! Gostei muito de ver Joyce, a assistente social, andando pelo Arraial e colhendo informações além daquelas fornecidas pelas próprias Marcela e Cléo. Ela tem uma conversa importante com a Dona Joaninha, por exemplo, que fala sobre como Cléo vive aterrorizada pela madrasta, e com a Antonica, que fala sobre como as notas da Cléo caíram e como ela está triste ultimamente. Depois de conversar com algumas pessoas do Arraial, Joyce vai para o Sítio do Picapau Amarelo, para conversar com o Dr. Saraiva, que é quem está pedindo a guarda de Cléo, e com quem mais puder dar depoimentos contra a Marcela, como a Dona Benta… é tão bom ver isso se desenrolar!

O Dr. Saraiva fala sobre a joia, que é o que Marcela quer, e a própria Joyce chega à conclusão de que Cléo sente medo da madrasta e por isso não está falando a verdade. Então, eles aconselham Joyce a ir falar com Zequinha, que vai ser uma importante testemunha, já que ele mora na mesma casa que Marcela e Cléo e pode contar as coisas que viu, e ele confirma: “Tudo o que o pessoal do Sítio falou é verdade”. Joyce pede detalhes, diz que isso é muito importante, e Zequinha começa a falar, por exemplo, do “quarto” no qual Cléo está vivendo, e Marcela aparece para interrompê-lo, o que já nos deixa nervosos – parece que Marcela vai conseguir se safar mais uma vez. Joyce fala que gostaria de ir ver o quarto no qual Cléo está dormindo, e Marcela diz que no momento é impossível, e os 30 minutos que Joyce lhe dá são o suficiente para que a megera pense numa solução…

Assim, quando Joyce vai à casa, Marcela mostra o próprio quarto dizendo que aquele é o quarto de Cléo, e Joyce está quase indo embora acreditando que Cléo está muito bem alojada e tudo o mais, mas o Zequinha é MARAVILHOSO, E DIZ TODA A VERDADE. Topetudo, ele diz que aquilo é uma mentira e que aquele quarto que a Marcela mostrou é o quarto dela mesma, e então diz que pode levar Joyce até o verdadeiro quarto de Cléo. Imediatamente, Marcela surta, fica na frente da porta do cubículo no qual Cléo está dormindo que devia ser uma dispensa, e diz que ninguém vai passar dali – e, na verdade, talvez a Joyce nem precisasse mais ver o quarto, porque a atitude de Marcela a entrega por completo já. “E por que não, dona Marcela?” Eventualmente, Joyce entra na dispensa, e Zequinha conduz tudo, diz que pode provar que é ali que Cléo dorme, e mostra os livros dela, guardados numa gaveta.

Marcela vai se entregando cada vez mais, grita que isso não prova nada, chama a Cléo de “megerinha”, e a assistente social teria que ser muito tapada para não ver o que realmente está acontecendo ali. Marcela grita com Zequinha, manda ele calar a boca, mas Joyce a interrompe e diz que “já viu e ouviu tudo o que queria”. Então, ela vai embora garantindo a Marcela que vai preparar um relatório detalhado, e que certamente será contra ela. Marcela não descansa, grita mais, faz ameaças dizendo que “é a primeira-dama”, perde o controle, e Joyce diz que “Marcela já se excedeu” e se retira. Quando a assistente social vai embora, eu ADOREI o deboche do Zequinha todo satisfeito dizendo para a Marcela: “Ponto pros meninos”. Afinal de contas, isso é algo que a Marcela sempre diz depois de fazer alguma coisa. Mas é claro que Marcela não vai deixar isso barato…

Vai ter retaliação.

E começa com Marcela fazendo de tudo para mandar o Zequinha para um colégio interno – movimento clássico de uma vilã como a Marcela. Ela consegue uma vaga para ele e, sem nem mesmo conversar com o Coronel Teodorico, anuncia que ele vai para a nova escola no dia seguinte mesmo. Teodorico é o pamonha de sempre (Teodorico é um personagem que me irrita demais e que me faz passar mais raiva do que os vilões da temporada, sério), e mesmo que não goste da ideia de mandar o neto para um internato, ELE NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA. E Marcela ainda diz que ele vai ter que escolher entre o Zequinha e ela, e ele fica do lado da Marcela, é claro… até a Dona Benta, acompanhada do Dr. Saraiva e da Emília vão à prefeitura falar com o Coronel e tentar interceder pelo Zequinha, mas Teodorico é um inútil, e a Marcela está ali para controlá-lo…

Talvez a única opção seja fugir.

Pena que a casinha na árvore não seja mais um lugar para o qual ele pode ir.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários