Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A varinha da Cuca

O fim do noivado?

Quem diria que, mesmo indiretamente, a Cuca estaria envolvida no fim do noivado de Cléo e Angico? Infelizmente, parece que o João da Luz não vai conseguir se livrar da maldição de se tornar lobisomem toda noite tão cedo, e enquanto isso não acontece, Cléo continua se sacrificando para protegê-lo – e a única esperança que eles tinham, a máquina do tempo criada pelo Visconde de Sabugosa, já não está mais disponível? Imprudentemente, Emília comenta alguma coisa sobre “a máquina do tempo” e “salvar o João” na mata, e a Dona Carochinha acaba escutando. Então, é uma questão de tempo até as bruxas invadirem o laboratório do Visconde e destruírem tudo. É uma pena, sinceramente, e eu fiquei morrendo de dó ao ver a expressão arrasada no rosto do Visconde! Se ele quiser uma máquina do tempo, terá que começar do zero agora.

Assim, o João não pode mais contar com a máquina do tempo, e está correndo mais risco do que nunca, já que ele foi visto pela própria Marcela. A primeira-dama corrupta (tanto quanto o marido) organiza uma verdadeira caça ao João da Luz, com polícia e tudo, e revista o Sítio do Picapau Amarelo atrás do garoto, embora Dona Benta lhe garanta que ele não está ali – o mais irônico é que ele está sim, porque veio correndo atrás da máquina do tempo, “sua última chance de escapar”, sem saber que ela fora destruída recentemente pelas bruxas. Marcela coloca os policiais para percorrerem a mata ao redor do sítio, e diz que ela mesma comandará as buscas, enquanto o João tenta correr de volta para a sua casa na árvore e se esconder – e ele consegue porque o César está por perto e o ajuda a subir mais rápido… o Saci também dá uma forcinha levando Marcela e os demais para longe dali…

Direto para o riacho da Iara.

Por ora, o João está livre.

Infelizmente, toda essa confusão que poderia ter livrado a Cléo do noivado acaba a envolvendo mais ainda nas chantagens – o que é cada vez mais difícil de suportar. Angico está se achando porque a Marcela descobriu o João, sem se dar conta, como o Zequinha diz, que sem essa carta a Cléo não precisa mais fazer o que ele quer, mas a própria Cléo acaba se comprometendo quando negocia com a Marcela e a manda parar de perseguir o João, prometendo que, se ela fizer isso, fará o que ela quer: vai noivar com o Angico e, se precisar, até se casar com ele. O mais patético e o mais revoltante é que o Angico fica todo animado e solta um “Você quer casar comigo, Cléo?” ridículo, e agora se convence de que a Cléo “está caidinha por ele” e “implorou para que eles oficializassem o noivado”, o que não faz o menor sentido. Mas ele não aceita que a Cléo o despreza.

João, em uma tentativa desesperada de salvar a Cléo para que ela não se case com o Angico, acaba invadindo a casa do Coronel Teodorico durante a noite – enquanto está transformado em lobisomem. Como lobisomem, ele age impulsivamente e, naquele momento, ele só queria proteger a Cléo. A Cléo e o Zequinha ficam um pouco assustados com a “visita”, mas, no fundo, a Cléo sabe que ele não vai lhe fazer mal. Ele a leva até a casinha na árvore, a coloca para dormir e a protege de Marcela e Angico… nem que seja por aquela noite. Todo mundo parece desesperado com o “sequestro” de Cléo, mas a verdade é que ela está muito melhor na casa da árvore, como ela diz na manhã do dia seguinte: “Mil vezes a companhia do lobisomem do que da bruxa da Marcela ou então daquele verme do Angico”. Achei muito fofa a conversa de Cléo e João na manhã seguinte.

Mas, então, ela volta para casa.

Se Cléo continuasse na casinha da árvore, ela colocaria o João em perigo, porque a Marcela não desistiria até encontrá-la, e tudo o que ela está fazendo, como ela mesma diz a João, é para protegê-lo. Então, ela vai seguir com o plano e seguimos nessa palhaçada de “noivado”, com o Angico se sentindo um máximo com isso. Por isso, quem precisa fazer alguma coisa é a Emília, que rouba da Dona Joaninha a varinha que ela, por sua vez, tinha roubado da Cuca! Agora, a Emília está imparável com essa varinha, e embora ela não consiga acabar com a maldição do João, que era o seu primeiro plano, ela consegue acabar com a festa de noivado, porque ela transforma o Angico em um rato assim que ele aparece para incomodar e para dizer que a Cléo não pode ir a lugar nenhum com o pessoal do Sítio… uma pena que a Emília perca a varinha de volta para a Dona Joaninha antes de transformar a Marcela em um rato também!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários