BIA – Conselhos e desculpas

Reconhecendo erros…

Eu não sou lá muito fã de grandes “regenerações” que acontecem na reta final de produções da Disney, como “Bia”, ou em temporadas da “Malhação”, por exemplo, mas eu gosto da sensação de que as coisas estão se fechando, que inevitavelmente acompanha qualquer final de novela ou de temporada. “Bia” está encerrando sua segunda temporada, e o faz em uma época em que era incerto seu futuro com o lançamento do Disney+, então as tramas centrais caminham para resoluções: verdades vindo à tona, relacionamentos terminando e recomeçando, pessoas pedindo desculpas e o BeU encontrando um recomeço – isso porque o Fundom vai precisar fechar as portas depois que o contrato de aluguel não foi renovado pelo proprietário do prédio, mas isso não significa que BeU vai deixar de existir… afinal de contas, eles só precisam encontrar um novo lugar.

E já o encontraram: o sótão da Residência Kunst.

Bia faz um discurso sobre como BeU é muito mais do que um prédio e existirá onde eles estiverem juntos, e então é o Thiago quem oferece o sótão da residência, dizendo que, antes, eles precisam arrumar tudo e conseguir uma permissão legal para funcionarem ali – achei uma solução tirada meio do além? Achei, mas resolve relevar. Manuel, por sua vez, no finzinho de sua fase rebelde, fica furioso quando descobre que o plano de António foi até o fim, e então ele manda mensagem para ele dizendo que o avisou e que ele não fez nada, então Paula vai saber a verdade. Quando ele vai até a casa para conversar com Paula, no entanto, ele olha para Alex, hesita e acaba não contando a verdade, e eu não acho que ele fez certo em guardar isso não… eu queria tudo exposto de uma vez, sério. Mas parece que eles vão mentir para sempre sobre isso e achar que estão certos.

Gosto de como o Manuel ao menos confronta Victor e joga umas verdades na cara dele, dizendo um pouquinho do que todos nós gostaríamos de dizer para o hipócrita do Victor, que adora se esconder de suas responsabilidades no sofrimento alheio. Victor novamente tenta se justificar dizendo que o pai o obrigou a mentir, que o Lucas era menor de idade e que António podia ir preso, aquela velha ladainha que todos conhecemos muito bem, e Manuel é intenso quando diz ao irmão que ele teve 10 anos para mudar isso e não fez nada, por isso o culpado de tudo é ele. CARA, AQUELA CENA LAVOU A MINHA ALMA, FOI MUITO BOM! Mas Victor não diz a verdade e António não volta atrás em seu plano, então BeU tem que começar a se arrumar para se mudar à Residência Kunst, e o pessoal começa a preparar uma festa, a Big Bang Fest, para arrecadar dinheiro para a reforma.

Vem uma grande festa por aí!

Mas isso fica para o último capítulo…

Com o Manuel triste por causa de tudo o que está acontecendo entre ele e Bia, ele acaba ouvindo uns conselhos de Pietro sobre como ele precisa conversar com ela, pedir desculpas, porque eles têm algo muito bonito e não podem perder isso – mas ele precisa fazer algo depressa, antes que seja tarde. Ele até entende que é isso mesmo o que precisa fazer, mas ele acaba não tendo coragem de falar com ela quando a vê cantando na frente do Fundom, e então quando ele passa por ela sem dizer nada, as coisas ficam um pouquinho piores entre eles, porque Bia fica muito brava porque ele nem ao menos a cumprimentou. Nisso, eu acho que ela tem razão de estar brava, mas ela NÃO TEM o direito de julgá-lo por querer dizer a verdade a Paula, porque não sei DE ONDE eles tiraram que ela “não pode saber a verdade porque vai sofrer demais”.

Ah, ótimo, agora vão manter a Paula numa bolha pra sempre.

Sinto muito, não é assim que funciona a vida.

Mas temos uma cena que é revoltante na qual as coisas ficam feias entre Bia e Manuel, porque ela está cheia de cobranças sobre isso, mesmo que, no fim, Manuel não tenha dito nada a Paula (!), e Bia solta que “ele está cada vez mais parecido com o António” e, sinceramente, eu não sei de onde ela tirou isso. É aquela história – “Fonte: Vozes da minha cabeça”. Manuel pode estar errado em várias coisas, mas querer contar para Paula a verdade, por qualquer motivo que seja, não é um dos seus erros, e me irrita que Bia fique defendendo a Paula e achando que “ela vai sofrer demais com isso”, como se os Urquiza não tivessem sofrido injustamente por 10 anos. E essa acusação da Bia, na verdade, é bastante errônea, porque ela pode até julgar o Manuel e condená-lo, mas dizer que “ele se parece com o António” não faz o menor sentido. O que ele está fazendo é completamente diferente.

Quem parece o António é o Victor.

Falando nos Gutiérrez, quem parece estar se “regenerando” é o Alex, e eu me esquivei de comentar sobre isso ao longo dos textos, porque, sinceramente, sem paciência. Mas uma cena é importante na reta final da temporada, que é quando Alex vai ao Fundom para conversar com Bia, pedir desculpas e dizer que ela tinha razão. O discurso de que “todos foram vítimas de António”, no entanto, me faz ficar louco, porque é muito fácil jogar a culpa para o António e fugir da responsabilidade, por exemplo, de que ele colocou uma faixa chamando Helena de “assassina” na frente do prédio dos Urquiza. O roteiro simplesmente quer que a gente esqueça disso e aja como se ele fosse “bonzinho”, e ainda temos que aguentar a Carmín dizendo que “o Alex é bom, mas a Mara é uma má influência”, sendo que o Alex é maldoso muito antes de se aliar à Mara.

Mas enfim… Bia acaba aceitando suas desculpas e dizendo que nunca é tarde para mudar e o perdoa – achei o abraço no final desnecessário, porque perdoar é uma coisa, eles não precisam se tornar amigos nem nada. Manuel acaba vendo o abraço exageradamente longo dos dois e, depois, vai tirar satisfações com Alex, perguntando o que ele quer, e quando Alex diz que não é nada, Manuel diz que é muito estranho que justo agora que ele e Bia estão brigados ele vai lar pedir desculpas. Alex diz que não tem interesse nenhum por Bia e que Bia é louca por ele – para Bia, ele também dissera que Manuel estava passando por uma fase difícil, mas que ainda a amava como no primeiro dia em que a viu… então, Alex aconselha Manuel a não deixar que isso tudo o que está acontecendo arruíne a sua vida, porque Bia não tem culpa de nada e ele pode perdê-la se continuar assim…

E Manuel quer correr esse risco?

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários