¿Quién es Quién? – Leonardo de volta aos Corporativos Fuentemayor

O retrocesso de Leonardo.

O MOMENTO EM QUE O LEONARDO SE TORNA INSUPORTÁVEL. Durante meses, Leonardo ficou no lugar de Pedro Pérez sem saber que aquela não era a sua vida – graças ao acidente que deu início à trama da novela, Leonardo Fuentemayor perdeu a memória, e não se lembrava de sua verdadeira identidade, por isso acreditou que pudesse ser mesmo “Pedro Pérez”, embora várias coisas o intrigassem, como o fato de ele entender tanto sobre finanças ou mesmo falar francês. Mas os meses que passou ao lado de Inês e Paloma foram ESSENCIAIS para a construção de um novo (e melhorado) Leonardo, e é isso que ele vai precisar aprender a reconhecer agora. Ao recuperar a memória, Leonardo volta a assumir uma posição fria e excessivamente preocupada com os “negócios”, o que quer dizer que ele deixa de lado tudo o que sentiu ao longo de meses.

E ele vai precisar entrar em contato com essa sua nova faceta.

Quando retorna aos Corporativos Fuentemayor, ele descobre que as coisas estão muito diferentes do que quando ele foi embora… a começar pela sua divertida Inteligência Artificial, que agora fala exatamente como Perico e não o reconhece mais como “Leonardo”. Logo em seguida, Fernanda entra no escritório, toda romântica, apaixonada e preocupada porque ele não foi para casa para dormir na noite anterior – ela é uma fofa, e Leonardo a trata com rudeza desnecessária, o que lhe parte o coração… e, de quebra, o nosso também. Grosseiro, ele diz a ela que “ela é muito hábil na mentira”, mas garante que o seu jogo acabou agora. “Quantas pessoas te conhecem realmente? Quantas pessoas sabem que, por trás desse rosto angelical, se esconde uma mulher fria e calculista que manipula tudo?” E Fernanda não entende do que ele está falando.

Mexida e magoada, Fernanda lhe pergunta o que houve – ela o ama, e ela diz isso, que o ama com todo o coração, mas ele não acredita nesse amor… a dor e as lágrimas tomam a expressão de Fernanda, que lhe pergunta o que foi que Ignácio lhe falou, porque tem que haver um motivo para ele ter mudado tanto com ela da noite para o dia, mas ele não explica nada. E eu fiquei muito chateado com o Leonardo. Eu entendo que ele acredita que ela é uma desgraçada amante de Ignácio que está enganando os Fuentemayor, mas não é apenas ali que há mudança em Leonardo, e eu não suporto essa nova/antiga versão dele – o Leonardo que morava no bairro aprendera e crescera muito. Esse, dos “Corporativos Fuentemayor”, é apenas um riquinho arrogante e grosseiro, que se acha superior a todos. Fernanda pede que ele lhe diga o que houve, e que ela poderá explicar.

Mas ele, no cúmulo da crueldade, diz a ela que não sente nada por ela e nunca sentiu – ele só propôs casamento porque achou que ela era a mulher adequada, mais nada; e agora ele sabe o que é o amor de verdade, mas “felizmente” não o descobriu por causa dela. Enquanto isso, o verdadeiro Perico está no telefone com Basílio, angustiado, porque sabe que Leonardo pode dizer a Fernanda coisas que ele jamais diria. E no meio de todo o desespero e toda a dor das cenas de Leonardo com Fernanda (que são muito fortes), ganhamos um trechinho curto de comédia quando Inês escuta Perico no telefone e então entra brigando com ele e batendo nele, porque não entende como ele pode “estar fazendo isso com Paloma”. Mas Perico explica que é por causa dessa mulher que estava chorando na noite anterior, e se não arrumar as coisas com ela, chorará pelo resto de sua vida…

Inês fica triste por Paloma, mas feliz que o filho recuperou a memória.

Feliz por ele ser “o mesmo de antes”.

Enquanto isso, Leonardo tenta fazer as coisas voltarem a ser do jeito dele na empresa. Ele não gosta das mudanças que Perico fez, porque não é capaz de entender que existem outras maneiras de obter-se êxito – acontece que, independente de Perico ter feito as coisas diferente, a empresa está bem, ele foi eficiente. Quiçá MAIS eficiente que Leonardo, porque enquanto Basílio cuidou do financeiro, Perico o fez de modo humano e apresentou resultados. Mas Leonardo não quer admitir isso, e é por isso que eu digo que ELE ESTÁ INSUPORTÁVEL. Ele volta a mudar tudo, trata as pessoas com grosseria, é insensível e desumano. E quando ele fala com Paloma no telefone, dizendo que “tudo está muito pior do que ele imaginou”, eu só pensei no quanto ele precisaria mudar para que pudesse continuar com Paloma: ela não se apaixonou por esse milionário arrogante.

Ela se apaixonou por quem ele poderia ser.

Leonardo fala sobre “mandar todo mundo para a cadeia”, e Paloma tenta interceder, manda ele pensar bem no que fará, porque pode ser um golpe grande demais para Inês, mas Leonardo diz que o que Perico fez foi errado e ele terá que pagar pelas consequências – e, de todo modo, a decisão final será de Humberto. Mas Leo continua sendo taxativo, intolerante e muito “dono da razão”, e eu espero que ele aproveite os sinais para ver como o irmão NÃO É RUIM como ele pensa. Do nada, por exemplo, surge uma mulher agradecendo por ele ter autorizado um empréstimo para comprar a prótese do filho dela, o que mudou a vida deles… e ela o abraça. Depois, um cara todo simpático esperando o elevador ao lado dele fala sobre como eles atingiram a meta, e tudo graças a ele… as mudanças de Perico estão todas ali, e elas deram resultados.

Tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Leonardo vai conseguir admitir isso?

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários